A nova edição da nossa newsletter chega com um convite especial para você: participe do Webinário Dez por Cento, que marca uma década de Escola de Ativismo à luz de um século de Paulo Freire. Confira a programação mais abaixo e saiba onde assistir.

Também trazemos o ensaio e o manifesto do coletivo Revelar.si, formado por mulheres da Comunidade do Coque, no Recife, que mostra como aliar imagem, resistência e cuidado, invertendo olhares e produzindo novos sentidos. O relato de Cristiano Silva sobre sua experiência no cárcere e a luta que iniciou contra o sistema prisional. Por fim, uma seleção - para ouvir e ler -  com canções que mostram a longa relação entre ativismo e música.

E lembre-se, temos sempre novidades no blog Ativismos, assim como no Twitter e no Instagram.

Obrigada mais uma vez por estar conosco.

Escola de Ativismo

As encruzilhadas entre a luta política e a educação, com uma extensa programação

A educação é sempre política, uma ferramenta que pode ser usada pela libertação ou para o domínio. Assim, pensar em uma educação que seja libertadora é, para nós, pensar que ela também será ativista.  E como em 2021 a Escola faz 10 anos e Paulo Freire completa 100 anos, trazemos para vocês o Webinário Dez por Cento. Saiba mais sobre os convidados aqui. A transmissão será pelo nosso canal do Youtube e pelo nosso Twitter.

Ferrugem na engrenagem do sistema: militância atrás e após as grades

Cristiano Silva, cofundador do Coletivo EuSouEu-A Ferrugem, formado por egressos do sistema prisional, discute o complexo prisional industrial, ativismo dentro da cadeia e as lutas e batalhas travadas aqui fora, desmetindo o mito da resocialização. "Todos esses aparatos violadores e violentos estão precisamente expressos no verso penal 'ressocializar para o futuro conquistar'. Essa frase, que chamo de verso penal, esconde um projeto político racista e bem estruturado, consolidado em interesses lucrativos". Leia o relato completo aqui.

Escola de Ativismo
ativismo.org
A Escola de Ativismo é um coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização, e segurança da informação, voltadas para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da sustentabilidade.
Cancele sua assinatura    |    Veja online