Para auxiliar em seus processos de aprendizagem e fomentar a multiplicação do conhecimento, a Escola de Ativismo procura registrar conteúdos e consolidar materiais próprios, bem como fazer traduções de obras-chave em língua estrangeira para o português. Os materiais disponibilizados vão desde Roteiros de Aprendizagem utilizados para cada processo até a sistematização de conhecimentos relacionados ao ativismo contemporâneo, campanhas, comunicação, mobilização e técnicas de ação criativas e não-violentas.

Materiais da Escola

livro dez por cento da escola de ativismo

Protocolo popular de consulta e consentimento livre, prévio e informado do território quilombola do Vão Grande - Mato Grosso

Guia elaborado pela comunidade quilombola do Vão Grande (MT) no processo de defesa do território e das águas do rio Jauquara.

 

livro dez por cento da escola de ativismo

Guia para o desenvolvimento de uma avaliação de risco e medidas de segurança (2023)

O guia é voltado para construção de estratégias de proteção para organizações e coletivos ativistas.

 

livro dez por cento da escola de ativismo

A Internet Também É Nosso Território (2023)

Dicas essenciais da Escola de Ativismo para estarmos ativos e protegidos na rede especialmente voltado para ativistas indígenas

 

Folder: Segurança se faz com os nossos e as nossas (2023)

Um folder baseado no “Guia para fazer uma avaliação de risco e adotar medidas de segurança” com os primeiros passos para pensar e construir uma estratégia de proteção

livro dez por cento da escola de ativismo

Dez por Cento - 10 anos de Escola de Ativismo, 100 anos de Paulo Freire (2023)

Seis conversas, seis fascículos. No centenário de Paulo Freire, a Escola de Ativismo fez dez anos e resolveu celebrar esses 10% colocando educação, militância, transformação, aprendizagens e ativismos para conversar.

 

LabCuidados: Insônia (2022)

Um zine experimental da Escola de Ativismo para conversar com ativistas sobre insônia, especialmente no contexto de isolamento social. Por que ela acontece? Como lidar? Que ferramentas e táticas investigar? Essas são algumas perguntas presentes nesse material.

LabCuidados: Ansiedade (2022)

A ansiedade é um sintoma decisivo de nossos tempos. E impacta de maneira certeira uma geração de ativistas. Nesse zine, a Escola de Ativismo examina causas e ferramentas para lidar com a ansiedade e seus sintomas mais deletérios para a vida.

 

"Narrativas do Interior", por Pedro Silva (2022)

O livro de Pedro Silva, publicado sem fins lucrativos pela Escola de Ativismo e a Sociedade Fé e Vida, fala do território quilombola do Vão Grande, de suas pessoas e cultura, do mutirão ou muchirum, da construção das casas, lendas, mitos, contos e causas, sabedorias e ervas medicinais. Também grava em páginas a hospitalidade das pessoas, a religiosidade e a vida do rio.

Ação Direta – Como Planejar e Fazer (2021)

Ao longo de 26 páginas, o manual, feito por ativistas do grupo Colativa a partir de experiências e acúmulos na luta social, traz de maneira descomplicada questões importantes para cada protesto de ação direta, assim como elenca passos, precauções e procedimentos necessários.

Amplificar 2 – Comunicação para resistência nas águas (2021)

A ideia é que a cartilha sirva tanto para as pescadoras cabenses, mas também para todo público interessado na temática da comunicação para direitos humanos e ativismo, a partir de conteúdos criados durante o projeto, em especial para os programas de rádio veiculados quinzenalmente na Rádio Calheta FM e na Rádio Mulher, do Centro de Mulheres do Cabo entre julho e outubro de 2021.

Programação Visual – 10 dicas de comunicação para resistência (2020)

Saber fazer uma boa peça gráfica potencializa a comunicação e amplifica a luta. Veja importantes dicas para como trabalhar com imagens. Esse material foi feito em parceria com a Bigu Comunicativismo e Rede Meu Recife.

Assessoria de Imprensa – 10 dicas de comunicação para resistência (2020)

Levar suas pautas para a imprensa pode ser um caminho para poder disputar a opinião pública. Veja dicas que, passo a passo, podem ajudar a fortalecer a legitimidade de uma luta. Esse material foi feito em parceria com a Bigu Comunicativismo e Rede Meu Recife. 

Guía de facilitación y aprendizaje de Seguridad de la Información (2019)

Más que comprender y usar correctamente las herramientas, es necesario desarrollar una cultura de seguridad que va más allá de su grupo u organización y se extiende también a su red de socios y aliados. 

aGuia: a guia de facilitação e aprendizagem em Segurança da Informação (2018)

Mais do que a compreensão e uso correto das ferramentas, é preciso desenvolver uma cultura de segurança que vai além do seu coletivo ou organização e se estende também à sua rede de parceiros e aliados.

Caderno de Planejamento e Estratégia de Campanhas (2016)

A necessidade de pensar no futuro, de alcançar resultados mais duradouros e de ter uma abrangência e incidência política maior do que as que resultam de ações pontuais significa trabalhar no campo do planejamento e estratégia.

Caderno de como falar com a imprensa (2016)

O poder da imprensa na formulação de opiniões favoráveis ou desfavoráveis segue importante, mesmo com o advento de outros meios de comunicação. Pensar na comunicação com esses veículos pode ser um ganho, ou ao menos uma mitigação de danos, para as causas ativistas.

Segurança Digital e Privacidade nas Redes (Security in a Box) (2015)

Security in-a-Box é um guia de segurança digital para ativistas e pessoas defensoras dos direitos humanos no mundo inteiro.

