Comboio: Programa formativo em transição energética para pessoas comunicadoras abre inscrições
Bem-vinda, Bem-vinde, Bem-vindo!
Justiça Climática não é opção: é a flecha que guia a resistência e o futuro. Por isso, acreditamos que só é possível uma transição energética justa acontecer se ela for inclusiva, conduzida e protagonizada pelas mãos de todo mundo.
Não adianta trocar energia gerada por petróleo pela gerada pela energia eólica, se ela devasta comunidades tradicionais e a biodiversidade. Não basta eletrificar sem pensar nos impactos da mineração nos povos. E daqui parte o Comboio.
O Comboio é um programa formativo online para pessoas comunicadoras que buscam unir suas vozes e aprimorar seus conhecimentos sobre transição energética justa e popular enquanto transformam saber em prática e prática em novas narrativas potentes. Será uma jornada de aprendizado e produção de conhecimento e divulgação sobre os desafios, dilemas e oportunidades que envolvem a agenda da transição energética justa através de lentes como a eletrificação, a mobilidade e o transporte de cargas.
Ao longo de outubro de 2025 até janeiro de 2026, durante 4 meses, os participantes farão um percurso de criação de narrativas e elaboração de práticas, nos moldes de uma redação de produção de conteúdo, associado à aulas teóricas que visam fornecer um panorama crítico, analítico e baseado em evidências sobre transição energética justa, crise climática, transportes, mobilidade, mineração e temas ainda pouco explorados como eletrificação da frota de caminhões pesados.
O processo formativo irá envolver os participantes em um percurso de criação de narrativas e elaboração de práticas, nos moldes de uma redação de produção de conteúdo, associado à aulas teóricas que visam fornecer um panorama crítico, analítico e baseado em evidências sobre transição energética, crise climática, transportes, mobilidade, mineração, eletrificação da frota de caminhões pesados e boas práticas comunicacionais.
A carga horária prevista do curso é de 6 horas semanais, incluíndo teoria, prática e muito aprendizado.
O programa conta com uma bolsa para os aprovados no valor de R$1.200 reais mensais para garantia da dedicação das pessoas participantes e aulas de inglês focada na temática do curso.
Nesta edição, serão selecionadas 10 pessoas comunicadoras que atuam com produção de conteúdo para redes sociais e produção de textos e tenham vontade de aprender mais sobre transição energética e contar histórias e construir novas narrativas a partir de uma perspectiva ativista, territorializada e crítica sobre transição energética.
Sobre a Escola de Ativismo
O Comboio é uma Iniciativa da Escola de Ativismo.
A Escola de Ativismo é um coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.
O coletivo é formado por um grupo multidisciplinar de ativistas, que se organiza de maneira distribuída e não hierárquica, por meio de princípios orientadores em diversas regiões do Brasil.
Esse programa é para mim?
Você atua como comunicador em um veículo ou canal? Cria e divulga saberes, tecnologias sociais, conteúdos informativos ou atua em redes ou coletivos? Você tem interesse em saber mais sobre transição energética e crise climática? Em se conectar com outras pessoas comunicadoras e profissionais da áreas para socializar histórias, trajetórias, vivências e aprendizagens?
A formação tem o objetivo de contribuir para a formação de comunicadores em todo o país, além da articulação de redes e produção de materiais. Se você enxerga sua vida nesse percurso, esse programa é para você.
Você pode estar num começo de jornada na comunicação ou com uma carreira mais estabelecida, o importante é que esteja vinculado à organizações e/ou coletivos de comunicação ou produza conteúdo para redes sociais.
É essencial que os participantes tenham 6 horas disponíveis por semana para às atividades do programa, como aulas e momentos coletivos, além de tempo para se dedicar à criação e estudo. Possivelmente as atividades irão ocorrer das 19h às 21h (Horário de Brasília) em ao menos dois dias por semana.
Se você é uma pessoa que:
– Compreende o que é a mudança Climática e deseja aprofundar os conhecimentos em temas relacionados à crise climática, transição energética, boas práticas comunicacionais, eletrificação, transporte e mobilidade;
– Faz parte de comunidades e territórios atingidos por problemáticas provenientes da poluição, mineração, empreendimentos energéticos, indústria petroleira, agronegócio e que queiram fazer parte da elaboração de soluções para essas questões;
– É comprometida com o antirracismo, anti-LGBTQIAPN+fobia, anticapacitismo, o combate ao machismo e às demais formas de opressão;
Tenha criatividade e vontade de produzir materiais que tragam novos olhares e narrativas para novos problemas e velhas questões;
– Tenha senso crítico e esteja aberta a pautar a temática de transição energética justa e popular em seus coletivos, veículos, meios de comunicação e perfis em redes sociais
– Esteja disposta à entrar numa jornada de aprendizagem que envolva participação e curiosidade, buscando sempre colaborar com participantes diversos de todo o país;
O Comboio tem um compromisso com a diversidade e por isso incentivamos que pessoas negras, de comunidades tradicionais, mulheres, jovens e povos LGBTQIAP+ se inscrevam no processo seletivo.
Como eu faço para me inscrever?
Para se inscrever acesse o formulário, clicando aqui.
As inscrições vão até meia-noite do dia 21/09/2025.
Se tiver qualquer dúvida pode escrever para contato@ativismo.org.br
Resumindo
O que é? É o Comboio – Programa em transição energética para comunicadores e jornalistas
Quanto custa? Nada!
Quanto você vai receber de apoio? Bolsa: R$ 1200 por mês por quatro meses
A formação é focada em que? Transição energética justa e popular, transportes pesados, mobilidade, eletrificação de frota, mineração, salvaguardas
ambientais.
Qual a carga horária? 6 horas semanais
Quais os resultados esperados? Aprendizagens sobre transição energética, criação de redes, produção de materiais para redes sociais e site.
Tá, mas quando? Entre outubro de 2025 e janeiro de 2026!
E o link do formulário? Tá aqui!
Cronograma
Período de Inscrições: 09 até 21 de setembro
Contato com pessoas selecionadas: 26 de setembro
Período do programa: 29 de setembro até 31 de janeiro (com recesso).
Divulgação dos conteúdos online: à combinar em conjunto com a Escola de Ativismo




