Algumas ideias sobre como tratar insônia e ansiedade enquanto problemas sistêmicos

imagem com nuvens e coração escrito como você cuida dos seus

Você sabia que cuidado é estratégia de resistência?  Talvez sim, mas muitas vezes a gente se esquece. Ficamos atolados de tarefas, angústias e ansiosos com nossa própria vontade de mudar as coisas e enfrentar a situação terrível que nosso país atravessa. Sabemos que criar um plano cotidiano para enfrentá-lo é desafiador e pode levar muitos de nós a altos níveis de esgotamento.Para combater os desafios que nosso contexto nos impõe, é necessário elaborar estratégias autocuidado e cuidado coletivo. Não basta só uma pessoa. As organizações precisam ter estratégias e táticas de cuidado que contribuam para a nossa resiliência e bem estar. Afinal, a nossa luta é sempre coletiva e o bem viver é um lugar que queremos chegar nessa vida ainda.

Mas o que é autocuidado?

O autocuidado deve ser compreendido como um ato político, que fomenta espaços e medidas de afirmação da existência de si. É a busca de consciência e autonomia para a criação de hábitos que aumentam a resiliência e resistência.  

Um plano individual de autocuidado pode incluir: contar com uma rede de apoio (familiares e amigos), cuidados com a saúde (dormir, se alimentar bem, realizar exercício), desfrutar de artes (escutar músicas, pintar, ler), ter contato com a natureza, gerenciar o tempo de uso de dispositivos tecnológicos, por exemplo.

Sabemos que criar um plano cotidiano de autocuidado é desafiador pelo sentimento de culpa e o autossacrifício, norma cultural prejudicial em que estamos inserides. Como resultado, muitos de nós enfrentamos altos níveis de esgotamento. 

Por isso é fundamental que o autocuidado seja aliado ao Cuidado Coletivo.

 E o que é cuidado coletivo?

Cuidado coletivo é compreender que,  para cuidar de si, é necessário cuidar do todo e do outro, pois eles também fazem parte de você. Reconhecer que somos seres individuais e coletivos ao mesmo tempo. Portanto, o cuidado coletivo é o cuidado integral.

Cuidado coletivo também deve ser compreendido com um ato político, que fomenta e fortalece espaços, medidas e ambientes seguros, saudáveis e adequados para que seja possível que ativistas e defensores de direitos humanos desempenhem suas atuações com resiliência e resistência.

Sua rede de apoio e cuidado

Esse cuidado pode ser oferecido pela sua comunidade, rede de apoio e/ou organização. Devido a isso, ajuda muito na possibilidade de um indivíduo realizar também seu autocuidado. 

As possibilidades dos cuidados coletivos incluem: conhecimento e acesso à rede de saúde e apoio psicossocial; medidas que estimulem e promovam a saúde física; gerenciamento da carga de trabalho; colaboração coletiva se alguém precisar ter um tempo de descanso, por exemplo.

Destacamos que adotar uma estratégia de autocuidado e cuidado coletivo envolve avaliar a estrutura pessoal e organizacional, que são possibilidades específicas e múltiplas, pois devem levar em conta suas realidades, potenciais e limitações.

Poxa, legal, quero saber mais

Que bom! Para não ficarmos só no bla-bla-bla, separamos alguns materiais. Convidamos você a acessar nossa biblioteca também para encontrar mais materiais.Deixemos aqui também o link para dois materiais que o Lab Cuidados da Escola de Ativismo produziu sobre ansiedade e insônia, que trazem uma lista de cuidados e orientações possíveis.

Por que cuidar da insônia?

Se cuidar para não ter insônia é um ato de cuidado integral e de resiliência. É também uma forma de reivindicar o seu direito de bem viver. É importante olhar para a insônia com atenção e acolhimento para entender se ela é causa ou efeito, e então descobrir formas acessíveis e viáveis pra você, de combatê-la. Ignorá-la não é uma opção.

No Lab Cuidados, deixamos um livreto (zine) com diversas recomendações para o cuidado e prevenção da insônia. Apesar de contar bastante sobre o contexto de isolamento social, o zine também é útil para outros contextos, como eleições, momentos de mobilização externa, exposição pública, ou até para enfrentar as diversas crises que nos cercam no dia a dia: o endividamento, a pobreza, fome… São diversas as preocupações que nos perturbam enquanto ativistas e principalmente, enquanto seres humanos. Se achar que o Zine lhe será útil, pode ler aqui gratuitamente: Zine 1 – Insônia.

Capa do ZIne sobre insônia

Por que cuidar da ansiedade?

A ansiedade é uma distorção cognitiva que afeta os nossos mecanismos instintivos de defesa, desequilibrando a nossa própria ótica da realidade.

Ela também é um distúrbio comum em ativistas que padecem de preocupações e ameaças reais. Cuidar para que a ansiedade não se torne um problema ou fuja do controle pode ser importante como forma de prevenção de danos. E como dito anteriormente, como estratégia de resiliência.

Listamos alguns motivos pelo qual você ativista, deve procurar meios de cuidado e prevenção da ansiedade:

  • Para equilibrar as análises de risco, já que a ansiedade é uma distorção cognitiva e a tendência do ansioso é ver as coisas de uma ótica catastrófica e exagerada;
  • Para evitar gasto de energia, tensão e dores;
  • Para prevenir o pânico e a fobia social;
  • Para impor limites a nossa capacidade humana de agir e sentir; 
  • Evitar estresse e alterações repentinas de humor;

Nenhum desses motivos transforma a ansiedade em um problema individual ou moral. É importante lembrar que a ansiedade é um sintoma do nosso tempo e do modo de produção capitalista, que tem por natureza o objetivo de explorar, alienar até a exaustão extrema. Quem consegue relaxar sem saber se terá teto, comida e cuidado amanhã ou no futuro?
No Lab Cuidados, deixamos um zine com diversas recomendações para o cuidado e prevenção de ansiedade. Se ficar intessade, pode ler aqui gratuitamente: Zine 2 – Ansiedade.

capa do zine sobre ansiedade

Se estiver convencide de que o cuidado da insônia e da ansiedade é importante, dedique um tempo de apreciação e leitura dos materiais que deixamos disponível na nossa Biblioteca.

Esses são os primeiros zines experimentais para falarmos sobre saúde e ativismo sob uma perspectiva feminista, antiracista e autonomista. Toda e qualquer crítica ou sugestão é bem vinda através do e-mail contato@ativismo.org.br.
Obrigada por ter lido até aqui e fique à vontade para explorar outros conteúdos de suporte e cuidado. 

Se gostou do assunto dessa matéria, leia também:

  1. #JuntesnaRede, uma Campanha de Cuidados Digitais – Escola de Ativismo – https://escoladeativismo.org.br/juntesnarede-uma-campanha-de-cuidados-digitais;
  2. Entenda os cuidados e riscos de participar de boicotes para esvaziar eventos – https://escoladeativismo.org.br/entenda-os-cuidados-ao-participar-de-boicotes-que-esvaziam-eventos;
  3. Cuidados Integrais – Escola de Ativismo – https://escoladeativismo.org.br/project/cuidadosintegrais-1;

Como uma senha mudou minha vida? – Escola de Ativismo – https://escoladeativismo.org.br/como-uma-senha-mudou-minha-vida

plugins premium WordPress