* Versión en español a continuación.

Especial: Coronavirus

A Pandemia pegou a maioria de nós despreparades, a quantidade de informações a que estamos sendo expostos é massiva e muitas vezes pode disparar ansiedade, medo e desesperança. Se esse é seu caso, busque desconectar (na medida do possível) e se alimente de notícias que vão na contramão do alarmismo e do catastrofismo.

Trazemos iniciativas que nos inspiram e alimentam nossa esperança, mas também notícias que nos ajudam a entender as mudanças do contexto, as novas ameaças digitais e psicoemocionais que esses tempos nos trazem. Por isso vamos sinalizar as sessões que podem ser gatilho para quem já está a flor da pele com “[gatilho – vibe ruim]” e as sessões que podem promover cuidados psicossociais com “[gatilho – boas vibrações]”.

A edição ficou gigante e nossa dica é explorar ao longo dos dias os links que te interessarem, aproveite que o próximo boletim só sai em 1 mês.

E por último, vale lembrar que algumas notícias bloqueadas por paywall podem ser acessadas via Navegador TOR 😉

 

Resistências[gatilho: boas vibrações]

Pequeno recado da Escola de Ativismo

Agir pelo que queremos transformar, largar e construir é uma forma de explicar o ativismo. E ter isso em mente vem sendo fundamental neste momento que nos desafia a repensar teorias e práticas. Escola, pra nós, é um espaço sem muros. Escola é encontro. E não é a distância física que vai determinar se estamos juntxs ou não. Aquilo que pode encontrar novas formas, vamos transformar. Adiando o que precisa ser adiado. Não há recuo aqui. A luta precisa continuar e vai.

Como organizar a favela em tempos de coronavírus

Nesta vídeo entrevista, André Constantine e Dafne Ashton tentam traçar soluções para enfrentar a crise nos territórios de favela no cenário distópico de pandemia, e como a cultura de construção política comunitária, o espírito coletivo e de solidariedade sempre presentes nesses territórios serão fundamentais para amenizar o impacto da pandemia. Assista na TV 247.

Periferia criativa no combate ao Covid19

Na ausência de políticas públicas efetivas do Estado, as periferias brasileiras tem usado sua criatividade de sempre para informar e combater o avanço do vírus entre as populações negras e pobres do Brasil. Confira na reportagem da Agência Pública.

Sociedade contra o corona

Mais de 100 organizações da sociedade civil estão unidas e engajadas para enfrentar os efeitos da crise do coronavírus, mapeando as necessidades de comunidades em situação de vulnerabilidade, articulando esforços para que recursos financeiros e materiais cheguem a essas localidades, apoiando a ciência, os órgãos de pesquisa e as universidades e incidindo em políticas públicas que sejam eficazes contra o avanço do vírus. Acesse Sociedade contra Corona.

Quero apoiar comunidades e organizações, como faço?

A Rádio Aconchego 88,5 Livre do Recife listou grupos, organizações e coletivos do Recife que estão atuando no combate e conscientização sobre os riscos do corona vírus. Se você quer ajudar e não sabe como, acessa o site e entra em contato com os grupos ali presentes. Matéria compartilhada também pela iniciativa Apoio Mútuo.

 

Sonhar o futuro [gatilho: boas vibrações]

Mundo pós-pandemia terá valores feministas no vocabulário comum

Antropóloga Debora Diniz, afirma que conceitos como cuidado, proteção social, interdependência e saúde terão que ser discutidos no mundo pós-pandemia. O desamparo está no centro dos debates sobre política e economia e não há salvação se não criarmos mecanismos coletivos de amparo. Essa pandemia colocou como tópico prioritário da agenda a compreensão do mundo, a sobrevivência e a nossa interdependência. Teremos de falar de cuidados, proteção social, saúde. Matéria completa na Folha.

Reflexões Sistemicas – Pensando o mundo pós coronavirus [es]

Papo entre Alberto Acosta (equador), Maristella Svampa (argentina) e Pablo Solón (Bolivia) trocando suas impressões sobre as causas, consequências e oportunidades que a pandemia mundial traz para a humanidade e reflexões e mudanças possíveis nos sistemas estruturais de exploração humana e da Terra. Assista no canal da Fundacion Solon.

Vandana Shiva: Estamos em guerra contra a estupidez

Nesse breve vídeo Vanda Shiva fala sobre a sobrevivência da Terra, a importância das mulheres e seus importante valores e conhecimentos para esse novo momento! E conselhos para os jovens! Veja o vídeo no OA News.

 

Informações seguras sobre coronavirus

Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Saúde

A rede traz informações seguras e dados científicos sobre o coronavirus do Brasil e alguns países da América Latina, apresenta protocolos tanto para profissionais de saúde quanto para público em geral. Acesse portal da BVS.

 

Notícias [gatilho: vibe ruim]

Facebook apaga post de Bolsonaro com fake news

Depois de dar declarações falsas sobre o usso da hidroxicloroquina, Bolsonaro tem seu post apagado em redes sociais pela própria empresa que alegaram ter removido já que essas informações podem contribuir para danos físicos iminentes. Confira a reportagem de Folha.

Estariam os políticos brasileiros sendo grampeados pelo próprio governo?

No artigo Merval Pereira relata conversas e especulações sobre a possibilidade do governo Bolsonaro estar grampeando deputados e ministros do seu governo. O assunto volta à tona justamente quando nos tornamos mais atentos a aplicativos e ferramentas digitais. Confira, se puder no Globo.

Empresa recifense usa informações de geolocalização para dar alertas sobre Covid19

Num momento onde o Senado impede que a Lei Geral de Proteção de Dados avance, a start up recifense In Loco que já está usando uma tecnologia de geolocalização para trabalhar com a Prefeitura de Recife, quer implementar no território nacional suas ferramentas de monitoramento, provocando um debate sobre privacidade. Entenda lendo o El País.

