Versión en español aqui.

Especial: Covid19

Olá, companheires, esperamos que esse boletim lhes chegue em um bom momento, apesar de todos os pesares. Num cenário pandêmico, onde se unem crise política e econômia, tentamos trazer para este boletim notícias que são necessárias (mas nem tão boas assim) e que terão um aviso de [baixo astral] e outras notícias que são inspiradoras e fontes de esperança, nomeadas de [alto astral], como aviso para possíveis gatilhos.

Demos destaque as notícias sobre racialidades, visto que o mundo tem se levantado contra o racismo mais contundentemente neste momento. #VidasNegrasImportam

Esperamos que você esteja se cuidado e que use este boletim da melhor maneira possível.

Abraços da EA


Racialidades [alto astral]

Nossa inspiração do momento agora tem canal próprio de vídeos. Curtam e assistam o advogado, filósofo e professor Silvio Almeida tanto quanto nós <3. Acompanhe o canal no youtube.

Vídeo sobre racismo estrutural e a realidade brasileira com Professor Silvio Almeida e Djamila Ribeiro, também no youtube.

Conversas impertinentes – Feminicídio, genocídio e pandemia uma conversa com Angela Davis, Naomi Klein e outras jovens ativistas sobre as saídas para a crise, assista no youtube.

Allan da Rosa, escritor, educador popular, Angoleiro, historiador, mestre e doutorando em Educação pela USP publiciza ao poucos seus estudos sobre branquitude. Confere no perfil dele no Instagram.

Emicida em entrevista potente sobre racismo, violência, microbiologia e outras formas de existir. Assista no UOL.

#BlackoutTuesday: racismo e hipocrisia corporativa. No Nexo Jornal.

5 obras para a branquitude crítica compreender seu papel na luta antirracista – por @aquelaprofagab. Veja no twitter.

A Revista Afirmativa está com uma série de conversas sobre branquitude todas as segundas-feiras. Dá um check no Instagram.

Denise Carrera no seu artigo propõe a necessidade de engajamento das pessoas brancas na luta antirascista. Matéria completa na revista Sur Online.

Nas discussões sobre crise pandêmica e um mundo global, o Professor Milton Santos já apontava caminhos para o Brasil. O Uol fez uma linda timeline biográfica sobre o filósofo baiano.


Resistências ♥ [alto astral]

Tuíra de emergência:

Produzir memória. Amplificar vozes. Mover o pensamento. Inspirar ações. Estes são alguns dos motores da série “Tuíra de emergência: uma revista sobre ativismo na emergência”, que passa a ser publicada semanalmente pela Escola de Ativismo.
Na forma de textos produzidos a partir de conversas com ativistas em diferentes territórios e lutas, buscamos circular as ações e as (re)invenções resultantes da luta pela vida no enfrentamento das crises provocadas pela pandemia. A primeira da série registra as transformações pelas quais passou o Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS, ao identificar o avanço brutal da fome nas ruas e nas periferias da cidade de São Paulo. Navegue pela Tuíra de Emergência.

O Dia da/o Pedagoga/o: lembranças do que devemos ser em tempos furiosos

Em um mundo entregue à superficialidade nas relações humanas, às normas heteropatriarcais, aos enclaves da injustiça social que transformam a miséria humana e a dor do próximo em espetáculo, ser pedagoga/o é ousar desejar. Veja no Jornal GGN.

O homem que arruinou a extrema direita nos EUA

O perfil se chama Sleeping Giants, tem 250.000 seguidores e sua descrição diz: “Um movimento para tornar o fanatismo e o sexismo menos lucrativos”. Em seguida, uma citação de Steve Bannon sobre o Sleeping Giants: “Eles são o pior que há”. Matéria no El País.

Movimento Sleep Giants expõe empresas do Brasil que financiam, via anúncios, sites de extrema direita e notícias falsas. No El País também.

“Uma Nova Normalidade”

É uma campanha de comunicação impulsionada pelo Conselho Latinoamericano de Investigação para a Paz, cuja finalidade é gerar uma corrente de opinião crítica da normalidade prévia diante da pandemia. Veja a campanha Una Nueva Relidad.

