O uso da internet no Brasil cresceu entre 40% e 50%  durante a pandemia de Covid-19, segundo a  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a crescente necessidade de utilizar serviços online, percebemos com mais nitidez  como a tecnologia está presente em nossas vidas. No celular, computador, notebook ou tablet realizamos videoconferências, compras, procuramos qual o melhor caminho para chegar a um determinado local, guardamos nossos contatos, tiramos fotos, solicitamos auxílios, pagamos contas, criamos perfis em redes sociais. Quanto mais ficamos online e interagimos nas redes, também se torna mais fácil ficar exposto como nos identificamos e informações sobre nossos hábitos, gostos, opiniões e até nossos dados pessoais. Mesmo com tantas informações colocadas na rede, ainda realizamos poucas medidas para protegê-las.

Pensando nisso, a Escola de Ativismo  iniciou a #JuntesnaRede, uma Campanha de Cuidados Digitais. O objetivo é estimular o debate e divulgar produções de materiais sobre ferramentas e práticas de cuidados cotidianos para diminuir vulnerabilidades comuns e melhorar nossos usos das tecnologias.

Para nós os cuidados digitais fazem parte dos cuidados integrais e do autocuidado, assim ao longo de quatro meses, a campanha irá divulgar na página Cuidados Integrais e nas redes sociais da Escola de Ativismo informações em formatos de texto, infográficos, memes, stickers, podcasts sobre temas como senhas, plataformas de videoconferências, mensageiros, cuidados com o celular e backup.

Em maio, o primeiro mês da Campanha, o tema será senhas! Tão presentes em nossas vidas que não há um dia sequer que não tenhamos que criar, digitar, lembrar, atualizar (ou até recuperar) senhas! E que tal fazer novas senhas de forma segura e inspiradoras? Acesse a página ativismo.org.br/cuidadosintegrais e siga a hashtag #JuntesnaRede nas nossas redes sociais (Facebook e Twitter) para acompanhar todas as dicas.