Radar Legislativo: Especial COVID-19 e Tecnologia

Em menos de um mês, o Congresso Nacional propôs 18 novos projetos de lei relacionados à Internet e ao uso de tecnologia em tempos pós-coronavírus, é necessário compreender essas mudanças que estão sendo propostas em um contexto emergencial e que devem delinear as interações em um mundo pós-COVID-19. Saiba mais com a Coding Rights.

Polícia Federal descobre invasão de babas eletrônicas e câmeras residenciais

Aproveitando o período de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, criminosos estão invadindo dispositivos eletrônicos residenciais em diversas regiões do País. Segundo as investigações, os criminosos conseguem ter acesso, em tempo real, às filmagens das “babás eletrônicas” e dispositivos chamados de “câmeras IP”, passando a ter acesso à rotina diária da família para praticar crimes, como extorsão. Matéria completa no UOL.

 

Artigos e Análises [gatilho: boas vibrações]

Sobre esperança e medo: Aiton Krenak e a cosmovisão indígena

Em entrevista ao O Globo, o intelectual líder indígena Ailton Krenak nos conduz a um pensamento menos fatalista e mais reflexivo diante da crise que se instaura. Ele destaca a nossa relação com a natureza, nossa arrogância diante do mundo e quais podem ser os aprendizados. Vale a pena a leitura do artigo no Geledés.

A sociedade civil apela aos governos da América Latina e do Caribe para que assegurem que as tecnologias digitais aplicadas à pandemia da COVID-19 respeitem os direitos humanos [es]

Reconhecendo a gravidade desta crise sanitária e a possibilidade legal de os governos tomarem medidas excepcionais para controlar a pandemia, é importante lembrar que estas medidas devem ser levadas a cabo no estrito respeito das normas em matéria de direitos humanos isso inclui também qualquer desenvolvimento digital ou implementação tecnológica que nossos governos possam querer implementar. Mais no site Derechos Digitales.

Estado suicidário, covid19 e black bretch: os planos de emergência do Teatro Negro

Em seu artigo para os Jornalistas Livres, a professoa Rosane Borges analisa a responsabilidade dos Estados modernos e quais são as alternativas do ponto de vista dos ditos atores marginalizados, frente ao cenário das artes. Matéria completa no Jornalistas Livres.

 

Privacidade [gatilho: vibe ruim]

Apesar da propaganda, não há criptografia de ponta a ponta nas reuniões feitas pelo Zoom [pt, en]

O serviço Zoom de videoconferência cujo uso disparou durante a pandemia de covid-19, afirma utilizar a forma considerada mais segura de comunicação pela internet, a criptografia de ponta a ponta, que protege as conversas contra todos os terceiros externos. Mas a empresa tem acesso a áudio e vídeo não criptografados das reuniões. Matéria completa no Intercept.

Mais no NY Times [en]: Uma funcionalidade sobre o Zoom Mostra dados ocultos dos perfis do People’s LinkedIn.

Veja no The Guardian [en]: Zoom é malware”: porque é que os peritos se preocupam com a plataforma de videoconferência .

Hipervigilância em tempos de pandemia [es]

O panóptico coronavírus rastreia os seus contactos. Já se fala de “coronopticon”, referindo-se à nova invasão de privacidade. Como a tecnologia centraliza a informação dos cidadãos e entra num conflito sem precedentes com as liberdades individuais: o Big Brother no seu bolso. Matéria completa no Clarín.

Veja os relatórios públicos disponibilizados pelo google, através da análise de dados capturados pela empresa.

Brasil

Protecção de dados na época da COVID-19: os riscos da vigilância no Brasil. Matéria na Policy Review [en].

Governo vai usar dados de operadoras para monitorar aglomeração na pandemia. Acordo foi firmado com cinco grandes empresas; ministério diz que haverá proteção à privacidade . Veja no UOL.

Governo de São Paulo se une a Vivo para rastrear celulares e garantir isolamento. Leia no IG.

Recife, Governo vai usar dados de operadoras para monitorar deslocamentos na pandemia. Matéria completa no Olhar Digital.

Mundo

Vimos o software Covid-19 da NSO em acção – Várias empresas de tecnologia de vigilância estão a dar o seu contributo para a localização de cidadãos infectados com coronavírus. Os peritos estão preocupados por estarem apenas a tentar explorar uma crise para expandir os seus negócios questionáveis, saiba tudo na Vice. [en]

Israel recurre al espionaje para vigilar los movimientos de los infectados por coronavirus. No El País [es].

Oito operadores concordam em partilhar dados de localização com a UE para ajudar a localizar a COVID-19. No Digital Policy Law [es]

Como o COVID-19 se espalha para 50 estados este mês, o governo dos EUA está em conversações com empresas de tecnologia, incluindo Google e Facebook, sobre a possível utilização de dados de localização dos celulares dos americanos para rastrear a propagação do coronavírus. No The Markup [en].

Como a Guatemala, El Salvador e Honduras estão cumprindo a quarentena do coronavírus, de acordo com o Google. Leia no Prensa Libre.

 

Racialidades

Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos

O livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos” busca combater uma lacuna na academia brasileira: reflexões sobre a relação entre raça, racismo, negritude e branquitude com as tecnologias digitais como algoritmos, mídias sociais e comunidades online. Organizado por Tarcízio Silva e publicado pela editora LiteraRUA.

“Nossos idosos são nossa memória”: o medo da covid-19 nos quilombos

Cada espaço de resistência criado por remanescentes de escravizados é mantenedor da cultura e da história afro-brasileira. Todo quilombo é memória viva e carregam em seu cotidiano aquilo que os livros não contam. São, por si só, espaços educacionais preciosos. E o descaso e até a inconstitucionalidade do Estado comprometem vidas de remanescentes, além do acesso ou preservação de suas terras, natureza e ensinamentos ancestrais. Veja no UOL.

 

Feminismos

“Pela vida de nossas mães”: o manifesto de filhos de domésticas sem quarentena

Filhas e filhos de empregadas e empregados domésticos e diaristas lançaram um manifesto para pedir medidas de proteção a esses trabalhadores e suas famílias. A carta tem como objetivo acionar a política do bem comum, em que ações individuais são primordiais para o bem-estar da coletividade e exige dispensa remunerada para cumprir o isolamento social, adiantamento das férias e não colocar em situação de risco aqueles e aquelas que moram no mesmo local de trabalho. Leia no Periferia em Movimento.

