Olá pessoal,

Na nova edição da newsletter da Escola de Ativismo destacamos o texto com um histórico do ativismo antiguerras, um vídeo sobre a luta pela vida do rio Jauari por suas populações e outro sobre um coletivo de boxe antifascista, o Boxe Autônomo. Tem também a luta dos povos indígenas contra a PL 191, além de outros conteúdos que você pode conferir abaixo.

Por fim, reforçamos nosso convite para você participar da nova edição de nossa revista, a Tuíra.

E lembrando: você também pode nos encontrar nas redes sociais. Estamos no Instagram, no twitter e no youtube. Boa leitura!

 

A Guerra da Ucrânia traz a lembrança de outros conflitos históricos trágicos. É a certeza sobre a perversidade das guerras que levou muitos ativistas, em diversos locais e tempos, a irem às ruas contra elas. Você por exemplo conhece a brasileira Elisa Branco, uma costureira comunista que lutou contra a guerra que os EUA impuseram contra a Coreia? Por conta de suas ações, consideradas subversivas, ela passou um ano e oito meses detida no Presídio Tiradentes. E o Comitê das Mães de Soldados da Rússia, criado em 1989?

Conheça essas e outras personagens, assim como suas estratégias de luta AQUI 

 

A revista Tuíra - nossa publicação anual - está chamando colaborações para sua quarta edição. São artigos, textos híbridos, intervenções gráficas, relatos de ativismo etc. Enfim, o céu e o limite (o céu e 30 mil caracteres, porque é um material impresso e vamos exercitar a síntese, pessoal!!)

Quer saber mais? Clica aqui na chamada da Tuíra. Aproveita para ler também as edições passadas da revista.

A água é do povo: 5 episódios da luta em sua defesa
Doze anos após ser oficializado como direito humano, acesso à água na região mais rica do mundo em termos hídricos ainda sofre percalços
Leia mais...
Será que entendemos o que é ser ativista?
A ativista socioambiental Milena Cayres reflete sobre os sentidos que envolvem os ativismos. A Escola de Ativismo republica o texto em homenagem a Milena.
Leia mais...
Boxe Autônomo - Esporte Antifascista
Boxe Autônomo - Esporte Antifascista
Para resistir ao descaso do poder público e a violência do estado, a favela do Moinho se juntou ao Boxe Autônomo para gerar novos sentidos, vivências, coletividades e até alguns campeões. Conheça a história desse coletivo que habita praças, ruas, centros comunitários e comunidades. E como ele faz para articular isso com os mais diversos ativismos.
VEJA O VÍDEO

Você conhece a Alcoa? Ela é uma das maiores produtoras de alumínio no mundo. Ela também foi responsável, em 2020, por destruir um igarapé e suas nascentes. O riacho servia e dava vida à comunidade de Jauari, na região de Juruti Velho, no Pará. Hoje, no meio da maior bacia hidrográfica do planeta, uma comunidade está sem água. Com isso, o vídeo que fizemos com o Tapajós de Fato pergunta: quem paga o preço da da mineração? ASSISTA AQUI 

Povos indígenas de Roraima se unem para lutar contra o PL 191
No início de março, indígenas se reuniram na Raposa Serra do Sol para a realização da Assembleia Geral Indígena de Roraima. Durante o encontro, as 256 comunidades que participaram da reunião definiram suas estratégias de luta, já que o território é um dos mais afetados pelo garimpo - e a comunidade vem há anos sofrendo com as consequências. Enquanto isso, o Congresso avalia a aprovação do PL191, que autoriza a mineração em terras indígenas. Se aprovado, o projeto trará ainda mais destruição para o território.
VEJA O VÍDEO
Escola de Ativismo

A Escola de Ativismo é um coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização, e segurança da informação, voltadas para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da sustentabilidade.

facebook  twitter  youtube  instagram 
Cancele sua assinatura   |   Gerencie sua inscrição   |   Abra online