A Global Encryption Coalition (Coalizão Global de Criptografia, em tradução livre)

Promove e defende a criptografia nos principais países onde a criptografia está ameaçada. A coalisão também apoia os esforços das empresas para oferecer serviços criptografados aos seus usuários, confira no site GlobalEncryption.

Sociedade civil pede que tecnologias usadas devido à pandemia respeitem os Direitos Humanos

Sociedade civil alerta que durante a Pandemia os Estados, governos e comunidades da América Latina devem protejer e fortaler os direitos humanos no contexto digital, veja no site da Coding Rights.

Povos indígenas frente à covid-19

O Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo reuniiu e publicou textos e artigos sobre a cosmovisão dos povos amerídios frente a pandemia de covid19. Saiba mais no site da CestA.

A Rede Emancipa lista campanhas de solidariedades ativas no Brasil

A Rede Emancipa, que luta contra a barreira do vestibular e pelo processo de emancipação individual e coletivo da juventude periférica, por meio da educação popular está divulgando uma lista com diferentes iniciativas para minimizar o impacto da pandemia nas periferias. Site da Rede Emancipa.

Apoio Mútuo – Kasa Invisível

O apoio mútuo é um dos pilares do anarquismo. E é em crises como a pandemia de COVID-19 que ele se faz mais presente e importante. Esse vídeo é um registro das ações de apoio mútuo realizadas pela Kasa Invisível, ocupação e centro social em Belo Horizonte. Veja o vídeo no Vimeo.


Notícias [alto astral]

Vitória! ICANN Rejeita Venda .ORG para a empresa de Private Equity Ethos Capital [en]

Esta é uma importante vitória que reconhece o longo legado do registro como uma entidade sem fins lucrativos, baseada em missão, protegendo os interesses de milhares de organizações e das pessoas que elas servem. Saiba tudo no site da EFF.


Notícias [baixo astral]

COVID-19 torna o acesso e a abertura à Internet uma prioridade absoluta

Enquanto nos mantém em casa à força, a pandemia do COVID-19 obriga-nos a enfrentar algumas questões difíceis. Como quase metade da população mundial pode ser regularmente excluída da Internet, que cada vez mais faz parte integrante de nossa vida social, política e econômica? Para abordar essa e outras questões o site Medianama organizou artigos do simpósio “Internet Openess”, veja tudo no site Medianama.

Coronavírus pode construir uma distopia tecnológica

O artigo da jornalista e pesquisadora Naomi Klein alerta para a distopia tecnológica a qual a crise do corona vírus pode nos proporcionar. Leiam e reflitam! No Intercept.

Informante da Apple vem a público por falta de ação [en]

Um ex-contratado da Apple, que ajudou a espalhar o programa da empresa para ouvir as gravações da Siri, decidiu vir a público. Leia no The Guardian.

Suas selfies de máscara facial podem estar treinando a próxima ferramenta de reconhecimento facial [en]

Pesquisadores estão buscando na internet fotos de pessoas usando máscaras faciais para melhorar os algoritmos de reconhecimento facial. Veja no CNET.

Fuzis ungidos e grafite gospel em muros da comunidade

Nação de Jesus: Traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) proíbem e expulsam praticantes de religiões de matriz africanas de seus domínios no Rio de Janeiro. No UOL.

Suprema corte da Índia falha em restaurar internet de alta velocidade nas cidades de Jammu e Caxemira durante a pandemia [en]

As pessoas da região ficaram restritas a apenas o acesso à Internet móvel 2G lento, desde que as autoridades suspenderam um fechamento geral da internet em janeiro de 2020, após uma decisão da Suprema Corte. Leia no site da Access Now.


POLÍTICA [baixo astral]

Polícia política?: Ministério da Justiça de Bolsonaro troca centenas de cargos na PF

Ministério da Justiça, sob comando de novo ministro, faz alterações na PF e muda 6 superintendentes regionais e centenas de outros cargos na sede e nos estados. As mudanças foram feitas através de 99 portarias. Matéria completa na Revista Forum.

