A Escola de Ativismo realiza o Projeto MINA que, desde outubro de 2018, desenvolve apoio às ações coletivas para a promoção da dignidade e visibilidade das reivindicações das trabalhadoras sexuais cisgêneras, transexuais e travestis de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Em março de 2020 iniciamos a Jornada Izadora, um processo de aprendizagem em que os nove grupos formados por trabalhadoras sexuais executam projetos e ações de acordo com o tema escolhido pelas mesmas. Um destes é o  “Grupo Educação e Cultura”, formado pelas integrantes Adriana Perseguin, Amanda Rodrigues, Carolina Morais, Sthephanny Di Mônaco e Taís Leão, são mulheres cis e trans trabalhadoras sexuais. Com a chegada da pandemia, a Jornada teve que passar por adaptações do processo para os meios online. Devido a isso, essas participantes perceberam as suas próprias dificuldades, assim como das suas amigas e colegas de trabalha ao usar a internet e smartphones, principal instrumento para acessarem as redes sociais e sites. 

Consequentemente, compreenderam o desafio de identificar fake news e golpes, principalmente nesse contexto em que ficaram cada vez mais dependentes do acesso a internet para conseguir acessar o auxílio emergencial e para obter informações confiáveis sobre a COVID-19. Compreendendo essa realidade, o grupo Educação e Cultura realizou pesquisas e conversas sobre esses temas que resultou na elaboração e produção de uma cartilha intitulada “Fake e Verdades sobre o Coronavírus”. 

O objetivo da cartilha é explicar de forma didática o que é fake news, quais são as formas de identificar e de se prevenir para não divulgar ou acreditar em uma notícia falsa, além que explicar como ter cuidados com dados pessoais e o que fazer se compartilhou alguma fake. 

O material foi elaborado pelas integrantes do grupo com a colaboração no texto de Clara Luisa Oliveira, Iasminny Thábata Sousa Cruz, Isabelle Chagas, Karina Dias Gea e o design criado pela Paola Menezes. Outras ações do grupo sobre o assunto podem ser acessados no perfil do Instagram ou no site do Coletivo Clã das Lobas.

Para baixar a cartilha “Fake e Verdades sobre o Coronavírus” clique aqui.

plugins premium WordPress