* Versión en español a continuación.

Resistências

Lindo Levante
No final de 2018, foi lançada a plataforma Lindo Levante, versão em português de Beautiful Rising. Lindo Levante é um livro e caixa de ferramentas online escrito por e para ativistas do Sul Global que estão na linha de frente – principalmente jovens, mulheres, indígenas e pessoas LGBTQ+. A plataforma é colaborativa e pode ser alimentada por qualquer ativista que tenha uma boa história para compartilhar.

Autodefesa.org – A segurança digital é o oposto da paranóia!
O site apresenta ferramentas para a proteção da privacidade da sua comunicação e indica documentação e guias para auto-aprendizado sobre segurança digital.

Telefonia celular comunitária revoluciona as áreas indígenas de Oaxaca [Texto em espanhol]
Através do projeto “Telecomunicação Comunitárias Indígenas”, 5.000 pessoas de 67 comunidades do México desfrutam do serviço de “telefonia celular comunitária”, com serviços e valores sustentáveis. “A realidade nas comunidades agora interconectadas graças a esses sistemas mudou, porque permite autonomia nas comunicações e gera empregos nas comunidades.”

Notícias

As top 100 piores senhas de 2018 [Texto em inglês]
A listagem das 100 piores senhas vem recheada de informações e dicas sobre senha e segurança.

Bancada do PSL vai à China importar sistema que reconhece rosto de cidadãos
A bancada do PSL no Congresso Nacional irá apresentar em fevereiro um Projeto de Lei que define a  obrigação da implantação de tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos para auxiliar as forças de segurança pública no combate ao crime e captura de suspeitos ou foragidos.

Segurança terá regra mais dura para WhatsApp
Pela proposta elaborada pelo gupo de trabalho criado pelo presidente do Supremo e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) os aplicativos terão de seguir leis locais permitindo o monitoramento de ligações e mensagens quando a Justiça determinar. A proposta ainda prevê que as empresas provedoras de serviços de internet, redes sociais e de aplicativos de comunicação deverão ter sede ou representação em território nacional e obrigatoriamente atenderão às determinações que lhes forem dirigidas. A proposta prevê ainda a criação da figura do “cidadão colaborador”, como ocorre em diversos países, com a finalidade de incentivar o auxílio nas investigações.

‘O dia em que o cara que quis me destruir foi condenado a 41 anos de prisão’
 
O texto traz um resumo dos anos de perseguição e ameaças sofridos pela feminista blogueira Lola Aronovich por comunidades de homens brasileiros que se autointitulam MRAs (Men’s Rights Activists), ou defensores pelos direitos dos homens. Sim eles existem e são perigosos!

Artigos e Análises

Pequeno manual de conduta e resistência ao controle do discurso e da libido
“Convide alguém, porque estar junto e compartilhar amor é uma forma de  proteger os seus e de alimentar esperanças, conseguir força, redirecionar a libido”.

Investigando interações de aplicativos com o Facebook no Android [Texto em inglês]
A Privacy International tem investigado a proliferação de rastreamento de dados, corretagem e troca entre muitas empresas de tecnologia, tanto como seus principais negócios quanto serviços de valor agregado. Foi feito um relatório com dados que vários aplicativos Android transmitem para o Facebook, com consumidores que teêm ou não conta no Facebook, estando logados no Facebook ou não.
A Privacy International disponibilizou o relatório completo, incluindo análise jurídica, metodologia e respostas da empresa.

Privacidade

Prism Break
Site com diversos recomendações de softwares livres para para diferentes sistemas e dispositivos para fugir do monitoramento dos programas da Agência Nacional de Segurança (NSA). Entre as ferramentas tem chat, mapas, buscadores e navegadores. Dê uma olhada na lista e comece a substituir os softwares proprietários que não cuidam da sua privacidade.

Google+ vaza dados de 52 milhões de usuários e Google antecipa fim da rede social
Após falha de segurança do Google+ que expôs informações de mais de 500 milhões de usuário a empresa volta a comunicar um novo vazamento com informações de 52 milhões de usuários, antecipando assim o encerramento das atividades de Agosto de 2019 para Abril.

