Guia elaborado pela Escola de Ativismo ajuda a formular matrizes de risco e elaborar prevenção para situações de risco

Toda escola é um espaço de aprendizagem. Mas também um lugar de cuidado, proteção, resistência e atenção. A Escola de Ativismo não é diferente.

Entendendo que cada escola está em diálogo com seu território, há tempos ela tem se juntado a ativistas, coletivos e organizações para pensar estratégias de cuidado e proteção para essas pessoas.

Cuidados integrais, costumamos dizer, que entendam e acolham a dimensão total de proteção e ação de indivíduos e agrupamentos. Nos últimos anos, como sempre, mas mais do que nunca, foi tempo de pensar como proteger as nossas e os nossos.

Com esse acúmulo, lançamos esta semana, durante o Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, o Guia para fazer uma avaliação de risco e adotar medidas de segurança.

Ele é o resultado do acúmulo da Escola e de seus parceiros de muitos anos e traz “instrumentos com orientações práticas para auxiliar na construção de uma Estratégia de Proteção de organizações, coletivos e pessoas ativistas”. Também nele, você vai encontrar uma Matriz de Análise de Risco que ajuda a sistematizar informações e elaborar estratégias.

Clique aqui para ler o "Guia para fazer uma avaliação de risco e adotar medidas de segurança."

E aqui para acessar o folder que sintetiza as informações do guia!

E isso não é tudo....

Também estamos lançando o panfleto  “A Internet É Nosso Território”, com dicas práticas de segurança digital, que servem tanto para coletivos e ativistas indígenas como para todos aqueles que querem fazer essa disputa, que você pode conferir clicando aqui.

Leia na Escola:

Uma coletânea dos principais conteúdos que saíram em nosso site nesse mês.

LGBTQIA+ indígenas: “Sem nosso colorido não há demarcação”
A plenária “Parentes LGBT+: Decolonizando (r)existências”, realizada na terça-feira (25) no ATL, aponta união entre luta indígenas e LGBTQIA+ e demanda respeito.

Participação popular e democracia para além do Estado: três exemplos de autonomia
Ao longo dos anos, muitos povos e comunidades à margem do Estado têm encontrado maneiras de resistir às estruturas de poder dominantes, lutando por seus direitos e buscando uma autogestão organizada de suas comunidades como uma alternativa aos governos tradicionais, que muitas vezes não atendem às suas demandas e necessidades. Conheça a experiência dos curdos, zapatistas e mundurukus.

O futuro das juventudes brasileiras em uma carta
Mobilização pela criação do Conselho de Juventudes pela Ação Climática e Meio Ambiente (Conjuclima) reúne cerca de 100 jovens e quase 50 organizações e movimentos climáticos e ambientais de juventude

Berço de movimentos sociais e resistência contra a extrema-direita: conheça o histórico ativista do Sul do Brasil
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram palco de lutas sociais negras, indígenas e campesinas determinantes para a história do Brasil

Saiba como fazer uma boa petição pela internet
Plataformas online permitem aumento do alcance dos abaixo-assinados e ampla divulgação de uma causa, mas é fundamental conhecer algumas técnicas para utilizar a ferramenta de forma convincente e cativar o público

Rede Jandyras: um enxame em luta pela natureza e pela democracia
Coletivo de mulheres coloca questão de gênero na dianteira no debate sobre o clima e organiza a resistência climática no Pará

O que é o ativismo asiático e por que ele importa?
Vinicius Tamamoto debate as questões em torno do racismo contra pessoas amarelas

Leia na Redes da Escola:

Talvez você conheça a Tuíre ou Tuíra, que batiza a revista da Escola de Ativismo, de uma foto emblemática: dela com um facão na cara do presidente da Eletronorte. Mas o #Atividas da Escola de Ativismo te conta mais sobre ela.

Fizemos um post bem legal te ensinando a usar a Lei de Acesso à Informação para incidir politicamente.

E para finalizar, uma novidade. Todo mês publicamos em nossas redes sociais e no pé do site da Escola de Ativismo a série Olhares Ativistas. Agora, a série ganhou uma página especial que reúne todes fotográfes que já passaram pela "exposição".

Clique na imagem para acessar a página.

Se cuidem e boas lutas!

Até a próxima.

Escola de Ativismo

A Escola de Ativismo é um coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização, e segurança integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.

facebook  twitter  youtube  instagram
Cancele sua assinatura   |   Gerencie sua inscrição   |   Abra online