Como uma senha mudou minha vida

Os seguintes eventos ocorreram entre ☹ e ☺

Como ela pôde fazer uma coisa dessas comigo?” dizia uma voz na minha cabeça. O tempo todo. Todo dia.
 
Voltando a 2011, quando tudo tinha degradê e os ícones do iOS estavam na moda, eu estava afundado em uma forte depressão causada pelo meu divórcio. Felizmente, acredito que fui esperto o suficiente (e tive pessoas incríveis ao meu redor) para encontrar formas de voltar para a superfície.
 
Um dia, entro no escritório e começo meu dia diante da tela do computador. Tudo ia bem, até que vi essa mensagem:

Sua senha expirou.
Clique em ‘Mudar senha’ para mudar sua senha.

Começo a respirar de forma pesada. Encaro a seta do mouse.  Leio a mensagem idiota na minha mente com uma voz de avô rabugento: A senha expirou.
 
No meu local de trabalho, o servidor está configurado para pedir a milhares de empregados ao redor do planeta que mudem suas senhas. A cada 30 dias.

Isso que é irritante: O servidor nos obriga a usar, pelo menos, uma letra MAIÚSCULA,  um caractere alfabético minúsculo, um símbolo e um número. Ah, e a coisa toda não pode ter menos de 8 caracteres. Além disso, também não posso usar nenhuma das senhas que usei nos últimos 3 meses.

Eu estava furioso naquela manhã. Terça, 9:40 da manhã. – Fazia tanto calor que meu corpo já estava todo suado, mesmo tendo acabado de chegar no trabalho. Eu estava atrasado. Ainda estava usando meu capacete. Acho que esqueci de tomar café da manhã. Minha boca estava com gosto de cigarro. Eu precisava terminar coisas antes da reunião das 10h, e o que tinha diante de mim era uma enorme perda de tempo.

Lá estava ele… o campo em branco com o cursor pulsando, esperando que eu digitasse uma senha que teria que redigitar pelos próximos 30 dias. Várias vezes durante o dia.

Deixando a frustração de lado, me lembrei de uma dica do meu antigo chefe, Rasmus. De alguma forma, ele construía suas senhas combinando listas de coisas que ele precisava fazer, então pensei em usar uma versão melhorada desse método.

Vou usar uma senha para mudar minha vida.

Era óbvio que, naquela época, com meu humor e estilo de vida, eu não conseguia me concentrar em resolver as questões da minha vida. Obviamente eu tinha claros indícios do que precisava fazer – ou precisava alcançar – para retomar o controle da minha vida, mas muitas vezes não prestamos atenção a essas pistas.

Minha senha, então, se tornou um indicador. Ela me lembrava que eu não deveria me fazer de vítima diante de minha recente separação, e que sou forte o suficiente para fazer algo a respeito.

Minha senha passou a ser: “Perdoe@3la

Durante minha reunião, fiquei pensando no que eu havia acabado de fazer. Um sorriso bobo se desenhou no meu rosto.

No resto da semana, precisei digitar essa senha várias vezes por dia. Toda vez que a tela do meu computador bloqueava. Toda vez que a foto dela aparecia no protetor de tela. Toda vez que eu voltava do almoço sozinho.

Na minha cabeça, eu repetia o mantra de que eu não havia apenas digitado uma senha. Na minha cabeça, eu estava lembrando a mim mesmo de que deveria “Perdoá-la”.

Essa simples ação mudou a forma como eu passei a encarar minha ex-mulher. O lembrete constante de que eu deveria perdoá-la me levou a aceitar a forma como as coisas aconteceram no fim do casamento, e a abraçar uma nova maneira de lidar com a depressão que me afogava.

Nos dias seguintes, meu humor melhorou drasticamente. Ao fim da segunda semana, percebi que a senha tinha se tornado menos poderosa, e começado a perder seu efeito. Uma rápida lembrança do ‘mantra’ me ajudou. Eu pensava comigo mesmo que eu a perdoava sempre que digitava a senha, todas as vezes. O efeito de cura voltou quase imediatamente.

Um mês depois, o querido servidor do trabalho me pediu novamente para renovar a senha. Pensei qual seria a próxima coisa que eu deveria fazer.

