Como usar o Signal

Passo a passo para configurar o aplicativo

O Signal é um aplicativo de mensagens instantâneas com boas opções de privacidade. Por ser um Software Livre, sua qualidade e segurança são publicamente auditáveis ou verificáveis e o desenvolvimento é acompanhado por uma comunidade de pessoas usuárias e desenvolvedoras. Ele está disponível para Android, iPhone, Mac, Windows e Linux.

Muitas pessoas apenas instalam o Signal e começam a usar, mas o que faz do aplicativo uma ótima opção de chat seguro, é, também, as configurações de segurança e privacidade que o aplicativo disponibiliza. Então, para utilizar o Signal com mais segurança, é importante configurá-lo.

Configurações em dispositivos Android (Signal versão 5.4.12)

Na tela principal clique no menu ⋮(as três bolinhas do lado direito da tela), e vá em Configurações.

[SMS e MMS]

 Na tela de configurações, certifique-se que a opção SMS e MMS esteja desligada. O Signal pode funcionar também como administrador de SMS do seu celular, protegendo suas mensagens SMS através do bloqueio do aplicativo. Como no Brasil o SMS não é uma opção popular para troca de mensagens, e gerenciá-las pelo Signal pode causar alguma confusão, desabilitar essa função pode ser o mais recomendado.

[NOTIFICAÇÕES]

 Voltando à tela de configurações, clique em Notificações.

Mensagens
 
Em Mensagens, clique em Exibir e escolha a opção Apenas nome ou Sem nome ou mensagem. Isso impede que o Signal mostre o conteúdo das mensagens nas notificações tanto na tela de menu inicial como quando celular está bloqueado.

[PRIVACIDADE]

 De volta a tela de configurações, clique em Privacidade.

Bloqueio de tela
É importante ativar a opção Bloqueio de tela. Isso significa que depois de um certo tempo aberto sem ser utilizado o aplicativo é bloqueado e só abre com senha. Assim, se alguém pegar seu celular, vai ter dificuldade para abrir o Signal e ler suas mensagens. Você pode configurar o tempo de espera para bloquear a tela. O ideal é que seja rápido. Após essas configurações, todas as vezes, ao abrir o Signal, o aplicativo vai pedir uma senha. Essa senha é a mesma que você usa para desbloquear seu celular, não é possível configurar uma senha diferente. Ele pode pedir também sua impressão digital, caso esteja cadastrada no seu celular. E fique esperte, se o seu celular não possui senha de bloqueio, é fundamental ativá-la!

PIN do Signal / Bloqueio de registro
O PIN mantém as informações armazenadas no Signal criptografadas, para que somente você possa acessá-las. Você pode utilizar o PIN também para acrescentar mais uma camada de segurança ao fazer login no Signal. Ou seja, para ativar o aplicativo em outro celular, além do código enviado por SMS, o Signal pedirá também o PIN. Isso torna mais difícil que outras pessoas tentem usar o aplicativo com o seu número de telefone em um outro dispositivo que não seja o seu, ou seja, clonar ou roubar sua conta do Signal. É importante guardar essa senha em um lugar seguro. Se por acaso você esquecer a senha e não tiver anotado, você não conseguirá fazer login em outro celular, caso mude de aparelho ou seja roubado.

Na mesma tela de configurações onde você habilita o PIN é possível ativar também a opção “Lembretes do PIN”, ao ativá-la o Signal passará a te solicitar esse PIN de tempos em tempos, te ajudando a memorizá-lo. Isso não impede nem atrapalha em nada seu acesso ao aplicativo, é apenas uma ajudinha mesmo para que você não esqueça o PIN.

[CHATS]

Voltando a tela de configurações, clique em Chats.

Backups de chat
Essa é uma configuração que muda de pessoa para pessoa. Quem acha necessário manter um backup das conversas, deve ativar a opção. Quem não acha necessário, deixa desativada. Mas quem ativar deve ter em mente que é necessário cuidar bem do Backup e da frase-chave que o Signal irá fornecer.

[DADOS E ARMAZENAMENTO]

 Voltando a tela de configurações, clique em Dados e Armazenamento.

Gerenciar armazenamento
Em gerenciar armazenamento, configure a opção Manter as mensagens. Você pode escolher quanto tempo quer que o Signal mantenha as mensagens no seu celular. Esta é uma decisão pessoal, mas quanto menos tempo você passar armazenando mensagens, menor será o seu histórico, e menor será o risco de ter suas mensagens expostas.

Configure também a opção Tamanho máximo da conversa, para manter sempre um histórico reduzido de mensagens no seu celular. Caso alguém tenha acesso indevido ao seu aparelho, não conseguirá ler todas as mensagens trocadas, apenas o número mínimo que você configurou. Repare que as duas opções são diferentes, uma diz respeito ao tempo de armazenamento das conversas, outra diz respeito ao tamanho.

É importante entender, no entanto, que essas configurações valem apenas para o seu celular, as pessoas com quem você conversa podem ainda guardar um histórico maior caso utilizem uma configuração diferente.

[MENSAGENS EFÊMERAS]

Para cada conversa e cada grupo é possível configurar Mensagens Efêmeras. Isso faz com que as mensagens se auto-destruam de todos os dispositivos envolvidos na conversa depois de um certo tempo passado da leitura da mensagem. Para configurar essa função a primeira coisa importante a saber é que não há como habilitá-la de uma só vez para todas as conversas, é preciso configurar separadamente cada um dos chats. Abra a conversa ou grupo que queira configurar , clique no menu da conversa ou grupo (as três bolinhas do lado direito da tela), e clique em Mensagens efêmeras. Escolha o tempo que deseja que as mensagens se auto-destruam. Configurar segundos ou minutos pode ser muito pouco tempo, mas pode ser bom para conversas muito sensíveis. 1 dia ou 1 semana pode funcionar como uma configuração padrão. A contagem em cada celular começa a partir do momento que a pessoa leu a mensagem em seu celular. Em grupos, ela só desaparecerá de todos os dispositivos envolvidos se todas as pessoas visualizarem a mensagem.

 

[CHAMADAS]

O Signal permite que você realize chamadas telefônicas, mais recentemente também passou a oferecer opções de chamada de vídeo, inclusive em grupos.

Na tela de configurações, escolhendo a opção Privacidade, você pode habilitar a função “Sempre reencaminhar chamadas”. Com essa função ativada, todas as suas chamadas serão encaminhadas através do servidor do Signal, evitando que seu endereço de IP seja revelado para seu contato. Essa opção cria uma camada de segurança no acesso a uma informação que pode ajudar a identificar você e sua localização, porém pode diminuir a qualidade em suas chamadas.

 

[SIGNAL DESKTOP]

Existe Signal para desktop, mas cuidado! Ele não possibilita a configuração de uma senha de proteção, e as mensagens são armazenadas no disco do seu computador, sem criptografia. Isso pode ser um problema se você não tiver senhas de acesso no computador ou um computador criptografado. Nesse caso, suas conversas ficam vulneráveis em caso de perda, apreensão ou roubo de seu computador.

plugins premium WordPress