Por Velot Wamba – 23/08/2023

Lançado pela Autonomia Literária e pela Escola de Ativismo, jogo reúne 126 cartas com experiências de ação política

O que é o Belo Levante? À primeira vista, é um jogo de cartas com diversas opções de jogabilidade com tema de fundo ativista, adaptado para o Brasil pela Autonomia Literária e a Escola de Ativismo e com lançamento previsto para outubro. Mas é muito mais que isso: é um rol de experiências e pensamento que compila o saber acumulado por ativistas dos quatro cantos do mundo, que refinaram suas considerações sobre práticas de ação direta no calor das lutas mundo afora.

São 126 cartas divididas em cinco naipes de cartas: Táticas, Princípios, Teorias, Histórias e Metodologias. Inclusive, na versão brasileira do jogo, as cartas de Histórias são baseadas em lutas realizadas, sobretudo, no Sul global. E o conjunto total das cartas possibilita uma compreensão lúdica e acurada das diversas etapas necessárias para realizar uma ação direta bem sucedida para desafiar o status quo, que vão desde uma ação de cartazes criativa até a realização de uma greve geral. Dessa forma, são úteis tanto para o ativismo comunitário quanto para o desafio de parar uma cidade!

As cartas são amplamente referendadas na plataforma de ativismo internacional Beautiful Trouble, que conta com a contribuição de mais de 170 ativistas de movimentos de base dos cinco continentes do planeta, totalizando sete idiomas e contando com a contribuição de notáveis estrategistas de diversos movimentos, como Arundhati Roy, George Monbiot, Vijay Prashad e Mark e Paul Engler, por exemplo. E são justamente as experiências reais que dão profundidade e efetividade ao que é apresentado em Belo Levante.

Além disso, a Escola de Ativismo é responsável pela edição brasileira do jogo Belo Levante (em parceria com a editora Autonomia Literária), dando ênfase ao universo do ativismo local e olhando com maior apuro para as práticas do Sul Global, o que deu uma roupagem muito atualizada e condizente com os grandes desafios que todo ativista enfrenta nos dias atuais.

Veja na galeria acima uma amostra dos cards e propostas do Belo Levante

As possibilidades de jogabilidade das cartas são diversas, desde o simples divertimento em formato de competição até modalidades que sempre ressaltam um ângulo possível para se analisar a efetividade e sucesso de uma ação. É possível de ser usada em oficinas, momentos de planejamento de ações e para diversão.

A carta de jogo “Planeje uma ação criativa”, por exemplo, é perfeita para movimentos sociais ou grupos ativistas refletirem sobre uma futura ação. Com 3 pilhas de cartas (Táticas, Princípios e Teorias), os participantes dão nome ao problema que enfrentam (clima, por exemplo) e identificam seu objetivo – digamos, a exploração de fracking no nordeste. Tirando uma carta de cada pilha, é possível criar uma ação hipotética. Usando as cartas de estratégia, você pode melhorar e reinventar a ação proposta e, com a carta “Avalie sua ação”, é possível analisar sua ação sob diversos enfoques diferentes.

Além das cartas de jogabilidade, o jogo apresenta seis tipos de cartas que, em conjunto ou de forma isolada, nos ajudam a entender toda a ciência por detrás de uma ação bem efetivada.

São elas:

– TÁTICAS: Formas específicas de ações criativas, como um flash mob, um bloqueio ou uma greve geral.

– PRINCÍPIOS: Percepções a partir de conquistas que podem guiar ou oferecer subsídios para o planejamento de ações criativas.

– TEORIAS: Conceitos gerais e ideias que podem nos ajudar a entender como o mundo funciona e como podemos transformá-lo.

– HISTÓRIAS: Relatos de ações e campanhas memoráveis com análises sobre o que funcionou, o que não deu certo e por quê. Essas histórias são úteis para ilustrar como princípios, táticas, teorias e metodologias podem ser aplicados na prática e de modo bem-sucedido.

– METODOLOGIAS: Modelos estratégicos e exercícios práticos para ajudar você a avaliar sua situação e planejar sua campanha.

– DEBATES: Controvérsias eternas (tais como mudar o mundo ou mudar a nós mesmos?) que devem ser exploradas de forma constante.

Ao fim e ao cabo, o Belo Levante é uma caixa de ferramentas essencial na mão de organizações, coletivos e ativistas. Saiba como adquirir sua cópia em pré-venda pelo site da Autonomia Literária.