Criei a seguinte senha: P4redefumar@paras3mpre 

E adivinhe o que aconteceu? Eu não estou brincando. Parei de fumar da noite para o dia.

Tenho várias testemunhas que não acreditavam como eu tinha conseguido. Eu já havia tentado livros, cigarros eletrônicos, adesivos, etc. Nada tinha funcionado, até usar esse truque.

Foi uma senha dolorosa de digitar durante o mês, mas me ajudou a gritar comigo mentalmente enquanto digitava a afirmação. Isso me motivou a seguir um objetivo mensal.

Um mês mais depois, minha senha se tornou Economiz3paraviajar@tailandia

Adivinhe onde eu estava 3 meses depois?
Tailândia.
Com minhas economias.
Obrigado, senha.

Vendo como esses lembretes me ajudavam a materializar meus objetivos, segui motivado e empolgado. Mas confesso uma coisa: É difícil decidir a próxima meta. Às vezes, é difícil identificar o que precisamos mudar, ou qual rumo devemos tomar.

Certifique-se de que seus objetivos são realistas, e evite ser sonhar alto demais ao escrevê-los. É importante construir uma métrica em torno do seu objetivo, de modo que você possa medir o sucesso ao longo do caminho. Por exemplo, se você está na caça por um trabalho melhor, não use coisas como Sej@oNumero1! ao invés disso use Arrase@LinkedIn! E use as novas conexões, grupos e o número de currículos enviados como uma métrica para validar seus esforços rumo a um novo emprego. Ser o número um é ótimo, mas ser capaz de mensurar onde você está e onde você está indo é importante, especialmente quando há um grande espaço entre esses dois pontos.

Mas então, por que esse truque funciona? Basicamente, uma senha permite que você acesse um espaço seu no mundo digital. Ou seja, permite que você desbloquei o computador, mande um e-mail para alguém. Essa sensação de pequenas realizações, ou essa ideia de que “meu mantra me ajuda a realizar as coisas”  pode construir uma dinâmica que o motiva a se manter focado em realizar seus objetivos mensais. É um pequeno hábito que tem um poder transformador.

Funcionou para mim. Tenho certeza de que funcionará para você.

Foi assim que aprendi que eu posso realmente mudar minha vida, se eu seguir os passos corretamente. Continuei fazendo isso repetidamente mês após mês, com ótimos resultados.

Aqui está uma lista resumida das minhas senhas nos últimos 2 anos. Para você ter uma ideia de como minha vida mudou graças a esse método:

  • Perdoe@3la ← Para minha ex-mulher, que começou tudo isso. 
  • P4redefumar@paras3mpre ← Funcionou. 
  • Economiz3paraviajar@tailandia ← Funcionou. 
  • Coma2vezes@dia ← Nunca funcionou, ainda gordo. 
  • Durma@antesdas12 ← Funcionou. 
  • Chameela@sair ← Funcionou. Me apaixonei de novo. 
  • Sembeber@2meses ← Funcionou, me sinto ótimo! 
  • Morar@junt4s ← Funcionou. 
  • Adote1@gato! ← Funcionou. Temos um gato lindo. 
  • Facetim3mae@domingos ← Funcionou. Falo com minha mãe toda semana. 

E a do mês passado:

  • Enc0mizepara@alianca ← Sim. A vida vai mudar de novo, em breve.

Ainda espero ansiosamente o início de cada mês, quando posso mudar minha senha para algo que me motive a focar em alguma coisa que quero fazer.

Este método tem funcionado para mim de forma consistente, pelos últimos 2 anos, e já o compartilhei com amigos próximos e parentes. Não acho que tenha proporcionado uma mudança drástica em meus pequenos hábitos, mas teve um grande impacto na minha vida. Por isso pensei em compartilhar com todos vocês.
 
Faça uma tentativa! Crie senhas como se fossem metas, e com a mentalidade e a atitude corretas você irá mudar a sua vida!
 
Lembre-se: para maior segurança, tente criar senhas mais complexas. Adicione símbolos ou números, construa senhas longas, e embaralhe um pouco o início ou o fim da frase. S3guranca_em_Pr1meiro_lugar!
 
Passe a dica para quem possa precisar.

PS: Ela disse sim!

plugins premium WordPress