Pesquisar

Minidocumentário de ativista climática traz reflexões sobre clima e segurança alimentar

Produção foi apoiada pelo edital ‘Sem Justiça Climática, Não há Democracia”, da Escola de Ativismo

Como as mudanças climáticas afetam os sistemas alimentares? Essa é a pergunta central do minidocumentário produzido pela pesquisadora alimentar e climática Ellen Monielle. Apoiado pela Escola de Ativismo como parte do edital audiovisual ‘Sem Justiça Climática, Não há Democracia’, o material lançado nesta quarta-feira (14) traz reflexões sobre clima, práticas de cultivo sustentável e segurança alimentar. 

O material está disponível, assim como outros feitos pelo edital “Sem Justiça Climática, Não Há Democracia” no canal do Youtube da Escola de Ativismo e em nossa página de “Vídeos

Pensado e desenvolvido por Ellen, o mini documentário gravado em Rio Grande do Norte tem uma abordagem educativa. O material explica que o que chega ao prato das famílias brasileiras é resultado de uma complexa rede de fatores, chamada de sistemas alimentares. “Essa rede está sendo altamente afetada pelas mudanças climáticas”, disse. 

O material reúne entrevistas com agricultores e agricultoras familiares do estado que compartilham as adaptações necessárias diante de um cenário de mudanças climáticas.  

“Eu queria mostrar para as pessoas que as mudanças climáticas têm um impacto grande quando se fala nas questões alimentares e que essas mudanças são impulsionadas por um modo de produção extremamente exploratório, que é a monocultura. Apesar disso, existem pequenos agricultores remando, nadando contra essa maré, enquanto são impactados por um clima em mudança e se adaptam mesmo com todas as adversidades”, afirmou Ellen. 

A ativista acredita que é preciso debater sobre os sistemas alimentares de uma forma central dentro da pauta de mudanças climáticas. 

“Dentro do debate climático essa nunca foi a pauta principal. Para se ter ideia, apenas na COP 27 surgiu o pavilhão de sistemas alimentares. Antes [nas Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima anteriores], o assunto era debatido apenas de forma secundária. Mas é importante que as pessoas comecem a refletir que a comida que chega ao prato delas passou por enormes processos e decisões”. 

O  edital audiovisual ‘Sem Justiça Climática, Não há Democracia’, lançado em julho de 2024, selecionou projetos para apoiar a produção de conteúdos sobre clima e democracia. O objetivo principal é fortalecer a comunicação da agenda climática no Brasil através da produção de conteúdos informativos e criativos em formato audiovisual, sempre protagonizados por ativistas. 

plugins premium WordPress

Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.

Assine Nossa Newsletter

Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.

E mais: Vem de Zap! Recebe em primeira mão ferramentas, editais, notícias e materiais ativistas! 

assine nossa NEWSLETTER

Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.

Ir para o conteúdo