Facebook anuncia vazamento de fotos que afetou até 6,8 milhões de usuários
Mais um vazamento de dado dos usuários põe em cheque a competência da rede social em preservar a privacidade de seus usuários. Este novo vazamento expôs inclusive imagens que não chegaram a ser postadas.

Perfis de brasileiros em sites de paquera estão à venda na internet
Site oferece dados de milhões de pessoas por algumas centenas de dólares. Com apenas US$ 136, ativistas compraram um milhão de perfis com fotos e informações pessoais num site aberto, operando legalmente nos EUA. Qualquer pessoa com um cartão de crédito pode comprar pacotes com milhões de perfis por algumas centenas de dólares.

Dei US$ 300 para um caçador de recompensa, que localizou nosso celular [Texto em inglês]
A T-Mobile, Sprint e AT & T estão vendendo dados de localização de seus clientes. “Armado apenas com um número de telefone e algumas centenas de dólares, ele disse que poderia encontrar a localização atual da maioria dos telefones nos Estados Unidos.”

Facebook detecta risco de suicídio e ganha papel complexo de saúde pública
Não há tranparência do processo e avaliações compulsórias. Especialistas em saúde mental afirmam que a iniciativa pode causar danos, ao precipitar suicídios involuntariamente, ao compelir não suicidas a passar por avaliações psiquiátricas, ou ao gerar detenções ou trocas de tiros. A ascensão do Facebook como árbitro dos distúrbios mentais coloca a rede social em uma posição complicada, em um momento no qual ela está sendo  investigada por autoridades regulatórias por conta de deslizes quanto à  privacidade de seus usuários.

Os usuários de celulares Samsung estão perturbados ao descobrir que não podem excluir o Facebook de seus aparelhos [Texto em inglês]
Muitos usuários de telefones Android começaram a questionar o acordo da Samsung para vender telefones com uma versão permanente do Facebook. Os consumidores estão mais alertas sobre seus direitos digitais após revelações sobre as práticas de compartilhamento de informações do Facebook e o escrutínio elevado dos órgãos de coleta de dados on-line.E o Facebook não é a única empresa cujos aplicativos aparecem em smartphones por padrão, outros fabricantes de celulares e provedores de serviços, incluindo a LG Electronics, a Sony, a Verizon Communications e a AT & T, fizeram acordos semelhantes com fabricantes de aplicativos.

‘Deviam ter notado que perdi o bebê’: uma tocante crítica a anúncios do Facebook
A mãe de um bebê natimorto está cobrando que redes sociais repensem a forma como mapeiam o perfil e preferências dos usuários na distribuição de propagandas. Ela, então, escreveu para Facebook, Instagram,Twitter e Experion dizendo que: “Se eles foram espertos o suficiente para saber da gravidez, deveriam ter notado, também, que o seu bebê morreu.” E acrescentou que, mesmo após adotar as medidas de bloqueio de temas na sua conta do Facebook, continuou a receber anúncios sugerindo que considerasse adoção, o que era inadequado considerando as circunstâncias.

Arte

Jogo da Privacidade [Texto em inglês, tabuleiro e cartas em português, inglês e espanhol]
O Privacy Board Game é um jogo aberto, offline, extensível e de tabuleiro para explorar e analisar situações cotidianas na Internet e aprender a navegar com segurança usando boas práticas de segurança e privacidade online.  “Estamos trabalhando com educadores, designers e profissionais de marketing para criar um jogo de tabuleiro para todos que usam a Web para aprender a navegar usando boas práticas de segurança e privacidade on-line “.

Mídias

Os mais lidos de 2018 do Blogueiras Negras – O ano para ficar para a história
Uma lista dos 20 textos mais lidos do blog que reflete também um conjunto de pensamentos, assuntos e temas que são um reflexo da conjuntura brasileira. A lista diz muito sobre o trabalho, esforço coletivo de cada uma das autoras negras, em pensar, refletir e vencer o medo da escrita. Em se colocar no mundo a partir do seu ponto de vista a tecer linhas que completam o tecido do pensamento das mulheres negras brasileiras.

