#JuntesnaRede

Ferramentas

práticas

cuidados

para uso de tecnologia

Liberta Elas – o afeto que traz coragem na luta feminista e abolicionista penal

Liberta Elas – o afeto que traz coragem na luta feminista e abolicionista penal

Liberta Elas é uma coletiva com diversidade de perfis e formações que atua dentro dos presídios femininos da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, levando atenção, cuidado e troca para as mulheres em situação de cárcere. Um processo ativista de solidariedade e cumplicidade na temática do abolicionismo penal e o direito à dignidade humana das mulheres, esse é o Liberta Elas em síntese.

Programa Amplificar já está no ar

Programa Amplificar já está no ar

O programa de rádio “#Amplificar: a Voz das Mulheres na Resistência” é uma iniciativa voltada para a comunicação popular, ativismo e feminismo, pensada e concebida por nós, da Escola de Ativismo, em parceria com a Bigu Comunicativismo e com o Centro das Mulheres do...

3/4 DE AULA

3/4 DE AULA

Passado mais de um ano de pandemia, o que se perdeu e o que se transformou nos processos educacionais e na escola como instituição?
Luciana Ferreira e Ivan Rubens fazem uma análise das transformações da sala de aula de espaço físico para espaço virtual, assim como a conversão dos quartos de alunos e professores em locais de estudo e trabalho.

Consciência Negra é todo dia!

Consciência Negra é todo dia!

A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que se desenvolve pela vida da gente afora. Lélia Gonzalez O dia da Consciência Negra é marcadamente um momento para realizarmos reflexões coletivas fundamentais sobre o  enfrentamento...

MARINA PRESENTE!

MARINA PRESENTE!

Nota da Escola de Ativismo sobre o assassinato covarde da companheira Marina Harkot. #marinapresente

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM “EM LINHA”

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM “EM LINHA”

A Escola de Ativismo vem experimentando desde sempre modos de fazer processos educacionais online/em linha. Este ano, essas práticas se intensificaram, e resolvemos registrar algumas pistas para que mesmo distantes os encontros sigam potentes! Conheça e compartilhe.

Tuíra chama

Tuíra chama

Está aberta chamada para envio de textos e imagens para a edição nº 3 da revista Tuíra. Prazo é 30/9

Ter saúde é cuidar de você, da sua comunidade e da natureza – Panfleto sobre a Covid e outras ameaças

Ter saúde é cuidar de você, da sua comunidade e da natureza – Panfleto sobre a Covid e outras ameaças

Em tempos de pandemia, o debate sobre cuidar da saúde ganha contornos ainda mais relevantes. Apesar de não haver uma vacina contra a Covid-19, ter a saúde em dia, com o sistema imunológico fortalecido, é sempre recomendado. Além disso, é preciso pensar na saúde em termos globais, para além do próprio corpo. Cuidar de você, da sua família, da sua comunidade e de toda a natureza é um processo todo interligado. É o que mostra o material produzido pelo Comitê Popular do Rio Paraguai, a Escola de Ativismo, o Fé e Vida e o projeto Humedales sin Fronteras.

Fake News e Coronavírus

Fake News e Coronavírus

A Escola de Ativismo realiza o Projeto MINA que, desde outubro de 2018, desenvolve apoio às ações coletivas para a promoção da dignidade e visibilidade das reivindicações das trabalhadoras sexuais cisgêneras, transexuais e travestis de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.

Angela Davis

No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover contra a dominação, contra a opressão. No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover em direção à liberdade, a agir de formas que libertam a nós e aos outros. 

bell hooks

Visto que o fim da ação humana (…) nunca pode ser previsto de maneira confiável, os meios utilizados para alcançar os objetivos políticos são muito frequentemente de mais relevância para o mundo futuro do que os objetivos pretendidos.

Hannah Arendt

É precisamente porque se está imerso na violência que a luta existe, e que surge a possibilidade da não violência. Estar imerso na violência significa que mesmo que a luta seja dura, difícil, iminente, intermitente e necessária, ela não é o mesmo que um determinismo; estar imerso é a condição de possibilidade para a luta pela não violência.

Judith Butler

Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas.  É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.

Nise da Silveira

Recupere a alegria do ato de resistência. (…) Cabe a nós reformular o que é política. Ocupá-la. Trazê-la de volta para as ruas, as casas noturnas, os bares, os parques. A nossa festa ainda não acabou.

Pussy Riot

Preparemo-nos para tudo.

Preparemo-nos para o Nada. Preparemo-nos para a Bola de Fogo (…) Preparemo-nos para o irremediável desmanche. Embora em nosso íntimo desejemos ver cessar a humilhação, o desprezo, a mentira, não temos mais necessidade da certeza da vitória para continuar a lutar. As verdades exigentes deixam o brilho da vitória e simplesmente resistem para resistir.

Edgar Morin