Bem-vinde ao Boletim de Notícias do Núcleo de Cuidados da Escola de Ativismo. ☺ ☻

Se você preferir ler isso no seu navegador, ou acessar os edições anteriores, clique aqui: https://ativismo.org.br/boletim

* Versión en español a continuación.

Resistências ♥

 

Manifestantes confrontam Ministro da Educação, Abraham Weintraub no Pará

O ministro foi abordado por ativistas em Alter do Chão no Pará. O grupo entregou a ele uma kafta, referência irônica ao episódio no qual ele errou a pronúncia do sobrenome do celebrado escritor Franz Kafka, chamando-o pelo nome da iguaria árabe. Veja o vídeo do Meteoro Brasil explicando os fatos. Veja matéria completa aqui!

Mapa da violência de gênero

Se a acentuada violência contra mulheres e pessoas LGBT+ no Brasil é problema amplamente conhecido, os dados por trás do fenômeno costumam ser acessíveis a poucos. A plataforma disponibiliza séries históricas das duas maiores bases de dados sobre violência do país. As múltiplas possibilidades de pesquisa a partir desse enorme volume de dados são acompanhadas por textos e visualizações sobre cada uma das 27 Unidades Federativas. Veja matéria completa aqui!

Para as pessoas trans, travestis, intersexo e NB que quiserem ingressar na área da tecnologia

Vídeo de Evelyn Mendes convidando pessoas LGBTQI+ a ingressarem na de tecnologia. Também convoca comunidades, pessoas e instituições que queiram ajudar com os processos de aprendizagem. Veja matéria completa aqui!

Notícias

 

Policiais interrompem reunião que planejava ato contra Bolsonaro em Manaus

“Eles disseram que estavam ali a mando do Exército Brasileiro. Conversamos com eles muito tranquilamente e deixamos claro que protestar é permitido no Brasil livre. E eles informaram que estavam ali cumprindo o papel deles”, relatou Cleber, afirmando que apesar da visita não ter tido violência, foi uma clara tentativa de intimidação. “No momento que vivemos, com o governo que está aí, a presença da polícia dentro de uma entidade sindical é uma óbvia intimidação”, argumentou o sindicalista. Veja matéria completa aqui!

STJ: Mantida decisão que obriga Google a quebrar sigilo de dados de usuários não identificados

Investigação apura suposto homicídio de um capitão da polícia militar de SE. Mantida a decisão, o Google terá de fornecer informações de pessoas próximas do local no horário do crime a pedido da autoridade policial responsável pelo inquérito, que determinou à Google Brasil Internet Ltda. o fornecimento das informações de conexão e de acesso a aplicações de internet (contas, nomes de usuário, e-mail e números de IP e de IMEI) das pessoas que estariam próximas ou no local do crime e utilizando os serviços da empresa durante o horário estimado do crime, entre 22h40 e 22h55. Veja matéria completa aqui!

Julian Assange, espionado 24 horas por dia

EL PAÍS tem acesso aos vídeos, áudios e relatórios que confirmam a espionagem a que foi submetido o ciberativista na embaixada do Equador no Reino Unido, onde permaneceu refugiado nos últimos sete anos. Documentos, vídeos e áudios mostram que a empresa de defesa e segurança privada espanhola Undercover Global S.L., encarregada de proteger a legação diplomática no Reino Unido entre 2012 e 2017, mandou seus homens captarem toda a informação possível do ciberativista, especialmente sobre seus advogados e colaboradores. Veja matéria completa aqui!

Coalizão Direitos na Rede repudia os 9 vetos de Bolsonaro à lei que cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados

As mudanças publicadas no dia 9 de julho 2019, no Diário Oficial da União, desrespeitam todo o acúmulo de debates entre parla

mentares e sociedade civil nos últimos dois anos, que resultou na construção do texto final da Medida Provisória 869/2018, aprovada em maio de 2019. No fim das contas prevaleceu o interesse econômico em detrimento da defesa dos direitos dos cidadãos. Veja matéria completa aqui!

