Ferramenta de código aberto garante segurança e gratuidade das vídeochamadas sem abrir mão da qualidade

Por Luísa Ferreira – 15/05/2023

tela de entrada do jitsi

Hoje em dia existe uma variedade de plataformas para a realização de videoconferências, e por isso muita gente escolhe a primeira da lista do buscador, deixando de lado algo básico e fundamental: a escolha pela segurança da plataforma.

Mas existe uma ferramenta que é de alta qualidade, funciona com código aberto, criptografia de ponta a ponta e ainda por cima gratuita. Sim, ela não vai derrubar sua chamada depois de quarenta minutos. É o Jitsi

Mas por que o Jitsi é melhor do que outras plataformas de videoconferência disponíveis? 

Primeiro, porque é uma plataforma de código aberto, o que significa que programadores de vários lugares do mundo possam pode acessar e contribuir com seu desenvolvimento, com alterações e soluções para problemas que a plataforma vier a ter. Ao contrário de outras plataformas de videoconferência, como o Zoom, o Jitsi oferece criptografia de ponta a ponta para todas as conversas, garantindo a privacidade dos usuários. 

 Além disso, o Jitsi não requer o download de nenhum software para ser utilizado em seu computador, tornando a sua utilização mais simples e acessível. Outra vantagem do Jitsi é a possibilidade de criar salas de videoconferência personalizadas, permitindo que cada grupo tenha sua própria URL exclusiva para as suas reuniões, uma funcionalidade que visa combater ataques e invasões de terceiros. O Jitsi também não impõe limite de tempo para as reuniões, possibilitando que as conversas durem o tempo necessário. 

 A ferramenta  disponibiliza opções dificilmente encontradas em outras plataformas de vídeo chamadas, dentre elas a possibilidade de transmitir vídeos do YouTube para os participantes da reunião, o botão “levantar a mão”, que indica que um participante deseja falar sem interromper outro usuário e até um recurso para expulsar alguém da sala.

É importante lembrar que, apesar das funcionalidades de segurança do Jitsi, é sempre recomendável adotar medidas adicionais de proteção, como utilizar senhas para as salas de reunião e evitar o compartilhamento desnecessário de informações sensíveis durante as conversas. O Jitsi também tem a opção de permitir a admissão de participantes na sala de conferência apenas após serem autorizados pelo anfitrião, o que reduz a possibilidade de invasões de hackers ou de pessoas mal-intencionadas.  

Quem é ativista sabe como a questão da segurança é uma pauta fundamental no dia a dia. Trabalhar com  informações sensíveis por vezes pode significar um alvo nas costas, sujeito a ataques e vigilância por parte de grupos extremistas ou até do governo. Por isso, é importante utilizar ferramentas seguras como o Jitsi para se comunicar e compartilhar informações e estar sempre atento a dicas de cuidados digitais e maneiras de se proteger ao utilizar a Internet.  

E todas essas características que citamos acima tornam o Jitsi uma das melhores opções para videoconferências seguras, especialmente para organizações que trabalham com dados sensíveis e informações confidenciais. 

Sempre é possível tornar o processo mais seguro, é claro, e por que não uma combinação de uma plataforma de videoconferência segura acessada de um navegador seguro? Bem, o Tor é uma boa pedida para quem quer dobrar a segurança.

 A seguir, confira um passo a passo para começar a utilizar o Jitsi: 

Primeiro, acesse o site do Jitsi: https://jitsi.org/ 

Na página inicial, você pode personalizar o nome da sua reunião. Escolha um nome e clique em iniciar uma reunião.

Insira seu nome ou como você quer ser identificado na tela seguinte. 

Parabéns, você está na reunião!

Agora, compartilhe a URL da sua sala de reunião com as pessoas que deseja convidar para a conversa 

É só clicar em “Convidar pessoas”.

A aba para copiar o link será aberta.

Para aumentar a segurança da sala, adicione uma senha para o usuário informar para entrar na vídeo chamada

Clique em “Opções de segurança” para abrir a aba de segurança e informe apenas os participantes da senha.

Nesta aba você pode habilitar o modo de espera, onde o convidado só irá entrar depois da aprovação do moderador da sala, além de conseguir adicionar uma senha para a reunião. 

E pronto! Quando todos estiverem conectados, é só iniciar a conversa! 

plugins premium WordPress