Política

Lições de South Park: Notícias falsas, extremismo e a economia da atenção
Nossa última eleição colocou como pauta urgente o entendimento de como se constrói a desinformação, influência e confiança para normatizar e espalhar discursos de ódio e violência através de mídias sociais e mensageiros instantâneos. Lorena Regattieri traz dados e apresenta a teoria da economia da atenção através da leitura desse episódio de South Park. O episódio não dá respostas, mas material para pensar como esse modo de  operar das empresas é baseado em algum nível nessa opacidade da mediação entre usuários e plataforma.

Sérgio Amadeu desenterra os fantasmas cibernéticos embutidos na MP 870, baixada por Bolsonaro: eles podem estar de olho em você.
Em denúncia da maior gravidade, o sociólogo Sérgio Amadeu  desvenda os riscos da Medida Provisória 870, de 2019, que permite, sem controle de qualquer órgão, a monitoração eletrônica e secreta de tudo:  pessoas, ONGs e movimentos sociais.

Acabou a mamata
Site de clipping com o propósito de não permitir que a história se perca nesses estranhos tempos de políticas líquidas.

Guias e Ferramentas

Fuzzify.me
A vasta quantidade de dados pessoais coletados sobre nós é cada vez mais usada para moldar nosso comportamento, nossos desejos e nossas necessidades, vide o escândalo do Cambridge Analytica e as últimas eleições.
 O fuzzify.me é uma extensão de navegador para o Firefox e o Chrome criada para confundir os perfis usados pelo algoritmo do Facebook para distribuir publicidade direcionada e a obter alguma transparência sobre como tudo isso funciona.

Detox de Dados
Quem é a terceira roda em sua vida amorosa digital? Guia rápido com alguns passos para diminuir sua exposição ao procurar romance na rede.

Melhore a sua segurança online com conselhos de especialistas por Citizen Lab [Texto em inglês]
Através de um fluxograma intuitivo o usuário responde algumas perguntas e obtém recomendações de segurança on-line personalizadas.

Guia Internet Segura – Para crianças, adolescentes, maiores de 60 anos e pessoas em geral!
Na Internet você pode fazer muitas coisas legais: conversar com amigos, jogar on-line, pesquisar para a lição de casa, ler livros, ouvir músicas e assistir a vídeos e filmes. Para aproveitar somente as coisas boas que ela tem a oferecer basta seguir algumas dicas que apresentaremos nos nossos desafios e guias!

Eventos

CryptoRave [Texto em português, espanhol e inglês]
Reserve a data: a CryptoRave 2019 acontecerá dia 3 e 4 de maio, em São Paulo.  Está aberto o Chamado de Propostas de Atividades da CryptoRave 2019 até 31 de março.
Leia aqui o Chamado de Propostas de Atividades da CryptoRave 2019!

Anúncio do evento da LAVITS e de seu chamado para trabalhos: VI Simpósio Internacional LAVITS
Salvador, 26-28 de junho, 2019
A Rede LAVITS (Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade), fundada em 2009, conta com membros de ao menos 14 instituições de quatro países latino-americanos (Brasil, Argentina, México e Chile) e um país europeu (Bélgica).
O tema do encontro será ASSIMETRIAS E (IN)VISIBILIDADES: VIGILÂNCIA, GÊNERO E RAÇA e acontecerá em Salvador entre os dias 26 e 28 de junho de 2019.

XV Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre
Diversas cidades do Brasil, 27 de abril, 2019
O FLISoL é o maior evento de disseminação de Software Livre na América Latina e destina-se a todos os tipos de público: estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, entusiastas e até mesmo pessoas que não têm muito conhecimento de informática.
Entrada gratuita.

[Versión en español]

Boletín #16

Resistencias

Lindo Levante
A fines de 2018, fue lanzada la plataforma Lindo Levante, versión en portugués de Beautiful Rising. Lindo Levantees un libro y una bandeja de herramientas onlineescrito por y para activistas del Sur Global que están en la línea de frente –principalmente jóvenes, mujeres, indígenas y personas LGBTQ+. La plataforma es colaborativa y puede ser alimentada por cualquier activista que tenga una buena historia para compartir.