À medida que as cidades do mundo inteiro se encerram, as vítimas de violência doméstica procuram uma saída [en]

Para as pessoas que são vítimas de violência doméstica, a quarentena prenderam-nas nas suas casas com os seus agressores, isoladas das pessoas e dos recursos que as poderiam ajudar. A vice-directora das Nações Unidas Mulheres, diz que “embora apoiemos em absoluto a necessidade de seguir estas medidas de distanciamento e isolamento social, reconhecemos também que constitui uma oportunidade para os abusadores libertarem mais violência”. Leia mais.

Autodefesa e Arquitetura Corporal para Mulheres e LGBTQIs

Heloíse Fruchi dá orientações para auxiliar pessoas agredidas em situação de violência doméstica no Brasil, retomando alguns conceitos fundamentais da autodefesa feminista e queer que podem ser eficientes e protetivos. Assista no instagram da Icamiaba Autodefesa.

 

Saúde [gatilho: boas vibrações]

Para evitar pandemia, cadeia global de alimentos deve ser revista

Como os alimentos podem ser a porta de entrada para diferentes doenças e porque o tema de segurança alimentar é prioritário para que a população mundial redefina seus hábitos e previna a chegada de outras pandemias globais. Aritgo da UOL com um vasto debate sobre o mercado da alimentação. Leia no UOL.

Reflexões em tempos de pandemia

O que são vírus, a sua relação com nossa alimentação e como a nutrição humana pode frear os avanços de novas doenças de escala global. O artigo apresenta uma análise toda empírica sobre o uso dos minerais e de como outras substâncias presentes em frutas e hortaliças podem ajduar a previnir doenças no geral. Leia no Instituto de Agricultura Biológica.

A crise que definiria nossa geração

Uma análise de como a crise do corona vírus pode redefinir nossa ação a partir de agora e nos motivar a de fato transformar os rumos dessa sociedade. Em uma referência ao livro A Peste, a autora descreve os acontecimentos e reflete tentando nos mostrar quais precisam ser nossas prioridades agora. Saiba mais no El País.

O coronavírus não é uma epidemia apenas sanitária

Num pequeno artigo, uma análise sobre como o covid19 não é apenas um risco a nossa saúde, mas sobretudo ao nosso modo de vida. O medo e a solidão se tornam elementos centrais num cenário de isolamento e risco iminente de morte. Leia no site IHU.

 

Cuidado coletivo e autocuidado [gatilho: boas vibrações]

Doações, segurança e solidariedade online

Uma das consequências mais imediatas da crise sanitária global e do isolamento social é o impacto direto na renda de trabalhadores/as do mundo todo. Muitas pessoas tem preferido fazer a doação financeira online, e há muitos pedidos de doações e campanhas, principalmente via WhatsApp e mídias sociais, com contas bancárias, nome do titular e CPF. Isso é um risco para a segurança de todos com resultados a curto prazo. Veja no blog do Gus.

Sobrevivendo ao Vírus: Um Guia Anarquista

A pandemia não vai passar nas próximas semanas. Para nos preparar para esse momento, vamos nos proteger da ameaça do vírus, pense nas questões sobre risco e segurança que a pandemia nos traz, e confronte as consequências desastrosas de uma ordem social que nunca foi projetada para preservar nosso bem-estar. Leia no CrimeThinc.

Guias na promoção de saúde (e para ficar longe do virus)

Um guía colaborativo para o cuidado com COVID-19 [es, en].

Um Guia Anarquista para Sobreviver ao Coronavírus – COVID-19.

Guía de apoyo psicosocial durante el brote del coronavirus [es].

 

Trabalho remoto [gatilho: boas vibrações]

Proteção física, emocional e digital enquanto estiver trabalhando de casa em tempos de COVID-19 [pt, es, en]

É difícil definir uma solução única para todas as situações, especialmente em se tratando de proteção física e emocional. Essas orientações são oferecidas como inspiração para avaliar e melhorar a proteção de sua situação específica. Leia no FrontLineDefenders.

Quarentena sim, trabalhando também!

Nessa página você encontra sugestões de como artistas e outrxs profissionais autônomxs podem contornar digital e humanamente a quarentena recomendada frente ao COVID19 – e quiçá repensar seus planos de trabalho a longo prazo. Mais no Taipa.

Trabalho remoto e segurança pessoal

Essa é uma situação nova e preocupante em que estamos no mundo todo. Enquanto uma organização internacional remota que desenvolve ferramentas para a segurança online, nós gostaríamos de compartilhar algumas dicas sobre como fazer home office e preservar os seus direitos à privacidade e liberdade de expressão. Leia no blog do.

 

Arte e Jogos [gatilho: boas vibrações]

Brinquedos didáticos ecotecnológicos

Coleção de brinquedos didáticos open source (de código aberto): são blocos de montar para construir estruturas e aprender brincando sobre geometria, matemáticas, arquitetura, mecânica, física, química e muito mais. A iniciativa maker está focada no design e produção de brinquedos didáticos faça você mesmo. Saiba tudo no Alquimetricos.

Funk do Coronavirus

Fantástico funk e vídeo para conscientizar a favela. Escute no Twitter.

 

Mídias [gatilho: boas vibrações]

Pandemia sem neurose: podcast do Alma Preta

Frente a crise do covid nas periferias das cidades, o Alma Preta lança uma série de podcast para abordar diferentes temas, sendo o último sobre o auxilio emergencial do governo. Escute no Alma Preta Jornalismo.

Blogueiras Negras #CoronaVírusNasPeriferias

As Blogueiras Negras iniciaram uma série de podcasts sobre o impacto da crise de covid19 nas periferias e nas mulheres negras. O segundo podcast fala sobre a Carta Pela Vida de Nossas Mães, uma denúncia e um apelo pela vida das empregadas domésticas. Mais em Blogueiras Negras.