Ferramentas do Google promete “conversas melhores”, mas silencia drag queens enquanto poupa racistas

O Perspective classifica em uma escala de 0% a 100% a probabilidade de um comentário ser tóxico – rude, desrespeitoso ou não razoável. A tecnologia foi treinada por usuários de internet que ranquearam comentários em uma escala entre “muito tóxico” e “muito saudável”. Os resultados, que ainda não foram divulgados na íntegra, mostram que, de maneira geral, os perfis das drag queens são considerados mais tóxicos do que os de supremacistas brancos: os primeiros chegam a 37,81% de toxicidade, enquanto o deles vai até 28,87%. Veja matéria completa aqui!

Artigos e Análises

 

Guerra, Choque, Destruição: o Brasil no Contexto do Novo Governo

Antes de tudo, o governo promove uma “agenda da morte”. Isso se manifesta nos mais diversos sentidos. No corte das políticas de solidariedade. Na liberalização total de agrotóxicos sabidamente nocivos para a saúde! No desmonte das políticas ambientais e no estouro do desmatamento. Ao colocar a responsabilidade da demarcação de terras indígenas com os ruralistas. No desmonte das históricas e premiadas políticas de DST-AIDS. Na tentativa de ampliar a posse e o porte de armas. Na celebração dos massacres das forças policiais por parte do presidente e também de aliados. Na nova lei de drogas. Nas intenções punitivistas num país que já embarcou no encarceramento em massa, inclusive na proposta de pacote “anti-crime”. No discurso de ódio em geral – contra professores, ativistas, jornalistas, ambientalistas, feministas, pessoas e coletivos fora das normas… Veja matéria completa aqui!

Bolsonaro, o ecocida

Na mente entrevada de Bolsonaro, contudo, as florestas tropicais são um estorvo. Para ele, os que desmatam são vítimas da “indústria das multas”. Por isso, proclama com orgulho que “está tirando o Estado do cangote de quem produz e investe”. Em outras palavras, “liberou geral”…

É preciso que todos nos organizemos numa grande frente de autodefesa socioeconômica e ambiental para deter a ruína final do país. Veja matéria completa aqui!

A função social da propriedade: pedra angular da Constituição Cidadã

O tema da propriedade como um direito sagrado é rechaçada desde Leon Duguit, em seu Traité de Droit Constitutionel, publicado em 1911. Hoje, mais de um século depois, volta a ser invocada como um direito absoluto, num contexto de realidade distópica, em que mentes autoritárias voltam a invocar a “sacralidade” para retirar do seio da sociedade direitos conquistados historicamente por lutas sociais. Veja matéria completa aqui!

Privacidade

 

Metrô de SP terá vigilância com reconhecimento facial

O futuro contrato terá o prazo de implantação de três anos e meio, a partir de sua contratação. O sistema, ainda em contratação, não tem o seu custo revelado, mas o valor de referência é de R$ 69 milhões. O Metrô espera ampliar seu parque de câmeras dos atuais 2.200 para 5.200. Veja matéria completa aqui!

As câmeras de segurança com reconhecimento facial em Copacabana, no Rio de Janeiro, identificaram incorretamente uma mulher, que foi detida por engano pela PM

Especialistas alertam para os potenciais riscos do emprego da tecnologia de reconhecimento facial. Pesquisadores já apontaram que algumas etnias têm mais chances de caírem em falsos positivos, especialmente mulheres negras.Na China, onde a tecnologia é utilizada amplamente, reportagens denunciam que o governo chinês tem reprimido a minoria muçulmana uigure. Veja matéria completa aqui!

Como o Facebook está patenteando as suas emoções

Ao criar uma conta ou logar na plataforma, você está compartilhando suas informações com a empresa. O uso dos dados pessoais sempre esteve descrito nos Termos de Utilização e na Política de Dados – para quem tivesse paciência de lê-los. Agora um estudo inédito revela que o uso de informações pessoais pode ir além. O Facebook tem tecnologias suficientes para saber o que estamos sentindo em cada momento que logamos na plataforma. E mais: a partir disso, pode moldar as nossas emoções em benefício próprio. Veja matéria completa aqui!

