
MARINA PRESENTE!
Nota da Escola de Ativismo sobre o assassinato covarde da companheira Marina Harkot. #marinapresente

Fake News e Coronavírus
A Escola de Ativismo realiza o Projeto MINA que, desde outubro de 2018, desenvolve apoio às ações coletivas para a promoção da dignidade e visibilidade das reivindicações das trabalhadoras sexuais cisgêneras, transexuais e travestis de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Consciência Negra é todo dia!
A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que se desenvolve pela vida da gente afora. Lélia Gonzalez O dia da Consciência Negra é marcadamente um momento para realizarmos reflexões coletivas fundamentais sobre o enfrentamento...

MARINA PRESENTE!
Nota da Escola de Ativismo sobre o assassinato covarde da companheira Marina Harkot. #marinapresente

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM “EM LINHA”
A Escola de Ativismo vem experimentando desde sempre modos de fazer processos educacionais online/em linha. Este ano, essas práticas se intensificaram, e resolvemos registrar algumas pistas para que mesmo distantes os encontros sigam potentes! Conheça e compartilhe.

Tuíra chama
Está aberta chamada para envio de textos e imagens para a edição nº 3 da revista Tuíra. Prazo é 30/9

Ter saúde é cuidar de você, da sua comunidade e da natureza – Panfleto sobre a Covid e outras ameaças
Em tempos de pandemia, o debate sobre cuidar da saúde ganha contornos ainda mais relevantes. Apesar de não haver uma vacina contra a Covid-19, ter a saúde em dia, com o sistema imunológico fortalecido, é sempre recomendado. Além disso, é preciso pensar na saúde em termos globais, para além do próprio corpo. Cuidar de você, da sua família, da sua comunidade e de toda a natureza é um processo todo interligado. É o que mostra o material produzido pelo Comitê Popular do Rio Paraguai, a Escola de Ativismo, o Fé e Vida e o projeto Humedales sin Fronteras.

Fundo Casa lança editais de projetos para Norte e Nordeste
Estão abertas até 10 de agosto duas novas chamadas de projetos do Fundo Casa com foco no direito ao território, uma para a região Norte, outra para a região Nordeste.

JAUQUARA VIVO – Um rio é muito mais que suas águas para as comunidades quilombolas do Mato Grosso
Ao receber menos atenção que suas irmãs maiores, as chamadas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) representam um projeto que, por sua escala, pode ser ainda mais danoso à natureza. Somente no Mato Grosso, estão previstas 135 barragens desse tipo, que podem levar ao colapso do Pantanal, maior área alagada do planeta. Um projeto para cortar ao meio dezenas de rios. Entre eles, o Rio Jauquara, a veia principal que liga, dá vida, comida e cultura para um complexo de comunidades quilombolas que, agora, estão na luta pelo seu rio.

Eleições antirracistas, uma ação para já
Uma mobilização popular para pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aprovar a distribuição proporcional dos recursos eleitorais para candidaturas negras nas próximas eleições de 2020.

LabCuidados – cuidado ativista é estruturante! Módulo 1: Insônia
Trazemos pra você saindo do forno uma iniciativa muito importante do #LabCuidados, da Escola de Ativismo, cujo objetivo é a experimentação e sistematização de saberes populares para abrir o código do cuidado para que seja acessível a todas/os.
No módulo 1 dessa invenção, o tema é a insônia, mal da contemporaneidade e do nosso aperreio cotidiano. O sono é alvo direto do capital, pois representa o tempo não-produtivo, hoje dormir com qualidade é um luxo que a mídia informa que pode ser comprado ali no remedinho mais próximo. E isso é tudo o que essa publicação tem a intenção de enfrentar.
A proposta é tratar do tema de forma integral, trazendo os temas da reclusão, do trabalho remoto e da insônia, desde aspectos da fisiologia do sono à alimentação e mudança de hábitos possíveis.

#AlertaAtivista: Atualizações sobre o caso Sara Rodrigues
Sara Rodrigues, ativista recifense, grávida, segue detida pela teimosia do Estado sob o pretexto da Guerra às Drogas. Acompanha esse absurdo e se mobilize #liberdadeparasararodrigues