Autodefesa.org – ¡La seguridad digital es lo opuesto de la paranoia!
La página web presenta herramientas para la protección de la privacidad de su comunicación y recomienda documentación y guías para el autoaprendizaje sobre seguridad digital.

Telefonía celular comunitaria revoluciona las áreas indígenas de Oaxaca [Texto en español]
A través del proyecto “Telecomunicaciones Comunitarias Indígenas”, 5.000 personas de 67 comunidades de México disfrutan del servicio de “telefonía celular comunitaria”, con servicios y valores sostenibles. “La realidad en las comunidades ahora interconectadas gracias a estos sistemas cambió, porque permite una autonomía en las comunicaciones y genera empleos en las comunidades”.

Noticias

Las top 100 peores contraseñas de 2018 [Texto en inglés]
La lista de las 100 peores contraseñas viene repleta de informaciones y consejos sobre contraseñas y seguridad.

Bancada de PSL va a China a importar un sistema que reconoce el rostro de los ciudadanos
La bancada del PSL en el Congreso Nacional presentará en febrero un Proyecto de Ley que define la obligación de la implantación de tecnología de reconocimiento facial en locales públicos para ayudar a las fuerzas de seguridad pública a combatir el crimen y la captura de sospechosos o fugitivos.

Seguridad tendrá regla más dura para WhatsApp
Por la propuesta elaborada por el grupo de trabajo creado por el presidente del Supremo y del CNJ (Consejo Nacional de Justicia) las aplicaciones tendrán que seguir leyes locales que permitan el monitoreo de llamadas y mensajes cuando la Justicia lo determine. La propuesta también prevé que las empresas proveedoras de servicios de internet, redes sociales y de aplicaciones de comunicación deberán tener sede o representación en territorio nacional y obligatoriamente responderán a las determinaciones que les sean dirigidas. La propuesta prevé también la creación de la figura del “ciudadano colaborador”, como ocurre en diversos países, con la finalidad de incentivar la ayuda durante investigaciones.

El día en que el tipo que quiso destruirme fue condenado a 41 años de prisión’
 
El texto presenta un resumen de los años de persecución y amenaza sufridas por la feminista bloguera Lola Aronovich por parte de comunidades de hombres brasileños que se autotitulan MRAs (Men’s Rights Activists), o defensores de los derechos de los hombres. ¡Sí, ellos existen y con peligrosos!

Artículos y análisis

Pequeño manual de conducta y resistencia al control del discurso y de la libido
“Invite a alguien, porque estar juntos y compartir amor es una forma de proteger a los suyos y de alimentar esperanzas, conseguir fuerza, redireccionar la libido”.

¿Usted tiene un deber moral de salir Facebook? [Texto en inglés]
En este artículo el filósofo S. Matthew Liao cuestiona la responsabilidad de los usuarios de continuar utilizando esta plataforma que ha sido usada para interrumpir las elecciones, diseminar propaganda y promover el odio.

Investigando interacciones de aplicaciones con Facebook en Android [Texto en inglés]
Privacy International ha investigado la proliferación de datos, corretaje e intercambio entre muchas empresas de tecnología, tanto como sus principales negocios como servicios de valor agregado. Se hizo un informe con datos que varias aplicaciones Android transmiten para Facebook, con consumidores que tienen o no cuenta en Facebook, estando conectados a Facebook o no.
Privacy International ha puesto a disposición el informe completo, incluyendo análisis jurídico, metodología y respuestas de la empresa.

Privacidad

Prism Break [Texto en español]
Página web con diversas recomendaciones de softwares libres para diferentes sistemas y dispositivos para huir del monitoreo de los programas de la Agencia Nacional de Seguridad (NSA). Entre las herramientas hay chat, mapas, buscadores y navegadores. Échele una mirada a la lista y comience a substituir los softwarespropietarios que no cuidan su privacidad.

Google+ filtra datos de 52 millones de usuarios y Google anticipa el fin de la red rede social
Después de la falla de seguridad de Google+ que expuso informaciones de más de 500 millones de usuarios la empresa vuelve a comunicar una nueva pérdida de informaciones de 52 millones de usuarios, anticipando así el fin de actividades de agosto de 2019 para abril.