Procon notifica FaceApp, Apple e Google [pt,es,en]

As empresas deverão esclarecer a a políticas de coleta, armazenamento e uso dos dados dos consumidores que utilizam o aplicativo de celular. “Informações divulgadas na imprensa afirmam que a licença para uso do aplicativo contém cláusula que autoriza a empresa a coletar e compartilhar imagens e dados do consumidor, sem explicar de que forma, por quanto tempo e como serão usados. E ainda, essas permissões não estão disponíveis em língua portuguesa”, destacou a entidade em nota. Veja matéria completa aqui!

Hackers franceses ‘invadem’ robô de cozinha e encontram microfone oculto

Alexis Viguié e Adrien Albisetti são dois franceses que se dedicam à informática. Há alguns dias, um amigo lhes propôs um desafio: instalar um videogame no robô de cozinha vendido com a marca do supermercado Lidl. O aparelho se chama Monsieur Cuisine Connect. Mas, ao tentar hackear o dispositivo, encontraram algo que não esperavam: o robô de cozinha tinha um microfone oculto. Além disso, contava com um sistema operacional que não é atualizado desde outubro de 2017. Veja matéria completa aqui!

Feminismos

 

Debora Diniz: “O pacto narcísico de masculinidade do governo Bolsonaro”

O pacto narcísico de masculinidade que elegeu Bolsonaro começa a cambalear. Os heróis o abandonam ou pestanejam. De fofoca à homofobia, o fio narcísico é o mesmo – sem resposta para as urgências que assolam o país, como desemprego ou reforma da previdência, a retórica de Bolsonaro é só uma: mover o circo da masculinidade. Veja matéria completa aqui!

Família feminista

O podcast que acredita em igualdade de gênero e que a vida de todas nós fica mais completa sem padrões. Escute a matéria completa aqui!

Artes e Jogos

 

The female game designers fighting back on abortion rights [en]

Através de videogames, jogos de RPG live-action e documentários interativos, as desenvolvedoras estão desafiando a conversa em torno dos direitos reprodutivos.

O ano é 1972. Você faz parte de uma rede clandestina de feministas em Chicago que presta serviços de aborto ilegal (na época) a pessoas vulneráveis e grávidas com poucas opções. Apesar do risco de aprisionamento, e as formas pelas quais suas experiências pessoais nem sempre se alinham perfeitamente com seu ativismo, você persiste. O joso chama-se “The Abortionists”. Veja matéria completa aqui!

Home Office

Video do canal Tempero Drag fazendo uma leitura da precarização do trabalho e a perda de direitos dos trabalhadores e a relação das mesmas com a tecnologia. Veja matéria completa aqui!

A marca de uma mulher com má reputação

Vídeo sobre a opressão da mulheres e sífilis. Veja matéria completa aqui!

Guias e Ferramentas

 

Ataque massivo de assinaturas no OpenPGP

No final de Junho dois colaboradores do ecossistema OpenPGP comunicaram que os seus certificados OpenPGP foram praticamente inutilizados após um ataque contra os servidores de chaves da rede SKS. Se você utiliza o GnuPG para ler e enviar emails criptografados, é recomendado seguir os procedimentos abaixo. Veja matéria completa aqui!

Feministclickback [en]

O feministclickback foi fundado para apoiar organizações feministas a alcançar um público mais amplo por meio da otimização de mecanismos de busca e para aumentar a conscientização sobre atividades de extrema-direita em relação aos mecanismos de busca. Veja matéria completa aqui!

Segurança digital para jornalistas [en]

O projeto é uma fonte para jornalistas que se informar sobre segurança digital. O Repórteres Sem Fronteiras dá suporte a jornalistas de todo mundo em sua luta por liberdade de expressão. Produção de mídia pode ser ameaçado de diversas maneiras online, como vigilância da comunicação, bloqueio de conteúdo ou difamação de jornalistas em redes sociais. O  projeto disponibiliza guias sobe segurança digital, recomendação de ferramentas, modelos de ameaças individuais e conduz regularmente semninários sobre o assunto. Veja matéria completa aqui!

Edital

 

Derechos Digitales apresenta o Fundo de Resposta Rápida para proteção dos direitos digitais na América Latina

O fundo repassará pequenas quantidades de dinheiro a organizações e ativistas da sociedade civil enfrentando situações urgente. Veja matéria completa aqui!

