Campanhas
Por uma internet sem limite de dados!
“Os provedores de serviços de Internet estão agindo como oligopólios abusivos quando estabelecem limites de dados. No Brasil, 85% de todas as conexões de internet fixas são controladas pela Telefonica (Vivo), pelo Grupo Oi e pela Telecom America (Claro / NET). Nos Estados Unidos, a Comcast e Charter tem cerca de 70% do mercado fixo de banda larga.” O Congresso brasileiro quer mudar o Marco Civil da Internet para adicionar o direito de se conectar sem limite de dados, limites que as operadoras (ISPs) querem impor. No Brasil, como em outros lugares, a lei diz que “o acesso à internet é essencial para a cidadania”.

Compartilhar não é crime!
Depois de Aaron Swartz e ‎Alexandra Elbakyan, o biólogo Diego Gómez foi processado por fazer o que várias pesquisadoras fazem: compartilhar informações, na Internet, com objetivos educacionais.

Últimas notícias da Espionagem no Brasil e no Mundo
Destaques: uso de câmeras em manifestações, nas ruas das cidades; implementação de malwares e trojans no celulares.

DESTAQUE: Norma sigilosa autoriza PM a filmar protestos e armazenar informações sobre manifestantes

Em Santiago (Chile), governo também procura implementar o reconhecimento facial nas câmeras para identificar possíveis ‘infratores’.

É malware! É espionagem no México!
Governo mexicano utiliza malware para infectar celulares e controlar o conteúdo das mensagens e das comunicações realizadas. Os principais alvos são jornalistas e ativistas, configurando grave censura e intimidação.

Na Alemanha, uma nova lei permite que a polícia invada mensageiros criptografados com o uso de trojans. Esse tipo de interceptação, patrocinada pelo Estado, é pior que um ataque de malware, já que invade os celulares, computadores e smartphones, podendo ativar microfones e armazenamento de dados, permitindo que se saiba quase tudo sobre a pessoa atacada. Afinal, o que é guardado nos dispositivos móveis? Fotos, SMS, contatos, e-mails, localizações, etc.

Selfie da Gol
Nem selfie, nem belfie! Privacidade é nosso direito.
Não use reconhecimento facial para fazer checkins!

Paraguai cria lei anti-spam depois de um grande desconforto popular em receber propagandas em mensagens de celular (sms), whatsapp, etc. Ainda assim, é uma lei parcial, pois não trata da proteção de dados pessoais, apenas das propagandas indesejadas em  dispositivos móveis.

OOPS Governo revela nome de agente da CIA (Duyane Norman) em agenda no Brasil.

Resistência
Redes de telefonia e Internet autônomas e comunitárias: conheçam os projetos Guifi net, Rhizomática e Alter Mundi

Trampo
02 vagas para pesquisadoras/es na Anistia Internacional, Rio de Janeiro:

Atualizações
Com a atualização do Debian, o gerenciador de senhas KeepassX passou a ler os arquivos de Keepass e com isso vai substituir plenamente o programa.

Dados sobre o uso de TOR no mundo
Infográfico mostra o uso da rede Tor por país

 

plugins premium WordPress