Mamilos: Como proteger vidas e salvar a economia

O tradicional podcast do Brainstorm9 coloca em pauta possibilidades e estratégias diferentes visando um bem comum: construir um presente que nos permita ter um futuro sustentável. Na reportagem, Yane Mendes da favela do Totó, no Recife! Escute no Brainstorm9.

Documentário Concernig Violence: uma reflexão sobre resistência e revolução

Baseado no ensaio “Sobre a Violência”, parte do famoso livro Os Condenados da Terra (1961) do filósofo, psiquiatra e militante anti-colonial Frantz Fanon, narrado por Lauryn Hill, mostra cenas raras resgatadas da brutal violência colonial e das resistências e lutas de libertação, principalmente nas colônias portuguesas na África. Assista no FB do Anarquismo Colonial.

 

Ferramentas

Instrumentos de presença remota para o distanciamento social [en]

Com o mundo a entrar na “fase exponencial”, todos devem tomar precauções e limitar a prática da Distanciação Social. Mas isto não significa que devamos cavar um buraco na nossa caverna: ainda podemos falar uns com os outros na Internet, e existem ferramentas excelentes e gratuitas para o fazer. Leia no blog Anarc.at.

 

Aprendizagem e lazer [gatilho: boas vibrações]

Fizemos uma lista de cursos e atividades gratuitas online:

Veja no CatracaLivre 40 sites que oferecem cursos online gratuitos para ocupar a mente na quarentena.

Udemy disponibiliza 40 cursos da área de programação e tecnologia [en].

Assista filmes gratuítos da IDFA (Festival Internacional de Filmes Documentários de Amasterda).

O site Domestika disponibiliza uma selecção de cursos gratuitos.

O Jornal Diáspora Negra disponibiliza 22 cursos de História e Cultura africana e afro-brasileira para estudar em casa.

Janelas para adiar o fim do mundo – Festival Amazônias nas redes, de 17 a 19 de abril. Se nada mais será igual, que juntas e juntos possamos criar janelas para vislumbrar novos mundos possíveis. Instagram e Facebook.

 

Edital

O Fundo Brasil lançou o Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19.

Sabemos que, neste momento de crise profunda, são os grupos, coletivos e organizações de base, as defensoras e os defensores de direitos humanos que mobilizam ajuda humanitária e defendem os direitos das populações mais vulneráveis. Queremos fortalecer essas iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus. Veja no Fundo Brasil.

Fundo de Soluções COVID-19 – Fundação Mozzila [en]

A Mozilla anuncia hoje a criação de um Fundo de Soluções COVID-19 como parte do Mozilla Open Source Support Program (MOSS). Através deste fundo, iremos providenciar prémios até 50.000 dólares cada para projectos de tecnologia open source que respondam de alguma forma à pandemia da COVID-19. Veja na Mozzila.

Fundo de Resposta Rápida à COVID-19 – OTF [en]

O Fundo de Resposta Rápida da OTF está sempre aberto, e está continuamente a aceitar e a rever os pedidos. Dada a magnitude da crise global da COVID-19, tornaram mais acessível o financiamento àqueles que mais precisam, aumentando a reserva total de financiamento disponível através do Fundo de Resposta Rápida e dando prioridade para intervenções relacionadas com a pandemia COVID-19. Veja no Open Tech Fund.

Direitos digitais na América Latina

A Indela apoia projetos que promovem políticas e leis de direitos digitais na América Latina e a aplicação e exercício desses direitos. As incrições estão abertas até 30 de abril. Site da Indela.

Fórum Nacional de Reforma Urbana lança edital para iniciativas de apoio local nas periferias

Com o objetivo de fortalecer o combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus nas comunidades e periferias, o Fórum Nacional de Reforma Urbana, em parceria com a União Europeia, um edital para iniciativas locais de apoio nas periferias. Com abrangência nacional, o edital vai conceder apoios de até R$9.000,00 para 10 organizações da sociedade civil, para possibilitar a realização de ações no combate emergencial ao COVID-19. Site do Fórum da Reforma Urbana.

Fundo Frida apresenta fundo para iniciativas de internet livre e aberta [es]

O Fundo Frida oferece apoios e prêmios para organizações e grupos que desenvolvem inciativas inovadoras e de impacto para a promoção de uma internet livre e aberta. Pra saber quais são os requisitos, acessa logo. As inscrições vão até 22 de maio. Programa Frida.

 

Iniciativas da sociedade civil

Separamos algumas iniciativas da sociedade civil para aqueles que querem ajudar e não descobriram como:

Página de divulgação das ações dos movimentos populares urbanos em luta por direitos e em solidariedade.

Saiba como ajudar indígenas e povos da floresta no combate ao coronavírus no site do ISA.

Conheça as campanhas que arrecadam dinheiro para populações indígenas em meio à pandemia no site De Olho nos Ruralistas.

Coletivos lançam campanhas de apoio a grupos e territórios mais ameaçados pela pandemia veja no Marco Zero.

Psicanalistas oferecem atendimento gratuito online; saiba onde encontrar no site da Folha.

Frena la curva, juntxs somos mais forte. Para proporcionar ajuda mutua entre vizinhos [es].

No Corre Local, feito para promover o consumo local e fortalecer o corre da galera autônoma.

Equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde na linha de frente do combate à COVID-19.

 

BOLETÍN #30

 

Especial: Coronavirus

La pandemia agarró a la mayoría de nosotros despreparades, la cantidad de información a la que estamos siendo expuestos es masiva y muchas veces puede disparar ansiedad, miedo y desesperanza. Si este es su caso, trate de desconectarse (en la medida de los posible) y aliméntese de noticias que van en contramano del alarmismo y del catastrofismo.

Traemos iniciativas que nos inspiran y alimentan nuestra esperanza, pero también noticias que nos ayudan a entender los cambios de contexto, las nuevas amenazas digitales y psicoemocionales que estos tiempos nos traen. Por eso vamos a señalar las sesiones que pueden servir de gatillo para quien ya está a flor de piel con “[gatillo – mala onda]” y las sesiones que pueden promover cuidados psicosociales con “[gatillo – buenas vibraciones]”.

