Educafro, Instituto Marielle Franco, Mulheres Negras Decidem e Coalizão Negra por Direitos, com apoio do Pacto pela Democracia e uma série de outras organizações, estão convocando uma mobilização popular para pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aprovar a distribuição proporcional dos recursos eleitorais para candidaturas negras nas próximas eleições de 2020. É uma forma de ajudar a desmontar os mecanismos do racismo estrutural: neste caso, no processo eleitoral.

ENTENDA

Nas eleições de 2018, homens brancos eram 43% do total de candidatos e receberam 58,5% dos recursos dos partidos destinados às campanhas. Homens negros eram 26% e receberam 18%. Mulheres brancas alcançaram 18% dos recursos, compatível com o número de candidatas (também 18%). Mas as mulheres pretas (13% das candidaturas) tiveram direito apenas à metade: 6,7% dos recursos eleitorais.

No dia 30 de junho, o TSE colocou em votação o tema da distribuição proporcional dos fundos partidário e eleitoral e do tempo de propaganda eleitoral a candidatas e candidatos negros. Há 2 votos a favor da idéia, mas o ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo, o que pode atrasar a decisão e impedir que isso valha a partir das eleições deste ano.

A campanha pelas Eleições Antirracistas é para pressionar os ministros do TSE a concluir a votação o mais rápido possível de modo a garantir a distribuição proporcional já em 2020.

PARTICIPE AGORA

No site da campanha – clique aqui – você pode enviar um email diretamente aos ministros do TSE manifestando seu apoio à ideia.

Outra forma de apoiar é ajudar a ampliar a divulgação da campanha pelas mídias sociais, whatsapp, email etc, avisando as pessoas, chamando amigos e amigas.

Mais informações você encontra no site das Eleições Antirracistas.

plugins premium WordPress