Presidente recria Ministério das Comunicações e entrega pasta a genro de Silvio Santos

Deputado Fábio Faria (PSD-RN) comandará novo ministério, que era cobiçado por partidos do centrão. Matéria completa na Folha.

Presidente da Fundação Palmares chama movimento negro de escória maldita

Jornal divulgou áudios de reunião em que Sérgio Camargo xinga Zumbi; ele diz que gravações são ilegais. Leia na Gazeta Web.

A guerra global contra a população negra e nossa resistência histórica e global”.

Assista no Facebook.

Junho de 2013 e Junho de 2020 terão algo em comum?

O podcast Café da Manhã, debate e se debruça sobre as organizações dos dois momentos. Ouça no podcast da Folha.

Nossos corpos não serão descartáveis!

A pandemia e a urgência de uma democracia da abolição. Artigo da Revista Afirmativa.


Artigos e Análises [baixo astral]

Informe Anual da Artigo 19 – Dissonância [es]

Dissonância: vozes em disputa, busca refletir a tensão entre diferentes vozes e a impossibilidade de ouvir aquelas outras expressões que continuam a lutar para serem ouvidas. Neste relatório do México e América Latina, procuramos explicar os efeitos da polarização do pensamento e a necessidade de observar as diferentes arestas de uma crença. Leia no site Disonancia.

“As milícias bolsonaristas não vão aceitar a derrota e as esquerdas precisam se precaver”, diz historiador

Bolsonaro constituiu um dispositivo de milicianos e paramilicianos ligados às polícias militares que não vão aceitar a alternância de poder em caso de derrota no projeto de reeleição do atual presidente. Leia no Marco Zero.

Violência gera violência é a falácia colonial

Análise sobre as violências física e simbólica pelas Blogueiras Negras.

Dados e narrativas territorializadas em tempos de pandemia global

Um artigo sobre a importância do território e como a pandemia traz à tona ações locais com base na tecnologia. Leia no site da rede LAVITS.

Radar Legislativo: Especial COVID-19 e Tecnologia

Em menos de um mês, o Congresso Nacional propôs 18 novos projetos de lei relacionados à Internet e ao uso de tecnologia em tempos pós-coronavírus. Veja no site da Coding Rights.

Como o COVID-19 está alterando dados, IA e sociedade [en]

O Instituto Adalovelace fez um apanhado de textos e resumos sobre o tema. Site do Instituto Ada Love Lace.

O coronavírus transformará seu escritório em um estado de vigilância

De sensores de movimento a testes térmicos, a tecnologia de vigilância está crescendo à medida que as empresas procuram levar as pessoas de volta ao trabalho. Saiba mais na Wired.

A tecnologia é estúpida

O artigo aborda questões sobre qual tecnologia é boa, segura e apropriada para uso nesses tempos complexos. Como decidimos em qual tecnologia devemos confiar? No site da Tactical Tech.


Privacidade [alto astral]

Artigo do IP.Rec avalia como a criptografia homomorfica pode ajudar em meio a pandemia

Dado o delicado cenário causado pela pandemia, é aconselhável pensar em como todas as áreas do conhecimento podem arquitetar estratégias que evitem novas rupturas e crises sociais. Uma dessas áreas é a criptografia, no site do IP.Rec.

Privacidade e Pandemia: recomendações para o uso legítimo de dados no combate à COVID-19

O relatório lançado da dataprivacy auxilia agentes do setor público e privado de todo o território nacional a tomarem decisões que reduzam os riscos à privacidade no combate à pandemia. Relatório completo no Data Privacy Br.


Contact Tracing [baixo astral]

Não dá para escapar do tema, por isso fizemos uma seleção de links para saber tudo sobre rastreamento de contato (contact tracing), infelizmente a grande maioria são textos em inglês.