La edición resultó grande y nuestra sugerencia es explorar a lo largo de los días los enlaces que le interesan, aproveche que el próximo boletín solo saldrá dentro de 1 mes.

Y, por último, vale recordar que algunas noticias bloqueadas por paywall pueden accederse por el Navegador TOR 😉

 

Resistencias[gatillo: buenas vibraciones]

Pequeño mensaje de la Escola de Ativismo:

Actuar por lo que queremos transformar, abandonar y construir es una forma de explicar el activismo. Y tener esto en cuenta ha sido fundamental en este momento que nos desafía a repensar las teorías y prácticas. Escuela, para nosotros, es un espacio sin paredes. Escuela es encuentro. Y no es la distancia física lo que determinará si estamos juntos o no. Lo que pueda encontrar nuevas formas, lo transformaremos. Posponiendo lo que necesita posponerse. No hay retroceso aquí. La lucha necesita continuar y continuará.

Cómo organizar la favela en tiempos de coronavirus

En esta video entrevista, André Constantine y Dafne Ashton intentan trazar soluciones para enfrentar la crisis en los territorios de favela en el escenario distópico de la pandemia, y como la cultura de construcción política comunitaria, el espíritu colectivo y de solidaridad siempre presentes en estos territorios serán fundamentales para amenizar el impacto de la pandemia. Mire TV 247.

Periferia creativa en combate al Covid19

Frente a la ausencia de políticas públicas efectivas del Estado, las periferias brasileñas han usado su creatividad de siempre para informar y combatir el avance del virus entre las poblaciones negras y pobres de Brasil. Verifique en el reportaje de la Agencia Pública.

Sociedad contra el corona

Más de 100 organizaciones de la sociedad civil están unidas y comprometidas para enfrentar los efectos de la crisis del coronavirus, mapeando las necesidades de las comunidades en situación de vulnerabilidad, articulando esfuerzos para que recursos financieros y materiales lleguen a esas localidades, apoyando la ciencia, los órganos de investigación y las universidades e incidiendo en políticas públicas que sean eficaces contra el avance del virus. Acceda a Sociedad contra Corona.

Quiero apoyar comunidades y organizaciones, ¿cómo lo hago?

La Radio Aconchego 88,5 Livre de Recife listó grupos, organizaciones y colectivos de

Recife que están actuado en el combate y concientización sobre los riesgos del coronavirus. Si usted quiere ayudar y no sabe cómo, acceda a la página web y entre en contacto con los grupos allí presentes. Materia compartida también por la iniciativa Apoyo Mutuo.

 

Soñar el futuro [gatillo: buenas vibraciones]

Mundo postpandemia tendrá valores feministas en su vocabulario común

La antropóloga Debora Diniz, afirma que conceptos como cuidado, protección social, interdependencia y salud tendrán que ser discutidos en el mundo postpandemia. El desamparo está en el centro de los debates sobre política y economía y no hay salvación si no creamos mecanismos colectivos de amparo. Esta pandemia puso como tópico prioritario de la agenda la comprensión del mundo, la supervivencia y nuestra interdependencia. Tendremos que hablar de cuidados, protección social y salud. Materia completa en Folha.

Reflexiones Sistémicas – Pensando el mundo postcoronavirus [es]

Charla entre Alberto Acosta (Ecuador), Maristella Svampa (Argentina) y Pablo Solón (Bolivia) intercambiando sus impresiones sobre las causas, consecuencias y oportunidades que la pandemia mundial trae para la humanidad y reflexiones y cambios posibles en los sistemas estructurales de explotación humana y de la Tierra. Mire el canal de la Fundación Solon.

Vandana Shiva: Estamos em guerra contra la estupidez

¡En este breve video Vanda Shiva nos habla de la supervivencia de la Tierra, la importancia de las mujeres y sus importantes valores y conocimientos para este nuevo momento! ¡Y consejos para los jóvenes! Mire el video en OA News.

 

Informaciones seguras sobre coronavirus

Red Latinoamericana y del Caribe de Información en salud

La red trae información segura y datos científicos sobre el coronavirus en Brasil y algunos países de América Latina, presenta protocolos tanto para profesionales de la salud como para el público en general. Acceda a portal de BVS.

 

Noticias [gatillo: mala onda]

Facebook borra post de Bolsonaro con fake news

Después de dar declaraciones falsas sobre el uso de la hidroxicloroquina, Bolsonaro tiene su post borrado de las redes sociales por la propia empresa que alegó haberlo removido ya que esta información puede contribuir para daños físicos inminentes. Vea el reportaje de Folha.

¿Estarían los políticos brasileños siendo interceptados por el propio gobierno?

El artículo Merval Pereira relata conversaciones y especulaciones sobre la posibilidad de que el gobierno Bolsonaro esté interceptando llamadas telefónicas de diputados y ministros de su gobierno. El asunto resurge justamente cuando nos ponemos más atentos a aplicaciones y herramientas digitales. Si es posible, verifique en Globo.

Empresa recifense usa informaciones para dar alertas sobre Covid19

En un momento donde el Senado impide que la Ley General de Protección de Datos avance, la start up recifense In Loco que ya está usando una tecnología de geolocalización para trabajar con la Municipalidad de Recife, quiere implementar en el territorio nacional sus herramientas de monitoreo, provocando un debate sobre privacidad. Entienda más leyendo El País.

Radar Legislativo: Especial COVID-19 y Tecnología

En menos de un mes, el Congreso Nacional propuso 18 nuevos proyectos de ley relacionados a Internet y al uso de la tecnología en tiempos postcoronavirus, es necesario comprender estos cambios que están siendo propuestos en un contexto de emergencia y que deben delinear las interacciones en un mundo postCOVID-19. Sepa más con Coding Rights.

