Pesquisar

Troca de mensagens: entenda o que faz do Signal a opção de aplicativo mais segura para ativistas

Conheça as funcionalidades da plataforma que tem como prioridade a privacidade dos usuários.

Montagem com imagens do Signal – divulgação

Foto: Divulgação

 

A troca de mensagens instantâneas pelo celular é tão natural no cotidiano que às vezes esquecemos do básico: saber se o aplicativo que usamos para conversar é seguro. O Signal possui vantagens se comparado com alguns outros mensageiros e é usado predominantemente por pessoas que se preocupam com segurança online. Que tal entender mais sobre a plataforma que tem a privacidade como prioridade e começar a se comunicar de forma mais segura?

O Signal é um aplicativo móvel desenvolvido pela Signal Messenger LLC e oferece serviço de envio de mensagens instantâneas e chamadas protegidas com um protocolo de criptografia extremamente seguro.  O aplicativo é um software livre, possui configuração para sigilo telefônico, possibilita a autenticação de chaves, permite o uso de PIN e autenticação em dois fatores além de possuir a configuração de autodestruição de mensagens para chats privados e grupos.

O aplicativo é gratuito, fácil de usar e está disponível tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. Também existe versão desktop para Windows, Mac e Linux. Para aderir, tudo o que precisa é de um número de telefone. Veja abaixo o passo a passo.

Além da privacidade, a plataforma conta com todos os recursos que de outros mensageiros, como chamadas de vídeo e áudio, stories, multimídia, conversas em grupo e mensagem temporária. 

A criptografia de ponta a ponta do Signal é sólida e mantém as conversas totalmente privadas. Por oferecer privacidade e baixíssima (quase nula) possibilidade de invasões, a recomendação é que ativistas, comunicadores e defensores de direitos humanos que trabalham com informações sensíveis e confidenciais ou apenas pessoas querendo mais privacidade nas suas comunicações utilizem o Signal. Mesmo que não abandone outro aplicativo (WhatsApp, Telegram ou outro), uma opção é usar o canal mais seguro em conversas que possam oferecer algum tipo de risco.   

O Tecnorgânico (Rafael Ramires), educador popular em Letramento Digital, Segurança da Informação e Computação no coletivo InfoCria e pesquisador em Humanidades Digitais afirma que a indicação de Signal para ativistas vem da própria utilização do app pelos ativistas mais procurados do mundo. 

“Isso indica que é um ótimo lugar para trocar mensagens sem correr o risco de ser rastreado. Para se ter uma ideia, a criptografia ponto-a-ponto utilizada no aplicativo mais usado foi implementada pela organização que criou o Signal, ou seja, a ferramenta é referência em segurança até mesmo para o aplicativo mensageiro mais popular no Ocidente”, explicou. 

O Signal, assim como os outros aplicativos de mensagem, vem se atualizando e já possui todos os recursos e as funcionalidades necessárias, se mostrando uma plataforma completa. 

“Além da segurança, o canal vem incluindo outras funções presentes também em seus concorrentes, como os status, que no Signal chamam-se stories. Por ele você pode mandar e receber figurinhas à vontade, criar grupos, ligar por vídeo ou áudio e diferente das demais plataformas, tudo isso é feito de forma criptografada, e em alguns casos, como nos grupos e mensagens privadas, suas mensagens sequer são identificadas pelos servidores do Signal”, disse o especialista em segurança digital.

Mas não é só baixar e começar a usar. O que faz do aplicativo uma ótima opção de chat seguro, são as configurações de segurança e privacidade que o aplicativo disponibiliza. Então, para utilizar o Signal com mais segurança, é importante configurá-lo. Veja aqui um passo a passo para configurar o aplicativo.

Mas qual a diferença?

Muitos fatores tornam o Signal único e muito mais seguro. 

Entre os diferenciais estão as listas de contatos. Você pode escolher se deseja que as pessoas com quem conversa no Signal vejam seu número de telefone como parte das informações do seu perfil. Na plataforma só é possível visualizar números telefônicos de quem você já tinha o contato salvo na agenda do celular. Se quiser ter mais privacidade em relação ao número de telefone, você pode optar por não permitir que ninguém encontre você pelo número de telefone.

Os perfis pessoais são criptografados e compartilhados apenas com os contatos com quem você conversa. Agora se você está em um grupo, mas não tem os contatos das pessoas, você não saberá o número delas e nem elas o seu.  

No aplicativo os contatos são criptografados usando seu PIN do Signal e o servidor da plataforma não tem acesso a essas informações. O PIN ajuda você a restaurar sua conversa e a manter suas informações criptografadas.

O protocolo de criptografia do Signal é extremamente seguro e suporta Foward Secrecy e Future Secrecy (em português: sigilo de Encaminhamento e Sigilo Futuro). 

O Forward Secrecy é quando as chaves são rotacionadas com muita frequência, de modo que, se a chave de criptografia atual for comprometida, as mensagens recebidas antes da chave de criptografia ser comprometida, não serão expostas. 