Definição de contact tracing na wikipedia [en]

Entrando no campo minado de rastreamento de contatos digitais [en]

Novo alerta sobre privacidade de dados dos aplicativos do vírus [en]

A API de notificação de exposição da COVID-19 da Apple e do Google: perguntas e respostas [es]

Fizemos um apanhado de links com a discusão em diferentes locais:

Guatemala [en] – Os aplicativos de rastreamento COVID-19 não devem interferir nos direitos humanos

India [en] – O aplicativo de rastreamento de contatos da Índia supera 100 milhões de usuários em 41 dias

Qatar [en] – A falha de segurança do aplicativo de rastreamento de contatos expôs detalhes pessoais sensíveis de mais de um milhão

Malasia [en] – Selangor apresenta SELangkah, o rastreador de contato que usa QR code

Europa [en] Contact tracing apps: um teste pela privacidade na Europa

EUA [en] – Aplicativos de rastreamento de contatos são a resposta?


Vigilância [baixo astral]

O serviço secreto pessoal no Palácio da Alvorada

O presidente montou um serviço secreto pessoal de informações para proteger seus filhos, parentes e amigos e que conta com relatos diários de integrantes da milícia do Rio de Janeiro. Leia na Isto é.

A pandemia e a pulsão estatal por vigilância

Incontáveis iniciativas estatais e privadas pretendem prover soluções a expansão da covid-19 na América Latina. SObreviveremos ao desejo da vigilância? Leia no site da Derechos Digitales.

O grupo NSO lançou uma tecnologia de hackeamento por telefone para polícia americana

Uma brochura e e-mails obtidos pela Motherboard mostram como Westbridge, o braço norte-americano da NSO, queria que os policiais americanos comprassem uma ferramenta chamada Phantom. Leia na Vice.

Universidade do Equador começa a fazer testes com ferramenta de vigilância de alunos

A pandemia está proporcionando e legitimando mecanismos de vigilância, construindo um sistema social onde a entrega de dados não é apenas normal, como é esperada.Saiba mais, e reflita, lendo: Post no twitter. Confira o site do aplicativo.

Para quem ainda insiste em usar o Zoom [en]

O CEO do Zoom disse há alguns dias que não vai criptografar as ligações gratuitas para que o Zoom possa trabalhar mais em conjunto com o FBI em caso de mau uso do Zoom. Saiba mais no twitter de Nico Grant. Veja reações as declarações no Bloomberg.


Reconhecimento Facial [alto astral]

A IBM não oferecerá, desenvolverá ou pesquisará mais tecnologia de reconhecimento facial

CEO da IBM diz que devemos reavaliar a venda da tecnologia para a aplicação da lei. Leia no The Verge.

O projeto Reconhecimentofacial.info busca informar sobre o que está acontecendo na América Latina

Mostrando os diferentes esforços em fazer um debate a partir de uma perspectiva crítica baseada nos direitos humanos. Saiba tudo em Reconocimiento Facial.

Proibir a vigilância biométrica em massa! [en]

A Comissão Européia de Direitos Digitais solicita à Comissão e aos Estados-Membros da União Européia que garantam que as tecnologias de reconhecimento facial sejam proibidas de forma abrangente, tanto na lei quanto na prática. Saiba tudo no European Digital Rights.


Feminismos

Como evitar que agressores tenham acesso ao seu celular

Em relações abusivas muitas vezes nossos celulares são usados pelos agressores para espionar e controlar nossas vidas. MariaLab preparou um super guia com dicas e orientaçãoes para ficarmos mais seguras!

Pesquisa Para Onde Vamos

O Instituto Marielle franco e o movimento Mulheres Negras Decidem, lançaram a pesquisa sobre o movimento de mulheres negras e seus caminhos. Veja o site!

Trolls pandêmicos

Os movimentos feministas, de mulheres e LGBTI+ devem ser vulcões em erupção nas ruas e nas redes. É o artigo da Revista Pikara sobre violência digital e suas facetas.

Women on web censurado na Espanha [en]

Este artigo compartilha detalhes técnicos e informações sobre a crescente censura na internet da Espanha em sites como o Women on Web. No blog Magma.

