É importante estar preparado e não esperar que aconteça um bloqueio ou limitação no acesso à internet para pensar em alternativas de comunicação. Um processo coletivo de avaliação de risco deve levar em conta a dimensão da comunicação e definir as estratégias preventivas que mitiguem o impacto desse tipo de ataque. Conheça algumas delas para seguir se comunicando nesta situação.
VPN
A VPN (Virtual Private Network) é uma forma de conexão segura que permite contornar bloqueios e limitações de acesso à Internet. Este serviço torna anônima a localização geográfica da ligação e encripta o tráfego entre o nosso dispositivo e o servidor VPN, através do qual passamos posteriormente à Internet.
As VPNs são usadas para simular que estamos em outro local e acessar conteúdos bloqueados em nosso país. Também é uma boa opção para proteger a conexão quando usamos redes Wi-Fi públicas, pois a camada de criptografia protege contra invasões.
Mas é muito importante confiar no provedor do serviço VPN, pois ele terá acesso ao seu tráfego de internet: desde o histórico de navegação até os aplicativos e serviços que estão sendo executados no computador ou celular. Recomendamos o RiseUp e o Orbot.
Navegador Tor
O Tor é um navegador de software gratuito que fornece anonimato e privacidade. Ele faz isso conectando-se à rede TOR (sigla para The Onion Router, em português Roteador Cebola), uma rede de computadores que impede o rastreamento. Por isso, sua navegação pode ser um pouco mais lenta do que o normal. Ela é mantida por voluntários e ativistas em todo o mundo. Dependendo do tipo de bloqueio, este navegador também permite contornar a censura.
Onion Services
Os sites .onion ou “onion services” (serviços de cebola) permitem que você tenha um site acessível exclusivamente a partir da rede Tor. Em situações de bloqueio ou limitação de acesso à internet, esses sites permanecem online. Privacidade e anonimato são outros benefícios.
Espelhar sites e backups
O espelhamento é um processo de cópia exata de um site que é hospedado com um outro servidor. Ele pode ser espelhado para reduzir o congestionamento ou servir como um backup. Esta é uma estratégia de segurança digital que facilita o acesso ao site em questão em caso de bloqueio ou ataque. Outra possibilidade é manter um backup do seu site atualizado para que você possa carregá-lo rapidamente para outro servidor em caso de ataque.
Internet via satélite
O serviço de internet via satélite é uma conexão à internet fornecida por meio de satélites de comunicação. Funciona quando um provedor de serviço de internet envia sinais para um satélite no espaço que os devolve para uma antena parabólica na Terra e vice-versa. Embora as conexões de internet via satélite possam ser uma opção diante de bloqueios ou em casos em que a infraestrutura de telecomunicações não chega ao território, elas são fáceis de monitorar e revelam facilmente sua localização.
Bluetooth
O bluetooth é uma tecnologia de rede sem fio que usa frequências de comunicação de rádio para transmitir dados em distâncias curtas. O uso mais comum é conectar dispositivos próximos, como caixinhas de som ao celular. Mas é possível usá-la para enviar mensagens. Há aplicativos que permitem conectar muitos dispositivos próximos uns dos outros, em uma espécie de rede distribuída que aumenta seu alcance. Desta forma, é possível transmitir mensagens em contextos de bloqueio do serviço de telecomunicações móveis.
Ondas de rádio
As ondas de rádio podem ser usadas para diferentes tecnologias de comunicação e tanto a radiocomunicação quanto a radiodifusão oferecem vastas possibilidades. A radiocomunicação inclui os walkie-talkies (aqueles comunicadores muito usados por policiais) e o rádio amador, cuja estação precisa ter uma outorga. Este tipo de comunicação requer equipamentos especializados que não são totalmente acessíveis. Ainda que a comunicação de rádio seja destinada à transmissão de som, ela também pode transmitir pacotes de dados, mesmo criptografados, em frequências de ondas curtas, uma ferramenta muito usada na Amazônia, por exemplo.
Já a radiodifusão é a transmissão de sinais de rádio e televisão. O principal uso é através das rádios comunitárias, educativas, populares e alternativas. Segundo a lei brasileira, as rádios comunitárias têm a frequência modulada e são operadas em baixa potência e com cobertura restrita. As outorgas são concedidas a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço.
Dead drops e burn stations
As duas estratégias são semelhantes, pois envolvem ir a um local físico para baixar conteúdo em um dispositivo. Dead-drops são pendrives colocados em locais públicos para que outras pessoas copiem informações. As burn stations (estações de gravação) são computadores disponíveis ao público através dos quais as informações podem ser trocadas localmente. Uma pessoa pode deixar seu conteúdo e, ao mesmo tempo, levar outros. Tanto os dead-drops quanto as burn stations podem ser portáteis e instaladas próximas aos locais onde são convocadas manifestações, por exemplo.
Sneakernet
O termo inglês sneakernet é composto pelas palavras sneaker (tênis) e net (de network, rede) para se referir a estratégias de transferência de dados carregando uma unidade de armazenamento de um lugar para outro fisicamente, em vez de uma rede de computadores. Podem ser usados pendrives e HD externos, por exemplo.
Redes comunitárias de telecomunicações
As redes comunitárias são uma solução para garantir a conectividade. Estas redes, geridas pelas próprias comunidades, funcionam com o formato de uma rede mesh, quando um grupo de dispositivos age como se fosse uma única rede Wi-Fi. Com o auxílio de uma antena parabólica, o sinal de wifi de um modem pode ser direcionado e amplificado. Por depender de uma certa infraestrutura, não é uma solução imediata.
Servidores locais autônomos
É possível configurar um servidor local que é acessado a partir da mesma rede Wi-Fi sem a necessidade de internet, e oferecer todo tipo de serviços como páginas, chats, entre outros. Esse tipo de servidor pode ser configurado e instalado rapidamente em em locais movimentados como um centro cultural ou uma escola. Tudo que você precisa é de um computador e um roteador Wi-Fi.