O Future Secrecy (ou segurança Post-Compromise Security) é um recurso em que um invasor é impedido de descriptografar mensagens futuras após comprometer uma chave privada, a menos que também comprometa mais chaves no futuro. Isso força efetivamente o invasor a precisar interceptar toda a comunicação entre as partes para ter de fato acesso às mensagens, pois ele perde o acesso assim que ocorre uma troca de chaves que não é interceptada. E essa troca de chaves acontece com certa frequência.

O Signal permite a autodestruição de mensagens. Em alguns casos, é importante não manter conversas sensíveis no celular e este aplicativo permite que você configure um tempo de expiração de mensagens em uma conversa. O tempo de expiração é personalizável. Passado esse período, as mensagens são autodestruídas. Caso algum celular envolvido na conversa seja roubado, ou alguém sem autorização tenha acesso a ele, a pessoa poderá ter acesso a apenas a um histórico reduzido de mensagens.

Outro diferencial é que o Signal oferece suporte a grupos privados, nos quais o servidor não tem registro de quais grupos você está, títulos de grupos, avatares de grupos ou configurações de grupos. 

O aplicativo tem metadados mínimos coletados com algumas funções ativadas, por exemplo: o endereço de quem envia a mensagem é criptografado junto com o corpo da mensagem, e somente o endereço do destinatário fica visível para o servidor do Signal. 

 

Segurança na prática

Todos esses recursos são importantes para a privacidade e segurança, principalmente das pessoas que têm acesso a informações confidenciais e sensíveis. Muitas conversas dentro do ativismo podem oferecer algum tipo de risco, então todo cuidado é pouco. 

Vamos a alguns exemplos de como um aplicativo seguro pode útil no dia a dia. 

Um comunicador que precisa denunciar ou trocar informações sobre uma área que está sendo desmatada ilegalmente e quer levar o caso à imprensa pode usar o Signal para enviar uma mensagem a um portal de notícias de forma mais segura. Se a pessoa que você enviar as informações não tiver seu número salvo, seu contato pessoal também estará protegido. Se for esse o objetivo, em uma situação como esta é importante não ter nome, sobrenome e foto de perfil e se atentar para as configurações de privacidade. 

Agora se você pertence a um grupo que está sendo ameaçado por conta de conflito de terra, é recomendável que utilize o Signal sempre que for tratar desse assunto em ligações, troca de conversas e reuniões por vídeo chamada. Essa ação é importante para garantir privacidade e prevenir que a conversa seja rastreada ou vazada. No Signal, nem mesmo os desenvolvedores do aplicativo podem ouvir em chamadas individuais ou em grupo. 

Mas calma. Não precisa deixar de usar o seu outro aplicativo preferido, mas recomende para o seu grupo e utilize para assuntos que envolvam assuntos delicados. Basta lembrar: se é assunto sensível e pode oferecer risco, é preciso ter privacidade e segurança. 

Em casos como estes, a tecnologia VPN também é altamente recomendada para ativistas de diferentes áreas que precisam aumentar a proteção e privacidade online. A ferramenta tem como objetivos a privacidade, segurança e o anonimato

 

Como instalar o Signal no celular (android e iOS)

1. Entre na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou  App Store) e digite Signal.

2. Baixe o aplicativo

3. Leia e aceite os termos e política de privacidade e aperte em continuar 

4. Autorize as informações referentes à lista de contatos

5. Adicione seu número de telefone

6. Insira o código de verificação que chegará via SMS

7. Crie um código PIN (código numérico com ao menos quatro dígitos)

8. Crie seu perfil – Nessa fase você decide quem pode encontrar você pelo número de telefone. Se clicar em TODOS, qualquer pessoa que tenha seu número de telefone verá que você está no Signal e poderá iniciar chats com você. Se escolher NINGUÉM, nenhuma pessoa verá que você está no aplicativo, a não ser que você envie uma mensagem ou participe de um grupo em comum. 

9. Pronto! O aplicativo está pronto para usar

Como instalar o Signal no computador

1. No navegador, digite Signal e clique na primeira opção (Fale livremente – Signal

2. Clique em Baixar Signal 

3. Escolha uma das opções em (Signal para desktop)

4. Aguarde o download

5. Clique no arquivo baixado e aperte em executar para concluir a instalação

6. Escolha as configurações mais adequadas para você e comece a usar

Cuidado ao usar o aplicativo pelo desktop! Por esse dispositivo ele não possibilita a configuração de uma senha de proteção e as mensagens são armazenadas no disco do seu computador, sem criptografia. Isso pode ser um problema se você não tiver senhas de acesso no computador ou um computador criptografado. Nesse caso, suas conversas ficam vulneráveis em caso de perda, apreensão ou roubo de seu computador.

Quer aumentar o cuidado com seu telefone e computador e com sua presença nas redes sociais? Acesse o site da Escola de Ativismo e acesse vários conteúdos sobre segurança digital. Na aba educação > cuidados digitais você vai aprender várias técnicas para uma navegação segura, desde dicas de aplicativos até métodos para proteger pastas no seu computador e como criar senhas fortes.

plugins premium WordPress

Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.

Assine Nossa Newsletter

Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.

E mais: Vem de Zap! Recebe em primeira mão ferramentas, editais, notícias e materiais ativistas! 

Pular para o conteúdo