Comunicação é meio, processo e espaço de luta para a transformação social. A Escola de Ativismo em parceria com a Bigu Comunicativismo e a Rede Meu Recife vem trazer pras companheiras/os de luta ferramentas atualizadas e simples sobre comunicação com enfoque em dois aspectos decisivos: relação com a imprensa e programação visual. São 10 dicas simples e diretas em cada tema para podermos exercitar uma comunicação autonomista possível, onde o por quê das escolhas de processos são pensadas de forma estratégica.

Resultado do AMPLIFICAR – Comunicação para a Resistência, processo de aprendizagem realizado com grupos das periferias urbanas de Recife, as cartilhas tem como objetivo desburocratizar com respeito e reverência aos saberes populares, desmontando a fórmula da receita pronta pra fazer uma boa comunicação. As dicas são provocações e passos possíveis para que economizemos tempo e energia, sem a pretensão de serem verdades absolutas. Vamos entender um pouco o que cada uma traz?

Essa cartilha traz algumas dicas de como movimentos sociais e sociedade civil podem traduzir suas pautas para a imprensa, com mais atratividade e legitimidade, para poder disputar a opinião e a discussão pública. São dicas que, se somadas, podem construir pouco a pouco a reputação de nossas pautas, organizações e coletivos organizados. O resultado é o nosso reconhecimento como importantes atores e atrizes sociais na discussão pública, a fim de promover mudanças importantes na sociedade.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, já dizia o ditado. Mas as imagens e palavras organizadas visualmente de forma estratégica e esteticamente agradável valem ainda mais. Uma imagem bem construída é uma mensagem bem passada e recebida. Saber produzir uma boa peça gráfica potencializa a sua comunicação e amplifica a sua luta! Pense bem em cada uma dessas dicas, não importa a ferramenta ou técnica que você use para criar. Se atentar a esses detalhes vai fazer uma grande diferença.

 

Você pode acessar a cartilhas agorinha mesmo:

10 Dicas de Assessoria de Imprensa <<< aqui

10 Dicas de Programação Visual <<< aqui

 

Sem mais delongas, boa leitura!