Policía Federal descubre invasión de niñeras electrónicas y cámaras residenciales

Aprovechando el periodo del aislamiento social debido a la pandemia de coronavirus, delincuentes están invadiendo dispositivos electrónicos residenciales en diversas regiones del país. Según las investigaciones, los criminales logran tener acceso, en tiempo real, a las grabaciones de las “niñeras electrónicas” y dispositivos llamados “cámaras IP”, pasando a tener acceso a la rutina diaria de la familia para practicar crimines, como extorsión. Materia completa en UOL.

 

Artículos y análisis [gatillo: buenas vibraciones]

Sobre esperanza y miedo: Aiton Krenak y la cosmovisión indígena

En entrevista a O Globo, el intelectual líder indígena Ailton Krenak nos conduce a un pensamiento menos fatalista y más reflexivo frente a la crisis que se instaura. Este resalta nuestra relación con la naturaleza, nuestra arrogancia frente al mundo y cuáles pueden ser las enseñanzas. Vale la pena la lectura del artículo en Geledés.

La sociedad civil apela a los gobiernos de América Latina y del Caribe para que garanticen que las tecnologías digitales aplicadas a la pandemia de COVID-19 respeten los derechos humanos [es]

Reconociendo la gravedad de esta crisis sanitaria y la posibilidad legal de que los gobiernos tomen medidas excepcionales para controlar la pandemia, es importante recordar que estas medidas deben ser llevadas a cabo en el restricto respeto a las normas en materia de derechos humanos, esto incluye también cualquier desarrollo digital o implementación tecnológica que nuestros gobiernos puedan querer implementar. Más en la página web Derechos Digitales.

Estado suicida, covid19 y black bretch: los planes de emergencia del Teatro Negro

En su artículo para Jornalistas Livres, la profesora Rosane Borges analiza la responsabilidad de los Estados modernos y cuáles son las alternativas del punto de vista de los dichos actores marginalizados, frente al escenario de las artes. Materia completa en Jornalistas Livres.

 

Privacidad [gatillo: mala onda]

A pesar de la propaganda, no hay encriptación de punta a punta en las reuniones hechas por Zoom [pt, en]

El servicio Zoom de videoconferencia cuyo uso se disparó durante la pandemia de covid-19, afirma utilizar la forma considerada más segura de comunicación por internet, la encriptación de punta a punta, que protege las conversaciones contra todos los terceros externos. Pero la empresa tiene acceso a audio y video no encriptados de las reuniones. Materia completa en Intercept.

Más en NY Times [en]: Una funcionalidad sobre Zoom muestra datos ocultos de los perfiles de People’s LinkedIn.

Mire en The Guardian [en]: “Zoom es malware”: porque es que los peritos se preocupan con la plataforma de videoconferencia .

Hipervigilancia en tiempo de pandemia [es]

El panóptico coronavirus rastrea sus contactos. Ya se habla de “coronopticon”, refiriéndose a la nueva invasión de privacidad. Como la tecnología centraliza la información de los ciudadanos y entra en un conflicto sin precedentes con la libertad individual: Big Brother en su bolsillo. Materia completa en Clarín.

Vea los informes públicos proporcionados por Google, a través del análisis de datos capturados por la empresa.

Brasil

La protección de datos en la época de COVID-19: los riesgos de la vigilancia en Brasil. Materia en Policy Review [en].

El gobierno usará datos de operadoras para monitorear aglomeraciones durante la pandemia. Acuerdo fue firmado con cinco grandes empresas; ministerio declara que habrá protección a la privacidad. Vea en UOL.

Gobierno de São Paulo se une a Vivo para rastrear celulares y garantizar el aislamiento. Lea en IG.

Recife, Gobierno va a usar datos de operadoras para monitorear desplazamientos durante la pandemia. Materia completa en Olhar Digital.

Mundo

Vimos el software Covid-19 de NSO en acción – Varias empresas de tecnología de vigilancia están a dar su aporte para la localización de ciudadanos infectados con coronavirus. Los peritos están preocupados por estar apenas intentando explorar una crisis para expandir sus negocios cuestionables, sepa todo en Vice. [en]

Israel recurre al espionaje para vigilar el movimiento de los infectados por coronavirus. En El País [es].

Ocho operadores concuerdan en compartir datos de localización con la UE para ayudar a localizar COVID-19. En Digital Policy Law [es]

Como COVID-19 se dispersa a 50 estados este mes, el gobierno de los Estados Unidos está en negociaciones con empresas de tecnología, incluyendo Google y Facebook, sobre la posible utilización de datos de localización de celulares de los norteamericanos para rastrear la propagación del coronavirus. En The Markup [en].

Cómo Guatemala, El Salvador y Honduras están cumpliendo la cuarentena de coronavirus, de acuerdo con Google. Lea en Prensa Libre.

 

Racialidades

Comunidades, Algoritmos y Activismos Digitales: Miradas Afrodiaspóricas

El libro “Comunidades, Algoritmos y Activismos Digitales: miradas afrodiaspóricas” busca combatir un vacío de la academia brasileña: reflexiones sobre la relación entre raza, racismo, negritud y blanquitud con las tecnologías digitales como algoritmos, medios sociales y comunidades online. Organizado por Tarcízio Silva y publicado por la editorial LiteraRUA.

“Nuestros mayores de edad son nuestra memoria”: el miedo de covid-19 en quilombos

Cada espacio de resistencia creado por sobrevivientes de esclavizados es mantenedor de la cultura y de la historia afrobrasileña. Todo quilombo es memoria viva y carga en su cotidiano aquello que los libros no cuentan. Son, por sí solos, espacios educacionales valiosos. Y el descaso y hasta la inconstitucionalidad de Estado comprometen vidas de sobrevivientes, además del acceso o preservación de sus tierras, naturaleza y enseñanzas ancestrales. Vea en UOL.

 

Feminismos

“Por la vida de nuestras madres”: el manifiesto de hijos de empleadas domésticas sin cuarentena

Hijas e hijos de empleadas y empleados domésticos y diaristas lanzaron un manifiesto para pedir medidas de protección para estos trabajadores y sus familias. La carta tiene como objetivo accionar la política del buen común, en que acciones individuales son primordiales para el bienestar de la colectividad y exige que sean dispensados y remunerados para cumplir el aislamiento social, adelanto de vacaciones y no poner en situación de riesgo a aquellos y aquellas que viven en el mismo local de trabajo. Lea en Periferia en Movimiento.