Facebook anuncia fuga de datos de fotos que afectó a 6,8 millones de usuarios
Una fuga de datos más de los usuarios pone en riesgo la competencia de la red social con relación a la preservación de la privacidad de sus usuarios. Esta nueva fuga de datos expuso inclusive imágenes que no llegaron a ser publicadas,

Perfiles de brasileños en páginas web de encuentros están a la venta en internet
Página web ofrece datos de millones de personas por algunos cientos de dólares. Con apenas US$ 136, activistas compraron un millón de perfiles con fotos e informaciones personales en una página web abierta, operando legalmente en los Estados Unidos. Cualquier persona con una tarjeta de crédito puede comprar paquetes con millones de perfiles por algunos cientos de dólares.

Di US$ 300 a un cazador de recompensas, que localizó nuestro celular [Texto en inglés]
T-Mobile, Sprint y AT & T están vendiendo datos de localización de sus clientes. “Con apenas un número de teléfono y algunos cientos de dólares, él dijo que podría encontrar la localización actual de la mayoría de teléfonos en los Estados Unidos.”

Facebook detecta riesgo de suicidio y gana papel complejo de salud pública
No hay transparencia del proceso y evaluaciones compulsorias. Especialistas en salud mental afirman que la iniciativa puede causar daños, al precipitar suicidios involuntariamente, al obligar a no suicidas a pasar por evaluaciones psiquiátricas, o al generar detenciones o intercambio de tiros. La ascensión de Facebook como árbitro de disturbios mentales pone a la red social en una posición complicada, en un momento en el cual está siendo investigada por autoridades regulatorias por deslices cometidos con relación a la privacidad de sus usuarios.

Los usuarios de celulares Samsung están perturbados después de descubrir que no pueden excluir el Facebook de sus aparatos [Texto en inglés]
Muchos usuarios de teléfonos Android comenzaron a cuestionar el acuerdo de Samsung para vender teléfonos con una versión permanente de Facebook. Los consumidores están más alertas sobre sus derechos digitales después de las revelaciones sobre las prácticas de intercambio de informaciones de Facebook y el escrutinio elevado de los órganos de recolección de datos online. Y Facebook no es la única empresa cuyas aplicaciones aparecen ensmartphonespor interfaz estándar, otros fabricantes de celulares y proveedores de servicios, incluyendo LG Electronics, Sony, Verizon Communications y AT & T, hicieron acuerdos semejantes con fabricantes de aplicaciones.

“Deberían haber notado que perdí el bebé”: una conmovedora crítica a los anuncios de Facebook”
La madre de un bebé que tuvo muerte fetal está exigiendo que las redes sociales repiensen la forma de mapear el perfil y preferencias de los usuarios en la distribución de propagandas. Ella, entonces, le escribió a Facebook, Instagram, Twitter y Experion diciendo que: “Si ellos fueran lo suficientemente expertos para saber de su embarazo, deberían haber notado, también, que su bebé murió.” Y añadió que, aún después de adoptar las medidas de bloqueo de temas de su cuenta de Facebook, continuó recibiendo anuncios sugiriendo que considerase la adopción, que era algo inadecuado considerando las circunstancias.

Arte

Juego de la Privacidad [Texto en inglés, tablero y cartas en portugués, inglés y español]
Privacy Board Game es un juego abierto, offline, extensible y de tablero para explorar y analizar situaciones cotidianas en Internet y aprender a navegar con seguridad usando buenas prácticas de seguridad y privacidad online. “Estamos trabajando con educadores, designersy profesionales de marketingpara crear un juego de tablero para todos los que usan la Web para aprender a navegar usando buenas prácticas de seguridad y privacidad online“.

Medios

Los más leídos de 2018 de Blogueiras Negras – El año que quedará en la historia
Una lista de los 20 textos más leídos del blog que refleja también un conjunto de pensamientos, asuntos y temas que son una reflexión del contexto brasileño. La lista dice mucho sobre el trabajo, esfuerzo colectivo de cada una de las autoras negras, en pensar, reflexionar y vencer el miedo de la escritura. En ponerse en el mundo a partir de su punto de vista a tejer líneas que completan el tejido del pensamiento de las mujeres negras brasileñas.

