Para auxiliar em seus processos de aprendizagem e fomentar a multiplicação do conhecimento, a Escola de Ativismo procura registrar conteúdos e consolidar materiais próprios, bem como fazer traduções de obras-chave em língua estrangeira para o português. Os materiais disponibilizados vão desde Roteiros de Aprendizagem utilizados para cada processo até a sistematização de conhecimentos relacionados ao ativismo contemporâneo, campanhas, comunicação, mobilização e técnicas de ação criativas e não-violentas.

Materiais feitos pela Escola

Assessoria de Imprensa – 10 dicas de comunicação para resistência (2020)

Levar suas pautas para a imprensa pode ser um caminho para poder disputar a opinião pública. Veja dicas que, passo a passo, podem ajudar a fortalecer a legitimidade de uma luta. Esse material foi feito em parceria com a Bigu Comunicativismo e Rede Meu Recife. 

Amplificar 2 – Comunicação para resistência nas águas (2021)

A ideia é que a cartilha sirva tanto para as pescadoras cabenses, mas também para todo público interessado na temática da comunicação para direitos humanos e ativismo, a partir de conteúdos criados durante o projeto, em especial para os programas de rádio veiculados quinzenalmente na Rádio Calheta FM e na Rádio Mulher, do Centro de Mulheres do Cabo entre julho e outubro de 2021.

Programação Visual – 10 dicas de comunicação para resistência (2020)

Saber fazer uma boa peça gráfica potencializa a comunicação e amplifica a luta. Veja importantes dicas para como trabalhar com imagens. Esse material foi feito em parceria com a Bigu Comunicativismo e Rede Meu Recife.

Guía de facilitación y aprendizaje de Seguridad de la Información (2019)

Más que comprender y usar correctamente las herramientas, es necesario desarrollar una cultura de seguridad que va más allá de su grupo u organización y se extiende también a su red de socios y aliados. 

Caderno de Planejamento e Estratégia de Campanhas (2016)

A necessidade de pensar no futuro, de alcançar resultados mais duradouros e de ter uma abrangência e incidência política maior do que as que resultam de ações pontuais significa trabalhar no campo do planejamento e estratégia.

aGuia: a guia de facilitação e aprendizagem em Segurança da Informação (2018)

Mais do que a compreensão e uso correto das ferramentas, é preciso desenvolver uma cultura de segurança que vai além do seu coletivo ou organização e se estende também à sua rede de parceiros e aliados.

Caderno de como falar com a imprensa (2016)

O poder da imprensa na formulação de opiniões favoráveis ou desfavoráveis segue importante, mesmo com o advento de outros meios de comunicação. Pensar na comunicação com esses veículos pode ser um ganho, ou ao menos uma mitigação de danos, para as causas ativistas.

Segurança Digital e Privacidade nas Redes (Security in a Box) (2015)

Security in-a-Box é um guia de segurança digital para ativistas e pessoas defensoras dos direitos humanos no mundo inteiro.

Pesquisa Ativismo no Contexto Urbano (2014)

A pesquisa teve o objetivo de compreender o campo de atuação de grupos que trabalham nos temas de mobilidade/transporte, resíduos sólidos e infraestrutura em 12 cidades brasileiras.

Bela Baderna – Ferramentas para Revolução (2013)

Essa edição pocket reúne princípios, teorias e táticas que servirão para iluminar as ideias dos ativistas. A versão brasileira traz estudos de caso inéditos e exclusivos do Brasil.

Caderno de Comunicação para o Ativismo (2013)

Publicação apresenta modelos de estratégias para criar e implementar uma ação de comunicação dentro de uma campanha

Materiais de outras organizações

Guia Prático da Lei de Acesso à Informação | Artigo 19

Como utilizar a lei para ter acesso a informações públicas que estão guardadas por órgãos estatais.

Guia de Proteção do Direito de Liberdade de Expressão durante manifestações e protestos | Artigo 19

Saber os seus direitos em uma manifestação é essencial para garantir a sua proteção e de seu grupo.

Guia de Proteção e Segurança para Comunicadores e Defensores de Direitos Humanos | Justiça Global

O Brasil é um dos países que mais matam defensores de direitos humanos e comunicadores. Esse guia apresenta algumas estratégias de proteção física.

Guia para filmar violência policial em protestos | WITNESS

A produção de provas é essencial para garantir a responsabilização de agentes públicos que usam da violência. Aprenda a filmar e divulgar o conteúdo de forma segura.

Guia Sensual de Segurança Digital (Safer Nudes) | Coding Rights

A garantia de que é possível ousar na internet sem riscos de ver o conteúdo ser vazado.

Kit de ferramentas para ativistas | Greenpeace

Um guia completo para te ajudar e dar apoio na realização das suas próprias mobilizações.

Manual para pessoas manifestantes | Coletivo Urucum

Um guia prático sobre como estar de forma segura em manifestações de rua.

Relatório Causa Comum

Pelo fortalecimento dos nossos valores culturais.

Um mundo mais criativo é possível!

Manual ensina a fazer mobilizações, eventos, ações diretas e atos mais criativos. Conheça técnicas para compor canções, pintar cartazes, colorir ruas e montar estandartes.