[Versión en español]

Boletín #22

Bienvenido al boletín de noticias del Núcleo de Cuidados de la Escuela de Activismo. ☻

Resistencias ♥

 

Manifestantes confrontan al Ministro de Educación, Abraham Weintraub

El ministro fue abordado por activistas en Alter do Chão, Pará. El grupo le entregó una kafta, referencia irónica al episodio en el cual él confundió la pronunciación del apellido del celebrado escritor Franz Kafka, llamándolo por el nombre del manjar árabe. ¡Mira la materia completa!

Mapa de la violencia de género

Si la acentuada violencia contra mujeres y personas LGBT+ en Brasil es un problema ampliamente conocido, los datos sobre este fenómeno suelen estar accesibles para pocos. La plataforma pone a disposición series históricas de las dos más grandes bases de datos sobre violencia en el país. Las múltiples posibilidades de investigación a partir de este enorme volumen de datos están acompañadas por textos y visualizaciones sobre cada una de las 27 Unidades Federativas. ¡Mira la materia completa!

Para las personas trans, travestis, intersexo y NB que quieran ingresar en el área de la tecnología

Video de Evelyn Mendes invitando a las personas LGBTQI+ a ingresar en el área de tecnología. También convoca a comunidades, personas e instituciones que quieran ayudar con los procesos de aprendizaje. ¡Mira la materia completa!

Noticias

 

Policías interrumpen reunión de planificaba acto contra Bolsonaro en Manaus

“Ellos dijeron que estaban allí al mando del Ejército Brasileño. Conversamos con ellos muy tranquilamente y dejamos claro que protestar está permitido en un Brasil libre. Y ellos informaron que estaban allí cumpliendo su papel “, relató Cleber, afirmando que a pesar de que durante la visita no hubo violencia, fue un claro intento de intimidación. “En el momento que vivimos, con el gobierno que está ahí, la presencia de la policía dentro de una entidad sindical es una intimidación obvia”, argumentó el sindicalista. ¡Mira la materia completa!

STJ: Se mantiene la decisión que obliga a Google a romper el sigilo de datos de usuarios no identificados

Investigación determina el supuesto homicidio de un capitán de la policía militar de SE. Mantenida la decisión, Google tendrá que proveer informaciones sobre las personas cercanas al local en el horario del crimen a pedido de la autoridad policial responsable por la investigación, que determinó a Google Brasil Internet Ltda. la provisión de las informaciones de conexión y de acceso a aplicaciones (cuentas, nombres de usuario, e-mail y números de IP y de IMEI) de las personas que estaban cerca o en el lugar del crimen y utilizando los servicios de la empresa durante el horario del crimen, entre las 22:40 y 22:55. ¡Mira la materia completa!

Julian Assange es espiado las 24 horas por día

EL PAÍS tiene acceso a los videos, audios e informes que confirman el espionaje al que fue sometido el ciberactivista en la embajada de Ecuador en el Reino Unido, donde permaneció refugiado los últimos siete años. Documentos, videos y audios muestran que la empresa de defensa y seguridad privada española Undercover Global S.L., encargada de proteger la legación diplomática en el Reino Unido entre 2012 y 2017, mandó a sus hombres a captar toda la información posible del ciberactivista, especialmente sobre sus abogados y colaboradores. ¡Mira la materia completa!

Coalizão Direitos na Rede repudia los 9 vetos de Bolsonaro a la ley que crea la Autoridad Nacional de Protección de Datos

Los cambios publicados el día 9 de julio 2019, en el Diario Oficial de la Unión, no respetan todo el acúmulo de debates entre parlamentarios y sociedad civil los últimos dos años, que resultó en la construcción del texto final de la Medida Provisoria 869/2018, aprobada en mayo de 2019. Al final de cuentas prevaleció el interés económico en detrimento de la defensa de los derechos de los ciudadanos. ¡Mira la materia completa!