Política

Lecciones de South Park: Noticias falsas, extremismo y la economía de la atención
Nuestra última elección puso como pauta urgente el entendimiento de cómo se construye la desinformación, influencia y confianza para normalizar y difundir discursos de odio y violencia a través de medios sociales y mensajeros instantáneos. Lorena Regattieri nos trae datos y presenta la teoría de la economía de la atención a través de la lectura de este episodio de South Park. El episodio no da respuestas, pero sí material para pensar como este modo de operar de las empresas está basado en algún nivel en esta opacidad de la mediación entre usuarios y plataforma.

Sérgio Amadeu desentierra los fantasmas cibernéticos embutidos en MP 870, bajada por Bolsonaro: ellos pueden estar de ojo en usted
En denuncia de la mayor gravedad, el sociólogo Sérgio Amadeu desvenda los riesgos de la Medida Provisional 870, de 2019, que permite, sin el control de cualquier órgano, el monitoreo electrónico y secreto de todo: personas, ONGs y movimientos sociales.

Se acabó la mamadera
Página web de clippingcon el propósito de no permitir que la historia se pierda en estos extraños tiempos de políticas líquidas.

Guías y herramientas

Fuzzify.me
La vasta cantidad de datos personales recolectados sobre nosotros es cada vez más usada para moldear nuestro comportamiento, nuestros deseos y nuestras necesidades, vea el escándalo de Cambridge Analytica y las últimas elecciones.
 fuzzify.me es una extensión de navegador para Firefox y Chrome creada para confundir los perfiles usados por el algoritmo de Facebook para distribuir publicidad dirigida y para obtener alguna transparencia sobre como todo esto funciona.

Detox de datos  [Texto en español]
¿Quién es la tercera rueda en su vida amorosa digital? Guía rápida con algunos pasos para disminuir su exposición al buscar un romance en la red.

Mejore su seguridad online con consejos de especialistaspor Citizen Lab [Texto en inglés]
A través de un diagrama intuitivo el usuario responde algunas preguntas y obtiene recomendaciones de seguridad onlinepersonalizadas.

Guía Internet Segura – ¡Para niños, adolescentes, mayores de 60 años y personas en general!
En internet usted puede hacer muchas cosas interesantes: conversar con amigos, jugar online, investigar el tema de las tareas de casa, leer libros, escuchar música y mirar videos y películas. ¡Para aprovechar solo las cosas buenas que esta ofrece basta seguir algunos consejos que presentaremos en nuestros desafíos y guías.

Eventos

CryptoRave [Texto en portugués, español e inglés]
Reserve la fecha: CryptoRave 2019 se realizará los días 3 y 4 de mayo, en São Paulo. Está abierto el llamado de propuestas de actividades de CryptoRave 2019 hasta el 31 de marzo.
Lea el llamado de propuestas de actividades de CryptoRave 2019.

Anuncio del evento de LAVITS y de su llamado para trabajos: VI Simposio Internacional LAVITS
Salvador, 26-28 de junio, 2019
La red LAVITS (Red Latinoamericana de Estudios sobre Vigilancia, Tecnología y Sociedad), fundada en 2009, cuenta con miembros de por lo menos 14 instituciones de cuatro países latinoamericanos (Brasil, Argentina, México y Chile) y un país europeo (Bélgica)
El tema del encuentro será ASIMETRÍAS E (IN)VISIBILIDADES: VIGILANCIA, GENERO Y RAZA y se llevará a cabo en Salvador entre los días 26 y 28 de junio de 2019.

XV Festival Latinoamericano de Instalación de Software Libre el 27 de abril de 2019 [Texto en español]
FLISoL es el mayor evento de diseminación de Software Libre en América Latina y se destina a todos los tipos de público: estudiantes, académicos, empresarios, trabajadores, empleados públicos, entusiastas y hasta personas que no tienen mucho conocimiento en informática.
Entrada gratuita.


plugins premium WordPress