Pular para o conteúdo
Pesquisar

Boletim #10

Resistências
Mobilidade ativa na Amazônia!
Campanha ativista de financiamento coletivo que investe no estímulo e conscientização de uso de modais ativos (bicicicleta, patins, etc) e plantio de mudas para aumentar a arborização nas ruas e praças de Manaus, para promover uma vida mais ativa e verde à nossa cidade.

Guia Prática de Estratégias e Táticas para a Segurança Digital Feminista
Uma guia prática de segurança digital para mulheres, especialmente as ativistas, e coletivos feminista, em português! A guia foi produzida pela Universidade Livre Feminista, CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Marialab, Blogueiras Negras e SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

Memória como resistência!
O Museum of Movements coleta e exibe projetos, vídeos, artes gráficas, buttons, programas de rádio, zines e artigos para acabar com a violência de gênero. E é colaborativo!

Organizações lançam relatório sobre violência de gênero na Internet, que será subsídio para discussões na ONU
Foi lançado no Fórum da Internet no Brasil, o relatório “Violências de Gênero na Internet: diagnósticos, soluções e desafios”, resultado de uma contribuição conjunta enviada à Relatora Especial da ONU sobre violência contra a mulher, que está fazendo um relatório sobre violência online.

Notícias, Artigos e Análises
Argentina bane grupos ativistas de encontro da Organização Mundial do Comércio
O governo da Argentina baniu a entrada de ativistas e pesquisadores do 11º encontro ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que será realizado em Buenos Aires, de 10 a 13 de dezembro. A medida afeta especialistas de diferentes áreas, incluindo a de Direito digital. Organizações como o Derechos Digitales, baseado no Chile e trabalhando na América Latina, e a Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), no Brasil, afirmaram que receberam uma notificação informando que suas inscrições foram canceladas.

Estão te stalkeando para te dar um valor: mais uma do #ChupaDados
Seu acesso a crédito é determinado por critérios que vão muito além da grana que entra e sai da sua conta. Saiba como empresas financeiras stalkeiam suas informações online.

Megaeventos: um legado de vigilância
Pouco mais de um ano depois das Olimpíadas, são claras as mudanças feitas no sistema jurídico-institucional no sentido de ampliar as capacidades de vigilância do Estado. E tudo indica que o legado dessa série de eventos foi a construção de um sistema de vigilância cujo preço, eficiência e transparência é bastante questionável. Quem opera hoje esse sistema? Qual sua abrangência? De quais tecnologias dispõe? Existiu um balanço no sentido de assegurar também a privacidade e sigilo das comunicações? Quais são seus freios e contrapesos? Quais suas medidas de eficácia?

Um lugar para os robôs (nas eleições)
Imagens e concepções sobre robôs povoam nossa imaginação desde muito antes da Internet. Mas, recentemente, os “bots” das redes sociais tornaram-se foco das atenções. Relatos de que estes bots contribuíram para direcionar o discurso e o fluxo de informações de forma cirúrgica, influenciando eleitores, chamaram a atenção para o fato de que a presença de bots pode ter impactos muito concretos nas nossas vidas.

Universitários estão fazendo o que o Twitter se recusa a fazer: identificando bots [texto em inglês]
Uma dupla de jovens criou um projeto para identificar contas automatizadas no Twitter criadas para influenciar o debate público. Com as crescentes discussões envolvendo o uso de bots, bid data e manipulações, a empresa está sob fogo cerrado juntamente com o Facebook:

Uber revela vazamento de dados de 57 milhões de usuários
O presidente executivo do Uber, Dara Khosrowshahi, revelou que dados de 57 milhões de seus usuários em todo o mundo foram vazados em 2016, incluindo as informações pessoais e dados de habilitação de 600 mil motoristas.

Exército monitorando a Internet nas eleições é um risco à liberdade de expressão
Diversos veículos de mídia recentemente noticiaram uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Exército para o monitoramento de conteúdos online durante as eleições de 2018 tendo como foco o combate às chamadas “notícias falsas” (fake news). A Coalizão Direitos na Rede – articulação que reúne dezenas de entidades da sociedade civil, organizações de defesa do consumidor, pesquisadores e ativistas – fez uma nota pública para manifestar preocupação com essa movimentação e apontar a necessidade de recolocar a discussão sobre o tema em outro patamar.