Herramientas de Google prometen “mejores conversaciones”, pero silencia drag queens mientras escatima racistas

Perspective clasifica en una escala del 0 % al 100 % la probabilidad de que un comentario sea tóxico – rudo, no respetuoso o no razonable. La tecnología ha sido entrenada por usuarios de internet que ranquearon los comentarios en una escala entre “muy tóxico” y “muy saludable”. Los resultados, que todavía no han sido publicados en su totalidad, muestran que, de manera general, los perfiles de drag queens son considerados más tóxicos que los de supremacía blanca: los primeros llegan al 37,81 % de toxicidad, mientras que el de estos últimos va hasta el 28,87 %. ¡Mira la materia completa!

Artículos y análisis

 

Guerra, Choque, Destrucción: Brasil en el Contexto del Nuevo Gobierno

Antes de todo, el gobierno promueve una “agenda de muerte”. Esto se manifiesta en los más diversos sentidos. En el corte de las políticas de solidaridad. ¡En la liberación total de agrotóxicos sabidamente nocivos para la salud! En el derribe de las políticas ambientales y en el estallido de la deforestación. Al colocar la responsabilidad de la demarcación de tierras indígenas con los ruralistas. En el derribe de las históricas y premiadas políticas de DST-AIDS. En el intento de ampliar la pose y el porte de armas. En la celebración de los masacres de las fuerzas policiales. En la nueva ley de drogas. En las intenciones de punición en un que ya embarcó en el encarcelamiento en masa, incluso en la propuesta del paquete “anticrimen”. En el discurso de odio en general– contra profesores, activistas, periodistas, ambientalistas, feministas, personas y colectivos fuera de las normas… ¡Mira la materia completa!

Bolsonaro, el ecocida

En la mente entenebrecida de Bolsonaro, no obstante, las florestas tropicales son un estorbo. Para él, los que deforestan son víctimas de la “industria de las multas”. Por eso, proclama con orgullo que “está retirando el Estado del cuello de quien produce e invierte”. En otras palabras, “liberó todo”…

Es necesario que todos nos organicemos en un gran frente de autodefensa socioeconómica y ambiental para detener la ruina final del país. ¡Mira la materia completa!

La función social de la propiedad: piedra angular de la Constitución Ciudadana

El tema de la propiedad como un derecho sagrado es rechazada desde Leon Duguit, en su Traité de Droit Constitutionel, publicado en 1911. Hoy, más de un siglo después, vuelve a ser invocada como un derecho absoluto, en un contexto de realidad distópica, en que mentes autoritarias vuelven a invocar la “sacralidad” para retirar del seno de la sociedad derechos conquistados históricamente por medio de luchas sociales. ¡Mira la materia completa!

Privacidad

 

Metro de SP tendrá vigilancia con reconocimiento facial

El futuro contrato tendrá un plazo de implantación de tres años y medio, a partir de su contratación. El sistema, todavía en proceso de contratación, no ha tenido su costo revelado, pero el valor de referencia es de R$ 69 millones. El Metro espera ampliar su parque de cámaras de 2.200 a 5.200. ¡Mira la materia completa!

Las cámaras de seguridad con reconocimiento facial en Copacabana, Rio de Janeiro, identificaron incorrectamente a una mujer, que fue detenida por engaño por parte de la PM

Especialistas alertan sobre los potenciales riesgos del empleo de la tecnología de reconocimiento facial. Investigadores ya apuntan que algunas etnias tienen más chances de caer en falsos positivos, especialmente mujeres negras. En China, donde la tecnología es utilizada ampliamente, reportajes denuncian que el gobierno chino ha reprimido a la minoría musulmana uigur. ¡Mira la materia completa!

Como Facebook está patentando sus emociones

Al crear una cuenta o ingresar a la plataforma, usted está compartiendo sus informaciones con la empresa. El uso de datos personales siempre estuvo descrito en los Términos de Utilización y en la Política de Datos – para quien tuviera la paciencia de leerlos. Ahora un estudio inédito revela que el uso de informaciones personales puede ir más allá. Facebook tiene tecnologías suficientes para saber lo que estamos sintiendo cada momento que ingresamos a la plataforma. Y es más: a partir de esto, puede moldear nuestras emociones en beneficio propio. ¡Mira la materia completa!

