A troca de mensagens instantâneas pelo celular é tão natural no cotidiano que às vezes esquecemos do básico: saber se o aplicativo que usamos para conversar é seguro. O Signal possui vantagens se comparado com alguns outros mensageiros e é usado predominantemente por pessoas que se preocupam com segurança online. Que tal entender mais sobre a plataforma que tem a privacidade como prioridade e começar a se comunicar de forma mais segura?
O Signal é um aplicativo móvel desenvolvido pela Signal Messenger LLC e oferece serviço de envio de mensagens instantâneas e chamadas protegidas com um protocolo de criptografia extremamente seguro. O aplicativo é um software livre, possui configuração para sigilo telefônico, possibilita a autenticação de chaves, permite o uso de PIN e autenticação em dois fatores além de possuir a configuração de autodestruição de mensagens para chats privados e grupos.
O aplicativo é gratuito, fácil de usar e está disponível tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. Também existe versão desktop para Windows, Mac e Linux. Para aderir, tudo o que precisa é de um número de telefone. Veja abaixo o passo a passo.
Além da privacidade, a plataforma conta com todos os recursos que de outros mensageiros, como chamadas de vídeo e áudio, stories, multimídia, conversas em grupo e mensagem temporária.
A criptografia de ponta a ponta do Signal é sólida e mantém as conversas totalmente privadas. Por oferecer privacidade e baixíssima (quase nula) possibilidade de invasões, a recomendação é que ativistas, comunicadores e defensores de direitos humanos que trabalham com informações sensíveis e confidenciais ou apenas pessoas querendo mais privacidade nas suas comunicações utilizem o Signal. Mesmo que não abandone outro aplicativo (WhatsApp, Telegram ou outro), uma opção é usar o canal mais seguro em conversas que possam oferecer algum tipo de risco.
O Tecnorgânico (Rafael Ramires), educador popular em Letramento Digital, Segurança da Informação e Computação no coletivo InfoCria e pesquisador em Humanidades Digitais afirma que a indicação de Signal para ativistas vem da própria utilização do app pelos ativistas mais procurados do mundo.
“Isso indica que é um ótimo lugar para trocar mensagens sem correr o risco de ser rastreado. Para se ter uma ideia, a criptografia ponto-a-ponto utilizada no aplicativo mais usado foi implementada pela organização que criou o Signal, ou seja, a ferramenta é referência em segurança até mesmo para o aplicativo mensageiro mais popular no Ocidente”, explicou.
O Signal, assim como os outros aplicativos de mensagem, vem se atualizando e já possui todos os recursos e as funcionalidades necessárias, se mostrando uma plataforma completa.
“Além da segurança, o canal vem incluindo outras funções presentes também em seus concorrentes, como os status, que no Signal chamam-se stories. Por ele você pode mandar e receber figurinhas à vontade, criar grupos, ligar por vídeo ou áudio e diferente das demais plataformas, tudo isso é feito de forma criptografada, e em alguns casos, como nos grupos e mensagens privadas, suas mensagens sequer são identificadas pelos servidores do Signal”, disse o especialista em segurança digital.
Mas não é só baixar e começar a usar. O que faz do aplicativo uma ótima opção de chat seguro, são as configurações de segurança e privacidade que o aplicativo disponibiliza. Então, para utilizar o Signal com mais segurança, é importante configurá-lo. Veja aqui um passo a passo para configurar o aplicativo.