SOBRE A METODOLOGIA:

Toda pesquisa com recorte é arbitrária, o que nos resta é assumir e explicitar nossas escolhas. Não pretendemos que o recorte documental escolhido para esse projeto seja uma expressão e representação plena de tudo que as redes e ruas colocaram em discussão sobre os movimentos populares de Junho de 2013 no Brasil, mas compreendemos que o espaço amostral aqui escolhido representa, de alguma forma, os caminhos tomados pelo debate público.

As redes sociais crescem como espaço de troca no país desde o começo dos anos 2000, com a chegada do Orkut em 2004, seguida pelo Facebook, Youtube e Twitter nos anos seguintes. Em 2013, o Facebook foi acessado por mais de 90% dos jovens brasileiros com acesso à internet, e já era a rede mais usada por aqui. Junto da rede social utilizada como espaço de encontro, divulgação, debates e disputas, cresceu também o Youtube, rede social onde qualquer pessoa pode subir e comentar vídeos. É justamente a multiplicidade de vozes presentes em postagens, réplicas e tréplicas nos comentários que tornam essas redes uma rica fonte de história dos tempos atuais, contada pelas próprias pessoas que o vivem.

Isso acontece com as chamadas “Jornadas de Junho”, que em 2013 tomaram as ruas de diversas cidades do Brasil e do mundo, mas também ocuparam muito espaço nas redes sociais. Nossa coleta de dados se concentrou na leitura das páginas dos principais coletivos e movimentos brasileiros presentes no debate público no período, não só nas redes sociais, mas também e, especialmente, nas ruas.

Nesse sentido, a página do Movimento Passe Livre (MPL-SP) em São Paulo foi o grande epicentro dos debates nas redes sociais, concentrando o maior número dos comentários e interações. Páginas da federação dos MPLs também estiveram no levantamento, assim como páginas envolvidas na pauta do transporte, como o Fórum de Lutas pelo Transporte, e com a pauta da Copa do Mundo, como o Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, ambos do Rio de Janeiro. Algumas páginas previamente listadas para esta pesquisa, para nossa própria surpresa, não existiam antes de junho de 2013, outras agregaram-se ao levantamento a partir das interações identificadas com as páginas do recorte inicial.

Vários eventos dos meses aqui apresentados não estão mais disponíveis, apesar de não terem sido apagados pelas páginas criadoras, fato confirmado pelos administradores da página @passelivresp. Outros tantos eventos existem mas não possuem número de confirmados ou convidados, acrescentando a possibilidade de distorção de dados e nos levando a desconsiderar este tipo de publicação como fonte. Os eventos e outras postagens que não podem mais ser encontrados nos colocam justamente a questão sobre a salvaguarda desta memória que, até então, estava armazenada e sob a proteção de empresas privadas e em constantes disputas judiciais sobre compartilhamento e usos comerciais desses mesmos dados.

A partir de uma seleção inicial de páginas, coletamos postagens de texto, foto e vídeo e comentários dia por dia. Todo o conteúdo aqui apresentado parte de postagens públicas nas redes sociais, organizadas em uma base de dados e a partir daí selecionadas para compor nossa narrativa. Não subordinamos os comentários às postagens, sendo possível dessa forma encontrar na narrativa diária, na mesma escala de importância, conteúdos que foram publicados por páginas ou por qualquer pessoa nos comentários dessas páginas, transformados naquele momento em grandes fóruns sobre o que acontecia nas ruas. Como é possível perceber, nosso objetivo foi deixar que as publicações falassem por si, e poucos são nossos comentários, sempre inseridos entre colchetes. Optamos por não reeescrever postagens ou comentários, mantendo a grafia original mesmo com erros de gramática ou ortografia formal.

O critério pragmático de seleção de postagens e comentários baseou-se, em primeiro lugar, na quantidade de informações que traziam sobre os eventos de 2013, fossem eles sobre a cronologia especifica de fatos, fossem sobre as ideias que se faziam sobre eles. Assim, selecionamos conteúdos que falavam de ocorrências especificas nos atos, como violências ou curiosidades que só quem esteve lá viu, mas também tantos outros que apontam as ideias que se formaram sobre a pauta, as mobilizações, seus personagens etc., em tempo real, enquanto ainda eram formulados pelos interlocutores e em plena transformação.

Organizamos a apresentação deste compilado de forma cronológica e, nos dias de grandes atos pelo país, essa cronologia se estende a hora a hora. Para facilitar a compreensão da ordem dos excertos selecionados, a exceção são algumas publicações feitas dias depois dos ocorridos, que tratam de eventos de dias passados, como nos casos dos vídeos de atos publicados um ou dois dias depois de suas realizações.

Naturalmente, se optar por um espaço amostral é arbitrário, mesmo dentro dele ainda é necessário fazer escolhas. Em alguns casos, em função do tamanho dos textos, suprimimos parte do conteúdo, o que está sinalizado com o sinal [...]. No entanto, através dos links, presentes em todo os recortes apresentados, é possível verificar postagens e comentários na íntegra. Esses links também nos convidam a utilizar os filtros de seleção de conteúdo do Facebook e visitar todo o conteúdo postado por elas no período.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

Todas imagens usadas são na verdade links e estão com créditos para as fontes originais. Caso alguma imagem tenha um autor diferente ou outras questões, por favor entrar em contato pelo e-mail asredescontamasruas@riseup.net

Apesar de se tratar de conteúdo público, os usuários são identificados apenas por suas iniciais, enquanto as páginas de organizações e coletivos são referenciadas pelo seu usuário.

Páginas referenciadas:

Movimento Passe Livre – @MovimentoPasseLivrempl