O Comitê COP30 lançou, nesta sexta-feira (24), o guia “Nossa Chance: um guia prático de segurança para ativistas na COP 30”, desenvolvido em parceria com a Escola de Ativismo. O material reúne orientações de segurança física, digital, psicossocial e coletiva para ativistas, organizações, comunicadores populares e defensoras e defensores de direitos humanos que participarão da COP 30, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA).
Com linguagem acessível e foco no protagonismo amazônico, o guia contextualiza os riscos enfrentados por defensoras e defensores ambientais no Brasil, especialmente na Amazônia, região que concentra os maiores índices de violência contra ativistas. A publicação também apresenta recomendações práticas para deslocamento e permanência na cidade, além de mapas de contatos úteis como serviços de saúde, defensoria pública e consulados.
Pensar segurança na COP 30 é pensar sobrevivência e cuidado coletivo. Queremos que ativistas possam denunciar, se mobilizar e retornar às suas comunidades em segurança
A iniciativa reforça a segurança integral como estratégia política, conectando direitos, autocuidado, solidariedade e proteção entre movimentos.
O guia está disponível gratuitamente e será distribuído em formato digital e impresso durante atividades da sociedade civil ao longo da conferência.
Confira o conteúdo em Comitê COP30: Nossa Chance.
Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.
Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.