A medida que las ciudades del mundo entero se cierran, las víctimas de violencia doméstica buscan una salida [en]

Para las personas que son víctimas de violencia doméstica, la cuarentena las encerró en sus casas con sus agresores, aisladas de las personas y de los recursos que podría ayudarlas. La vicedirectora de las Naciones Unidas Mujeres, dice que “aunque apoyemos en absoluto la necesidad de seguir estas medidas de distanciamiento y aislamiento social, reconocemos también que esto constituye una oportunidad para que los abusadores practiquen más violencia”. Lea más.

Autodefensa y Arquitectura Corporal para Mujeres y LGBTQIs

Heloíse Fruchi da orientaciones para ayudar a personas agredidas en situación de violencia doméstica en Brasil, retomando algunos conceptos fundamentales de la autodefensa feminista y queer que pueden ser eficientes y de protección. Visite el Instagram de Icamiaba Autodefesa.

 

Salud [gatillo: buenas vibraciones]

Para evitar la pandemia, la cadena global de alimentos debe ser revisada

Cómo los alimentos pueden ser la puerta de entrada para diferentes enfermedades y por qué el tema de seguridad alimentar es prioritario para que la población mundial redefina sus hábitos y prevenga la llegada de otras pandemias globales. Artículo de UOL en un vasto debate sobre el mercado de la alimentación. Lea en UOL.

Reflexiones en tiempos de pandemia

Qué son los virus, su relación con nuestra alimentación y cómo la nutrición humana pode frenar los avances de nuevas enfermedades de escala global. El articulo presenta un análisis completamente empírico sobre el uso de los minerales y de cómo otras sustancias presentes en frutas y hortalizas pueden ayudar a prevenir enfermedades en general. Lea en Instituto de Agricultura Biológica.

La crisis que definiría nuestra generación

Un análisis de cómo la crisis de coronavirus puede redefinir nuestra acción a partir de ahora y motivarnos a de hecho transformar los rumbos de esta sociedad. En una referencia al libro La Peste, la autora describe los acontecimientos y reflexiona intentando mostrarnos cuales necesitan ser nuestras prioridades ahora. Sepa más en El País.

El coronavirus no es solo una epidemia sanitaria

En un pequeño artículo, un análisis sobre como covid19 no es solo un riesgo a nuestra salud, sino también a todo nuestro modo de vida. El miedo y la soledad de vuelven elementos centrales en un escenario de aislamiento y riesgo inminente de muerte. Lea en la página web IHU.

 

Cuidado colectivo y autocuidado [gatillo: buenas vibraciones]

Donaciones, seguridad y solidaridad online

Una de las consecuencias más inmediatas de la crisis sanitaria global y del aislamiento social es el impacto directo en los ingresos de trabajadores/as de todo el mundo. Muchas personas han preferido hacer donaciones financieras online, y hay muchos pedidos de donaciones y campañas, principalmente vía WhatsApp y medios sociales, con cuentas bancarias, nombre del titular y CPF (clave fiscal). Esto es un riesgo para la seguridad de todos con resultados a corto plazo. Vea en blog do Gus.

Sobreviviendo al Virus: Una Guía Anarquista

La pandemia no va a pasar en las próximas semanas. Para prepararnos para ese momento, vamos a protegernos de la amenaza del virus, piense en cuestiones sobre el riesgo y la seguridad que la pandemia nos trae, y confronte las consecuencias desastrosas de un orden social que nunca fue proyectado para preservar nuestro bienestar. Lea en CrimeThinc.

Guías de promoción de la salud (y para ficar lejos del virus)

Una guía colaborativa para el cuidado con COVID-19 [es, en].

Una Guía Anarquista para Sobrevivir al Coronavirus – COVID-19.

Guía de apoyo psicosocial durante el brote del coronavirus [es].

 

Trabajo remoto [gatillo: buenas vibraciones]

Protección física, emocional y digital mientras esté trabajando de casa en tiempos de COVID-19 [pt, es, en]

Es difícil definir una solución única para todas las situaciones, especialmente tratándose de protección física y emocional. Estas orientaciones son ofrecidas como inspiración para evaluar y mejorar la protección de su situación específica. Lea en FrontLineDefenders.

¡Cuarentena sí, trabajando también!

En esta página usted encuentra sugerencias de como artistas y outrxs profesionales autónomxs pueden contornar digital y humanamente la cuarentena recomendada frente al COVID19 – y quizá repensar sus planes de trabajo a largo plazo. Más en Taipa.

Trabajo remoto y seguridad personal

Esta es una situación nueva y preocupante en la que estamos en todo el mundo. Mientras una organización internacional remota desarrolla herramientas para la seguridad online, nos gustaría compartir algunos consejos sobre cómo hacer teletrabajo y preservar sus derechos a privacidad y libertad de expresión. Lea en el blog de.

 

Arte y Juegos [gatillo: buenas vibraciones]

Juegos didácticos ecotecnológicos

Colección de juegos didácticos open source (de código abierto): son bloques de montar para construir estructuras y aprender jugando sobre geometría, matemática, arquitectura, mecánica, física, química y mucho más. La iniciativa maker está enfocada en el diseño y producción de juegos didácticos hágalo usted mismo. Sepa todo en Alquimetricos.

Funk del Coronavirus

Fantástico funk y video para concientizar a la favela. Escuche en Twitter.

 

Medios [gatillo: buenas vibraciones]

Pandemia sin neurosis: podcast de Alma Preta

Frente a la crisis de covid19 en las periferias de las ciudades, Alma Preta lanza una serie de podcast para abordar diferentes temas, siendo el último sobre la ayuda de emergencia del gobierno. Escuche Alma Preta Jornalismo.