Pesquisa Ativismo no Contexto Urbano (2014)

A pesquisa teve o objetivo de compreender o campo de atuação de grupos que trabalham nos temas de mobilidade/transporte, resíduos sólidos e infraestrutura em 12 cidades brasileiras.

Bela Baderna – Ferramentas para Revolução (2013)

Essa edição pocket reúne princípios, teorias e táticas que servirão para iluminar as ideias dos ativistas. A versão brasileira traz estudos de caso inéditos e exclusivos do Brasil.

Caderno de Comunicação para o Ativismo (2013)

Publicação apresenta modelos de estratégias para criar e implementar uma ação de comunicação dentro de uma campanha

Materiais de outras organizações

Criança nas costas de um adulto segura uma faixa feita de papelão

A Experiência da Advocacia Popular no Exercício do Direito ao Protesto (2023) l Múltiplas organizações

Coletânea de textos busca abordar tópicos
diversos, como estratégias de mobilização, diálogo com as autoridades, proteção de
manifestantes e as interações entre os direitos humanos e o direito ao protesto.

Educação Popular Feminista Decolonial (2022) l Grassroots Global Justice Alliance (GGJ)

Neste livro você encontrará uma compilação de materiais sobre Educação Popular feminista e decolonial, incluindo uma reflexão sobre mediação pedagógica, assim como guias metodológicos e oficinas. Esta compilação é uma contribuição para todas/es aquelas/es que utilizam a Educação Popular como uma ferramenta para processos
formativos em aldeias e comunidades.

Entrando em Clima de Urgência no Ceará - Sem tempo para Termelétrica l Instituto Verdeluz

“Este livro é mais um caminho que encontramos para estimular esse diálogo e possibilitar que novos horizontes de combate à crise climática sejam imaginados. Para tanto, unimos os saberes científico, ancestral e popular para denunciar os impactos das termelétricas do Pecém e contar sobre a resistência histórica dos movimentos socioambientais e, em especial, do povo Anacé, que vem sendo traçada no Ceará.”

Guia Cuidados Digitais Aprendizados da Formação: Ciberativismos e Cuidados Digitais l Mulheres Negras Decidem e PretaLab

Um guia que partiu das conversas de uma formação sobre ciberativismo entre o Mulheres Negras Decidem e o PretaLab, formulado por mulheres negras e direcionado para as demandas dessas mulheres, ativistas ou não.

Guia de Proteção para Defensoras e Defensores de Direitos Humanos

O Guia de Proteção é vista fortalecer a atuação das defensoras e defensores de direitos humanos, especialmente, em situação de risco, ataques, ameaças e criminalização. Nesta 2ª edição são tratadas as seguintes temáticas: Proteção Integral; Metodologia e Ferramentas; Cuidado; Especialidades e Proteção; Proteção Integral para organizações sociais, de direitos humanos e movimentos sociais e Comunicação Segura.

Como documentar casos de violência de gênero na Internet de forma empática e segura? l MariaLab

Um guia prático baseado na difusão de material íntimo sem consetimento.

Guía para seguir comunicándonos ante bloqueos de internet

O “Guia para seguirmos nos comunicando diante de cortes de internet” da Digital Defenders Partnership visa propor estratégias de ação para enfrentar a censura e eventuais bloqueios de internet por parte de governos ou empresas, explicando como documentar e medir bloqueios, como funciona a internet e como reagir e se comunicar se as comunicações forem cortadas.

Barricadas, Estratégias e Coletividade - Uma cartilha de segurança digital para organizações l MariaLabs

O MariaLab propõe um material extenso para organizações ativistas querendo melhorar suas estruturas de segurança digital e se proteger de invasões.

Violações à Liberdade de Expressão e Resistências na Região Amazônica: Violência contra comunicadores e comunicadoras, defensores e defensoras de direitos humanos l Artigo 19

O relatório aponta padrões percebidos nas violações que visam a silenciar as vozes que denunciam, bem como destacar a resistência histórica que, a despeito dessa implacável conjuntura, os povos e comunidades empreendem, e sem a qual muito provavelmente os cenários social e ambiental seriam ainda piores.

Guia para filmar violência policial em protestos | WITNESS

A produção de provas é essencial para garantir a responsabilização de agentes públicos que usam da violência. Aprenda a filmar e divulgar o conteúdo de forma segura.

Guia Sensual de Segurança Digital (Safer Nudes) | Coding Rights

A garantia de que é possível ousar na internet sem riscos de ver o conteúdo ser vazado.

Guia de Proteção do Direito de Liberdade de Expressão durante manifestações e protestos | Artigo 19

Saber os seus direitos em uma manifestação é essencial para garantir a sua proteção e de seu grupo.

Guia de Proteção e Segurança para Comunicadores e Defensores de Direitos Humanos | Justiça Global

O Brasil é um dos países que mais matam defensores de direitos humanos e comunicadores. Esse guia apresenta algumas estratégias de proteção física.

Relatório Causa Comum

Pelo fortalecimento dos nossos valores culturais.

Guia Prático da Lei de Acesso à Informação | Artigo 19

Como utilizar a lei para ter acesso a informações públicas que estão guardadas por órgãos estatais.

Um mundo mais criativo é possível!

Manual ensina a fazer mobilizações, eventos, ações diretas e atos mais criativos. Conheça técnicas para compor canções, pintar cartazes, colorir ruas e montar estandartes.

Kit de ferramentas para ativistas | Greenpeace

Um guia completo para te ajudar e dar apoio na realização das suas próprias mobilizações.

Manual para pessoas manifestantes | Coletivo Urucum

Um guia prático sobre como estar de forma segura em manifestações de rua.

plugins premium WordPress