Projeto Chypher sex e gerenciamento de identidade

Para se proteger contra perseguição ou passeio, Eve criou uma identidade de trabalho completamente diferente que não pode ser conectada à sua oficial. Veja no CypherSex.

Guia de cuidados digitais para jornalistas feministas

Ferramenta construída pela Rede de Jornalistas Feministas da América Latina e Caribe. Na LATFEM.


Ação Direta e Não Violência [alto astral]

Táticas em tempos de distanciamento físico: exemplos de todo o mundo [en]

Este artigo coleta exemplos de táticas para épocas de distanciamento físico, alguns exemplos são de campanhas recentes outros nem tanto, mas fornecem um modelo para inspirar ações durante a pandemia. Veja no Commons Library

A pandemia global gerou novas formas de ativismo – e elas estão florescendo [en]

Veja dados sobre os vários métodos que as pessoas têm usado para expressar solidariedade ou para pressionar por mudanças no meio desta crise. Foi identificado quase 100 métodos distintos de ação não violenta. Leia e se inspire-se no The Guardian.


Novos Futuros [alto astral]

Felicidade

Felicidade está intimamente ligada com práticas de vida que somos possibilitados de ter. E se queremos ser feliz temos que passar pela reformulação desse sistema. Veja vídeo completo no canal Tempero Drag.

Monólogo do vírus “Eu vim parar a máquina cujo freio de emergência vocês não estavam encontrando”

Um texto do ponto de vista da Covid-19. Na Lundi.

100 dias que mudaram o mundo

Para a historiadora Lilia Schwarcz, pandemia marca fim do século 20 e indica os limites da tecnologia. No UOL.

O projeto “Rooted”

É uma vila virtual global que busca nos conscientizar sobre as nossas marcas de trauma e como podemos curar o corpo. É uma educação acessível e prática, por um lado, e radicalmente transformadora, por outro. Saiba mais no site oficial.


Cuidado Coletivo e autocuidado [alto astral]

Por que chamadas de vídeo nos esgotam. E como lidar com isso

Ferramentas como Zoom, Google Hangouts e Skype se tornaram fundamentais para o trabalho e a vida social durante a pandemia, mas acúmulo de atividades pode ser exaustivo. Matéria completa no Nexo Jornal.

Efeitos no cérebro: por que todo mundo está exausto de conversar por vídeo

Sentir-se exausto depois de uma longa conversa por vídeo é normal, e a exaustão é basicamente proporcional ao número de participantes da reunião. “Quanto mais gente para ouvir e observar, mais cansado nosso cérebro fica”… Saiba mais no UOL.


Arte e Jogos [alto astral]

Como os designers de moda estão superando a vigilância do reconhecimento facial [en]

A tecnologia de reconhecimento facial está se tornando cada vez mais difundida diariamente, e os governos estão encontrando novas aplicações em meio à pandemia de coronavírus. Assista no youtube.


Guias e Ferramentas [Alto Astral]

Doxxing: Mini guia para prevenção e redução de danos

Doxxing é a prática de pesquisar, coletar e divulgar publicamente na internet dados privados e informações públicas de uma pessoa ou organização como uma forma de intimidação e/ou exposição. Saiba mais como proteger seus dados, no blog do Gus.

F-Droid

Ainda usando play store? F-Droid é um catálogo instalável de softwares de código livre e aberto (FOSS) para a plataforma Android. O aplicativo facilita a busca e a instalação, além ficar de olho nas atualizações no seu dispositivo. Página do F-Droid.

Signal para além dos números de telefone [en]

Percebeu mudanças no seu signal recentemente? Armazenar acesso à seus contatos nos servidores da Signal abriria a possibilidade de não precisar associar a conta ao seu número de telefone, mas isso não era possível sem comprometer a privacidade adicional. E foi aí que surgiu a Secure Value Recovery. Saiba tudo no site Freedom of the Press Foundation.


Edital e Fellowship [alto astral]

Lista de fundos de financiamento

O consigno Dignity for All fez compilado de financiamento e financiadores que atuam com ações emergenciais a partir da crise do COVID-19. Veja no site da Akahata.

plugins premium WordPress