Resistências

Nos tiraram tanto, que tiraram até mesmo o medo.
Em 2016, foram mortos 66 defensoras e defensores de Direitos Humanos no Brasil, de acordo com o Comitê Brasileiro de DDDH. Entre janeiro e agosto de 2017, 58 defensores foram assassinados.  Acreditamos no dever de defender os direitos humanos, civis e da natureza, e no direito de exercer politicamente esse papel.
É nesse contexto que Paulo Sérgio e Marielle Franco foram assassinados, por defender nossos direitos. Ele, em Barcarena, Pará. Ela, na cidade do Rio de Janeiro. Ele era líder comunitário e denunciava a atuação criminosa de uma mineradora norueguesa. Ela, vereadora eleita pelo PSOL, ousou denunciar ação criminosa da polícia e combater a militarização no RJ.
Não nos calaremos.
Organizações doaram US$ 3 milhões ao Fundo Baobá, instituição dedicada à luta pela igualdade racial no Brasil, a iniciativa se baseia no trabalho da vereadora Marielle Franco para ampliar a voz das mulheres negras e seu acesso ao poder no Brasil.

CryptoRave 2018!
Prepare-se, pois a programação está linda. E, como sempre, a Escola de Ativismo terá atividades voltadas para a análise de vigilância e técnicas de autodefesa para ativistas e defensores e defensoras de direitos humanos. Em breve soltamos nossas sessões para que você possa acompanhar. <3

Notícias, Artigos e Análises
O algoritmo é mais embaixo
“Foram 1406 horas de monitoramento no Facebook. O suficiente para saberem que eu não tenho religião, não frequento academias e prefiro roupas confortáveis a estilosas. Também fui classificada como extrovertida, aberta a mudanças, competitiva e levemente impulsiva. Encontraram desafetos e descobriram interesses. Nenhuma dessas informações foi cedida conscientemente.”

Digite o seu CPF, por favor.
Saiba que você sempre pode responder NÃO para esse pedido.
Ministério Público do Distrito Federal iniciou uma investigação para apurar se redes de farmácias do país estão repassando ou vendendo dados sigilosos de clientes, após exigir o CPF deles em troca de desconto. A suspeita é de que a lista de compra de cada consumidor esteja sendo divulgada para empresas de planos de saúde e de análise de crédito, em uma espécie de mercado paralelo.

Reconhecimento facial no metrô de São Paulo
Em breve, anunciantes da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo vão conhecer a reação das pessoas que observarem propagandas exibidas nas plataformas das estações Luz, Paulista e Pinheiros. A concessionária informou que serão instaladas “portas interativas digitais” na área de embarque e desembarque das três paradas da linha.

Nova lei permite governo dos EUA bisbilhotar sua vida com mais facilidade
Parece teoria da conspiração, mas não é: uma nova lei permite aos Estados Unidos requisitar dados e conteúdos de comunicações pessoais de qualquer lugar do mundo que utilizem serviços de empresas norte-americanas ou que operem no país.

Reconhecimento facial no metrô de São Paulo
Em breve, anunciantes da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo vão conhecer a reação das pessoas que observarem propagandas exibidas nas plataformas das estações Luz, Paulista e Pinheiros. A concessionária informou que serão instaladas “portas interativas digitais” na área de embarque e desembarque das três paradas da linha.

O exército de pinóquios
Como operam dez dos maiores sites de notícias falsas do país, pagos até com verba de gabinete para disseminar boatos

Qual o papel do Whatsapp na disseminação das fake news
‘Primeira camada’ das notícias falsas, aplicativo de mensagens não permite mensurar as informações que circulam nele. (…) Tecnicamente, muito do material que circula não poderia nem ser chamado de fake news. “Não é uma fabricação em forma de notícia, em site que parece noticioso”, avalia Francisco Brito Cruz, diretor do InternetLab. “Tem jeito de boato mesmo.”

Traficante é condenado após impressões digitais tiradas de foto do WhatsApp
Câmeras de smartphones estão ficando muito boas e isso tem ajudado a polícia. A polícia do País de Gales prendeu um traficante de drogas com base em uma mensagem de WhatsApp com uma foto da mão do traficante segurando várias pílulas. A foto deu um vislumbre de uma pequena parte das impressões digitais do criminoso (não da sua totalidade), mas os analistas forenses puderam usar esses trechos para confirmar que a identidade do traficante correspondia à de uma pessoa que era apontada como suspeita

Censura e bloqueio de Internet
O Telegram está proibido de operar na Rússia desde a semana passada, mas isso não impediu o aplicativo de continuar funcionando. O governo local decidiu ser mais taxativo e, na empolgação, acabou derrubando boa parte da internet no país ao bloquear IPs relacionados ao Google e à Amazon.

Marielle presente! Hoje e sempre!
Marielle Franco virou um símbolo internacional após seu assassinato no dia 14 de março de 2018. Com os olhos do mundo no Rio de Janeiro, todos estão perguntando: #QuemMatouMarielle? E por que? – Especial da Intercept sobre a investigação do caso da Marielle.

Intervenção militar no Rio de Janeiro
O que jovens da Maré pensam sobre a intervenção militar no RJ.

Anglo American e a violação de direitos humanos
Agressões, vigilância, desemprego, perseguição e isolamento: como vivem os moradores que enfrentam a gigante da mineração

O Agro é pop, mas também mata
Preparem-se. A Era dos Massacres no campo está de volta. E, se não fizemos nada, ela veio para ficar.

De arma na cintura, agronegócio tenta expulsar comunidades tradicionais do Cerrado
“Eu fingi que não ouvi. Então, eles sacaram a arma e começaram a atirar contra mim”, lembra Ednaldo Lopes, morador da zona rural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia.

Guias e Ferramentas
O autocuidado como estratégia política
Trabalhar sob a perspectiva do autocuidado não só permite a sustentabilidade dos movimentos sociais, mas também constitui uma postura ético-política que envolve a análise das práticas de trabalho e das relações estabelecidas em nível pessoal e coletivo.

Chamadas
Camp Serrapilheira
Com a chamada pública, o instituto quer identificar iniciativas que proponham abordagens inovadoras de assuntos pertinentes à ciência, que busquem incentivar a formação científica de jovens brasileiros e formar pessoas capazes de analisar evidências e compreender o método científico. Os objetivos da Chamada Pública são: mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto. Prazo: 30 de maio.

Trampos
CGY CONTRATA ASSESSOR JURÍDICO
A CGY, associação organizada sob os usos e costumes próprios do povo Guarani e que congrega mais de 300 comunidades no sul e sudeste do Brasil, está contratando Assessorx Jurídicx. Candidaturas até 04 e maio.

plugins premium WordPress