Juízes decidirão se policial pode vasculhar celular de acusado de crime
O celular está nos bancos dos réus da Justiça no Brasil e nos Estados Unidos. Em jogo, o equilíbrio entre a garantia da privacidade e do devido processo legal e, de outro lado, os poderes do Estado na investigação de crimes. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se é lícita a produção de provas colhidas em celular encontrado em cena do crime, sem um mandado judicial específico. Já a Suprema Corte dos Estados Unidos terá de dizer se o acesso à localização dos celulares de um homem condenado por roubo respeitou as garantias da Quarta Emenda à Constituição do país.

Primeira evidência de que namoro on-line está mudando a natureza da sociedade [texto em inglês]
Os sites de namoro mudaram a forma como os casais se encontram. Agora, há evidências de que essa mudança está influenciando níveis de casamento inter-racial e até mesmo a estabilidade do próprio casamento.

Você é o produto.
“Em 2014, o New York Times fez as contas e descobriu que a humanidade vinha gastando, por dia, 39 757 anos coletivos no site. Jonathan Taplin assinala que isto equivale a “quase 15 milhões de anos de mão de obra gratuita por ano”.” Uma mudança nas declarações de intenção do Facebook reflete seus novos objetivos e alvos.

Espionagem no futebol também
Apuração da ESPN revela que uma pessoa foi contratada pelo Grêmio para filmar e fotografar treinos abertos e fechados de todos os adversários. Na Libertadores, no Brasileiro e na Copa do Brasil.

Google coleta seus dados de localização mesmo quando você desabilita a função no seu celular android [texto em inglês]
Google está coletando os dados de localização dos usuários de telefones android mesmo quando esses serviços estão desabilitados. Eles pegam os endereços das torres de celulares mais próximas e o resultado é a invasão de privacidade dos usuários. A Google se pronunciou afirmando que os dados nunca foram usados ​​ou armazenados, e que a empresa agora está tomando medidas para encerrar a prática [depois de ser contatado pelo Quartz]. No final de novembro, a empresa disse que os telefones Android não enviarão mais dados de localização da célula para o Google, pelo menos como parte desse serviço específico, que os consumidores não podem desabilitar.

Big Data e a espoliação algorítmica dos dados: novos meios para uma velha dominação
“A esquerda precisa perceber que, muito além de uma sofisticada ferramenta tecnológica, o Big Data pode representar contraditoriamente uma verdadeira ameaça, sutil e refinada, de renovada exploração e dominação da massa dos trabalhadores, a nível mundial.”

Contra “ameaças ocidentais”, Rússia lançará “internet independente” para países dos BRICS
“Todos sabemos quem é o administrador principal da internet global. E devido à sua volatilidade, temos que pensar sobre como garantir nossa segurança nacional”, afirmou Peskov. Não se trata de desconectar a Rússia da rede mundial de computadores, acrescentou, mas de “protegê-la de possíveis influências externas”

Projeto quer proteger dados de moradores da capital de SP
Vereadores do PSDB, PSD, PT e PSOL protocolaram ontem um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo para tentar garantir a proteção de dados pessoais e da privacidade dos moradores da capital. A proposta estabelece diretrizes para o uso dos dados pela prefeitura, para impedir a comercialização e o uso das informações sem a permissão dos cidadãos.

Outros Boletins
O Meio
O Meio é uma newsletter, sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu email. A leitura demora menos de oito minutos. E todas as notícias essenciais do dia estão ali, concisas. Da política ao que estreia no Netflix.

The Intercept Brasil
As reportagens, produções das mídias independentes, dicas culturais, notícias e outras novidades do The Intercept Brasil.

Jobs
Quadro de oportunidades de emprego em vários locais do mundo.

Mais recentes

No posts found
plugins premium WordPress

Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.

Assine Nossa Newsletter

Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.

E mais: Vem de Zap! Recebe em primeira mão ferramentas, editais, notícias e materiais ativistas! 

assine nossa NEWSLETTER

Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.