Vídeo como prova no Brasil: nova pesquisa da Artigo 19 e WITNESS mostra que potencial é enorme mas inexplorado
Dicas para ajudar a garantir que a autenticidade da sua documentação em vídeo possa ser verificada e complementada por detalhes importantes que ajudam o detalhar o contexto para que as imagens possam ser usadas por advogados, pesquisadores e jornalistas. Inclui dicas sobre como filmar casos envolvendo mortos e feridos.
Material de orientação baseado na experiencia de cobertura dos protestos durante a copa do mundo de 2014 em Rio de Janeiro e São Paulo.
Um vídeo pode expor abusos, evitar atos de violência, substanciar relatórios e servir como evidência. Seja uma testemunha!
Guia do Witness Brasil que orienta cidadãos sobre como coletar e preservar provas (como vídeos) de operações policiais e militares em áreas de vulnerabilidade para fortalecer denúncias.
Este guia orienta pessoas LGBTQI+ sobre requisitos, impedimentos, procedimentos e cuidados para a doação de sangue, promovendo inclusão, informação e solidariedade.
O relatório mapeia e sistematiza fluxos de atendimento para mulheres vítimas de violência institucional no Rio de Janeiro, identificando serviços públicos e iniciativas da sociedade civil e propondo ações estratégicas baseadas em interseções de gênero e raça.
Estabelece diretrizes para orientar a atuação das forças policiais no enfrentamento das violências homotransfóbicas, abrangendo desde a abordagem inicial até o registro de ocorrências e procedimentos de expediente, com vista à adequada tipificação penal das condutas
O material foi elaborado pensando em facilitar o acesso à informação a respeito dos direitos das mulheres migrantes em conflito com a lei no Brasil. Acolhimento e residência no país, processo criminal, questões migratórias, além de endereços e telefones úteis são alguns dos tópicos abordados.
O texto apresenta a Agroecologia como um enfoque conceitual de apoio a programas de Assistência Técnica e Extensão Rural, visando a sustentar um processo de transição agroecológica baseado em seus princípios fundamentais.
À vista do conceito de branquitude como um lugar estabelecido de acúmulo de privilégios e uma posição social estabelecida, quais consensos e discordâncias entre os conceitos de “branquitude” e “supremacia branca”? A pergunta deste boletim propõe uma revisão dos conceitos, diante das diferentes abordagens presentes nos estudos de branquitude.
O guia busca, com linguagem simples, responder dúvidas concretas dos profissionais que estão no dia a dia da atividade para garantia da memória e do acesso aos brasileiros e propõe que o direito autoral seja visto como parte das competências informacionais.
Nesta publicação, que é a tradução de Feminist Principles of the Internet, da APC, rede de entidades do Sul Global da qual fazemos parte, trazemos 17 princípios para uma internet feminista.
O Código de Conduta Antiassédio Sexual da Intervozes estabelece um procedimento restaurativo e não punitivo para denúncias, garantindo anonimato, canal seguro de comunicação e comissões internas de três mulheres para acolhimento e mediação dos casos.
Este guia apresenta as ferramentas que parlamentares têm ao seu alcance para acolher e apoiar demandas de ativistas, organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil. É um mapa para facilitar a construção de estratégias de incidência, e aproximar o poder legislativo de todos que querem construir políticas públicas melhores no estado. O conteúdo apresentado aqui […]
Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.
Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.