Blogueiras Negras #CoronaVírusNasPeriferias

Blogueiras Negras inició una serie de podcasts sobre el impacto de la crisis de covid19 en las periferias y en mujeres negras. El segundo podcast habla sobre la Carta Por la Vida de Nuestras Madres, una denuncia y un apelo por la vida de las empleadas domésticas. Más en Blogueiras Negras.

Mamilos (Pezones): Como proteger vidas y salvar la economía

El tradicional podcast de Brainstorm9 pone en pauta posibilidades y diferentes estrategias que buscan un bien común: construir un presente que nos permita tener un futuro sostenible. ¡En el reportaje, Yane Mendes de la favela de Totó, en Recife! Escuche Brainstorm9.

Documental Concernig Violence: una reflexión sobre resistencia y revolución

Basado en el ensayo “Sobre la Violencia”, parte del famoso libro Os Condenados da Terra (Los condenados de la Tierra) (1961) del filósofo, psiquiatra y militante anticolonial Frantz Fanon, narrado por Lauryn Hill, muestra escenas raras rescatadas de la brutal violencia colonial y de las resistencias y luchas de libertad, principalmente en las colonias portuguesas de África. Vea más en FB de Anarquismo Colonial.

 

Herramientas

Instrumentos de presencia remota para el distanciamiento social [en]

Con el mundo entrando en la “fase exponencial”, todos deben tomar precauciones y limitar la práctica de la Distanciamiento Social. Pero esto no significa que debamos cavar un agujero en nuestra caverna: todavía podemos hablar los unos a los otros en Internet, y existen herramientas excelentes y gratuitas para hacerlo. Lea en blog Anarc.at.

 

Aprendizaje y ocio [gatillo: buenas vibraciones]

Hicimos una lista de cursos y actividades gratuitas online:

Vea en CatracaLivre 40 páginas web que ofrecen cursos online gratuitos para ocupar la mente durante la cuarentena.

Udemy ofrece 40 cursos del área de programación y tecnología [en].

Mire películas gratuitas de IDFA (Festival Internacional de Filmes Documentales de Ámsterdam).

La página web Domestika ofrece una selección de cursos gratuitos.

Jornal Diáspora Negra ofrece 22 cursos de Historia y Cultura africana y afrobrasileña para estudiar en casa.

Ventanas para posponer el fin del mundo – Festival AmazôniaS en la red, del 17 a 19 de abril. Si nada más será igual, juntos y juntos podemos crear ventanas para vislumbrar nuevos mundos posibles. Instagram e Facebook.

 

Convocatoria

El Fundo Brasil lanzó el Fundo de Apoyo de Emergencia: Covid-19.

Sabemos que, en este momento de crisis profunda, son los grupos, colectivos y organizaciones de base, las defensoras y los defensores de los derechos humanos que movilizan ayuda humanitaria y defienden los derechos de la población más vulnerable. Queremos fortalecer estas iniciativas de enfrentamiento al nuevo coronavirus. Vea en Fundo Brasil.

Fondo de Soluciones COVID-19 – Fundación Mozzila [en]

Mozilla anuncia hoy la creación de un Fondo de Soluciones COVID-19 como parte de Mozilla Open Source Support Program (MOSS). A través de este fondo, iremos providenciar premios de hasta 50.000 dólares cada uno para proyectos de tecnología open source que respondan de alguna forma a la pandemia de COVID-19. Sepa más en Mozzila.

Fondo de Respuesta Rápida a COVID-19 – OTF [en]

El Fondo de Respuesta Rápida de OTF está siempre abierto, y está continuamente aceptando y revisando los pedidos. Dada la magnitud de la crisis global de COVID-19, tornaron más accesible el financiamiento a aquellos que más lo necesitan, aumentando la reserva total de financiamiento disponible a través del Fondo de Respuesta Rápida y dando prioridad a intervenciones relacionadas con la pandemia COVID-19. Vea en Open Tech Fund.

Derechos digitales en América Latina

Indela Apoya proyectos que promueven políticas y leyes de derechos digitales en América Latina y la aplicación y ejercicio de estos derechos. Las inscripciones están abiertas hasta el 30 de abril. Página web de Indela.

Fórum Nacional de Reforma Urbana lanza convocatoria para iniciativas de apoyo local en las periferias

Con el objetivo de fortalecer el combate y prevención a la pandemia del nuevo coronavirus en las comunidades y periferias, el Fórum Nacional de Reforma Urbana, junto con la Unión Europea, lanza una convocatoria para iniciativas locales de apoyo en las periferias. Con alcance nacional, la convocatoria va a conceder apoyos de hasta R$ 9.000,00 para 10 organizaciones de la sociedad civil, para hacer posible la realización de acciones en el combate de emergencia al COVID-19. Página web del Fórum de la Reforma Urbana.

Fondo Frida presenta fondo para iniciativas de internet libre y abierta [es]

El Fondo Frida ofrece apoyos y premios para organizaciones y grupos que desarrollan iniciativas innovadoras y de impacto para la promoción de internet libre y abierta. Para saber más cuales son los requisitos, acceda luego. Las inscripciones son hasta el 22 de mayo. Programa Frida.

 

Iniciativas de la sociedad civil

Separamos algunas iniciativas de la sociedad civil para aquellos que quieren ayudar y todavía no saben cómo:

Página de difusión de las acciones de los movimientos populares urbanos en lucha por derechos y en solidaridad.

Sepa cómo ayudar a indígenas y pueblos de la floresta en el combate al coronavirus en la página web de ISA.

Conozca las campañas que recaudan dinero para poblaciones indígenas en medio a la pandemia en la página web De Olho nos Ruralistas.

Colectivos lanzan campañas de apoyo a grupos y territorios más amenazados por la pandemia vea en Marco Zero.

Psicoanalistas ofrecen atención gratuita online; sepa dónde encontrar en la página web de Folha.

Frena la curva, juntxs somos más fuertes. Para proporcionar ayuda mutua entre vecinos [es].

No Corre Local, hecho para promover el consumo local y fortalecer el apoyo de la galera autónoma.

Equipos de protección individual (EPIs) para los profesionales de salud en la línea de frente del combate al COVID-19.

plugins premium WordPress