A Escola de Ativismo completa dez anos. Uma data importante, que ganha outra dimensão quando se pensa que chegamos a uma década vendo o momento mais difícil para os ativismos dentro da nossa história de vida. E é neste momento, onde os gritos de ordem e destruição querem nos calar, que precisamos reafirmar nossa desobediência, nossos afetos e nossa vontade de criação.

A Escola entra em uma nova fase, na qual quer ter um contato mais direto com você, ativista. Vamos produzir e divulgar uma série de materiais, como reportagens, ensaios, podcasts, guias, vídeos e mais. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.

Você está recebendo este email porque já participou de alguma atividade, está perto da gente e/ou se cadastrou no site. Caso não deseje receber mais, é só clicar no link de cancelamento no fim deste email. Se topar nosso convite, prometemos uma boa jornada.

Para começar, a gente vai falar do midiativismo nas periferias de Pernambuco, da auto-organização das trabalhadoras sexuais de Belo Horizonte, da luta quilombola no Pantanal, da juventude na pauta climática, de identidade-subjetividade-raça, de como se proteger com senhas seguras, da origem e da disputa sobre o significado do ativismo e muito mais.

Leia mais abaixo sobre esse conteúdo, que será sempre atualizado no blog Ativismos.

E obrigada por aceitar nosso convite de caminharmos lado a lado.


Escola de Ativismo

Trabalhadoras sexuais de BH se auto-organizam na pandemia
Distribuição de cestas básicas, casa de acolhimento autônoma, formações e outras ações gestadas pelas mulheres cis e trans que trabalham no Centro da capital mineira.
Veja
#JuntesnaRede, uma Campanha de Cuidados Digitais.
Ferramentas, podcasts, dicas e até figurinhas que tratam de cuidados na nova série da Escola de Ativismo. Essa primeira parte é dedicada as senhas. Conheça os segredos ;)
Veja

10 anos de ativismos - as pautas e lutas que atravessamos e que nos atravessaram nesse tempo de Escola

Iniciamos essa nova série da Escola de Ativismo com uma carta para você na qual refletimos sobre como caminhos até aqui e, mais importante, para onde queremos caminhar com nossa proposta.

Também analisamos a origem e a disputa pelo significado da palavra "ativismo". Falamos das lutas clássicas que geraram o termo, sua chegada ao Brasil, as críticas a seu uso e também sobre sua criminalização, que hoje parte inclusive da presidência da República.

Uma professora negra - Entre invenções e produções de subjetividades na escola

Podcast: A luta que nos deixaram. O ativismo climático jovem
De 2019 pra cá, o movimento climático ganhou novas caras, visões e estratégias. As Juventudes mais que nunca abraçaram a causa. Mas o que a chegada dos jovens significou de mudança na luta em defesa do planeta? Venha ouvir e descobrir
Leia mais...
Das Missões às Caravanas, mobilização para educação
As caravanas são métodos de ensino e mobilização históricas. As iniciativas vão desde a Espanha no começo do Século XX até as ações na cidade de Suzano, em São Paulo.
Leia mais...
Força Tururu: o midiativismo que mudou a cara de uma comunidade
Organização fundada em 2008 por jovens do Tururu, localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, usa a comunicação como ferramenta para afastar os rótulos negativos sobre seu território.
Leia mais...
Mulheres lutam contra risco de controle reprodutivo pelo Estado
Movimentos de mulheres denunciam portaria do Ministério da Saúde que abre possibilidade de aplicação de anticoncepcionais em grupos vulneráveis sem consentimento.
Leia mais...

VÍDEO: A luta quilombola pela preservação do Rio Jauquara, no Pantanal

 

Quilombolas do Vão Grande, território no Mato Grosso, resistem contra a construção de uma barragem no Rio Jauquara, central na cultura e no modo de vida dessa população tradicional. Clique aqui ou na imagem abaixo para ver o vídeo

Escola de Ativismo
ativismo.org
A Escola de Ativismo é um coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização, e segurança da informação, voltadas para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da sustentabilidade.
Cancele sua assinatura    |    Veja online