Dicas para apoiar os atos de rua pela democracia e contra o fascismo

Foto: Jornalistas Livres

Se você, ainda que não esteja nas ruas, acha importante lutar pela democracia, combater o fascismo e protestar contra a escalada do autoritarismo no país, saiba que dá para fazer muita coisa a partir de casa mesmo.

A necessidade de distanciamento social por conta da pandemia não impede a luta.

Se você gostaria de estar nas ruas, mas não fará isso agora, pode agir de várias maneiras.

A seguir, algumas sugestões.

#1 Acompanhe pela TV e canais da internet

Uma providência básica: saber o que está acontecendo nas ruas, ao vivo. Use as mídias tradicionais e as alternativas (é importante acompanhar as diferentes narrativas). Sem isso não dá para fazer outras ações.
Mídia NINJA
Jornalistas Livres

#2 Comente e analise pelas mídias sociais

Use seus perfis e canais na internet para analisar os acontecimentos. Seus comentários pessoais podem ser úteis para construir visão coletiva sobre as manifestações, mobilizar redes de apoio, denunciar arbitrariedades etc.

#3 Use e divulgue as #hashtags do movimento

Nas mídias sociais, seu acompanhamento ativo, com comentários e análises, deve contar sempre com ashashtags do movimento. Com isso você ajuda a pesquisa sobre o assunto nas redes.
#SomosDemocracia
#VidasNegrasImportam

#4 Divulgue os canais e sites do movimento

Espalhe pelas mídias sociais e grupos de mensagens, os canais, sites, imagens e notícias sobre as manifestações. Ajude a dar volume e fortalecer o apoio social ao movimento.

#5 Aja na porta de casa

Proteste num lugar sem aglomeração: a rua da sua casa. Abuse da criatividade. Registre e divulgue seu ato nas mídias sociais, grupos de mensagens e outros canais da internet. Use as hashtags para articular seu ato às demais manifestações.

#6 Use sua janela ou fachada como outdoor

A janela, as paredes, a fachada e o muro de casa, apartamento ou edifício podem ser usados como suporte de mensagens bem visíveis de apoio ao movimento. Use hashtags, lemas, signos e slogans para articular seu ato às demais manifestações. Registre e divulgue sempre, e por todos os meios, a sua contribuição.

Dicas em https://bit.ly/2Mv7mu2

#7 Se sua casa fica em áreas de manifestação

+ Abra seu wifi
+ Registre as cenas de sua janela
+ Acolha quem precisar de abrigo em caso de violência
+ Distribua máscaras, álcool em gel, água e sabão

COPIE E DISTRIBUA OS CARDS:

plugins premium WordPress