Procon notifica FaceApp, Apple y Google [pt,es,en]

Las empresas deberán aclarar la política de recolección, almacenamiento y uso de datos de los consumidores que usan la aplicación de celular. “Informaciones publicadas en la prensa afirman que la licencia para el uso de la aplicación contiene una cláusula que autoriza a la empresa a recolectar, compartir imágenes y datos del consumidor, sin explicar de qué forma, por cuánto tiempo y cómo serán usados. Y también, estos permisos no están disponibles en lengua portuguesa”, destacó la entidad en nota. ¡Mira la materia completa!

Hackers franceses ‘invaden’ robot de cocina y encuentran micrófono oculto

Alexis Viguié y Adrien Albisetti son dos franceses que se dedican a la informática. Hace algunos días, un amigo les propuso un desafío: instalar un videogame en el robot de cocina vendido con la marca del supermercado Lidl. El aparato se llama Monsieur Cuisine Connect. Pero, al intentar hackear el dispositivo, encontraron algo que no esperaban: el robot de cocina tenía un micrófono escondido. Además de eso, contaba con un sistema operacional que no ha sido actualizado desde octubre de 2017. ¡Mira la materia completa!

Feminismos

 

Debora Diniz: “El pacto narcísico de masculinidad del gobierno Bolsonaro”

El pacto narcísico de masculinidad que eligió a Bolsonaro comienza a temblar. Los héroes lo abandonan o pestañean. De chisme a homofobia, el hilo narcísico es el mismo – sin respuesta para las urgencias que asolan al país, como el desempleo o la reforma del fondo de pensiones, la retórica de Bolsonaro es solo una: mover el circo de la masculinidad. ¡Mira la materia completa!

Familia feminista

El podcast que cree en la igualdad de género y que la vida de todas nosotras es más completa sin estándares. ¡Mira la materia completa!

Artes y Juegos

 

The female game designers fighting back on abortion rights [en]

A través de videogames, juegos de RPG live-action y documentales interactivos, las desarrolladoras están desafiando la comunicación en torno de los derechos reproductivos.

El año es 1972. Usted hace parte de una red clandestina de feministas en Chicago que presta servicios de aborto ilegal (en esa época) a personas vulnerables y embarazadas con pocas opciones. A pesar del riesgo de presión, y las formas por las cuales sus experiencias personales no siempre se alinean perfectamente con su activismo, usted persiste. El juego se llama “The Abortionists”. ¡Mira la materia completa!

Home Office

Video del canal Tempero Drag haciendo una lectura de la precarización del trabajo y la pérdida de los derechos de los trabajadores y la relación de las mismas con la tecnología. ¡Mira la materia completa!

La marca de una mujer con mala reputación

Video sobre la opresión de las mujeres y la sífilis. ¡Mira la materia completa!

Guías y herramientas

 

Ataque masivo de firmas en OpenPGP

A fines de junio dos colaboradores del ecosistema OpenPGP informaron que sus certificados OpenPGP fueron prácticamente inutilizados después de un ataque contra los servidores de claves de la red SKS. Si usted utiliza GnuPG para leer y enviar emails encriptados, se recomienda seguir los procedimientos a continuación. ¡Mira la materia completa!

Feministclickback [en]

El feministclickback fue fundado para apoyar organizaciones feministas a alcanzar un público más amplio por medio de la optimización de los mecanismos de búsqueda y para aumentar la concientización sobre las actividades de extrema-derecha con relación a los mecanismos de búsqueda. ¡Mira la materia completa!

Seguridad digital para periodistas [en]

El proyecto es una fuente para que periodistas se informen sobre la seguridad digital. Repórteres Sem Fronteiras ofrece soporte a periodistas de todo el mundo en su lucha por la libertad de expresión. La producción de medios puede ser amenazado de diversas maneras online, como vigilancia de la comunicación, bloqueo de contenido o difamación a periodistas en redes sociales. El proyecto pone a disposición guías sobre seguridad digital, recomendación de herramientas, modelos de amenazas individuales y conduce regularmente seminarios sobre el asunto. ¡Mira la materia completa!

Edicto

 

Derechos Digitales presenta el Fundo de Respuesta Rápida para la protección de los derechos digitales en América Latina

El fondo repasará pequeñas cantidades de dinero a organizaciones y activistas de la sociedad civil que estén enfrentando situaciones urgentes. ¡Mira la materia completa!

plugins premium WordPress