Seleção pública recebe currículos e cartas de apresentação até o dia 27 de julho. Veja os critérios para concorrer
A Escola de Ativismo busca uma pessoa que possa atuar em sistema ‘home office’, com disponibilidade para viagens, para realizar atividades de mobilização e educação ligadas a um programa educativo que terá como público-alvo comunicadores populares e como tema central a transição energética justa. A contratação compreende o período de 5 meses, de agosto de 2025 até dezembro de 2025, com inicio imediato em 04 de agosto de 2025.
1. A prestação de serviço prevê as seguintes atividades:
– Preparação, elaboração e realização de atividades, sejam reuniões, encontros, formações e oficinas em modo online ou presencial;
– Elaboração de metodologias ativas e dinâmicas de educação popular em justiça climática, sistematizando as mesmas;
– Trabalhar junto a equipe da Escola de Ativismo na articulação e desenvolvimento processos de aprendizagem junto com organizações, movimentos parceiros e participantes de um programa educativo;
– Participar de reuniões de alinhamento com equipe em modo online para articulação e execução das atividades, bem como apoiar na elaboração de relatórios de entregas;
– Produção de textos e/ou outras peças de comunicação com o objetivo de engajar os participantes do programa educativo;
2. Perfil profissional
Procuramos por pessoas com experiência de atuação em articulação, mobilização e aprendizagem junto a movimentos sociais, coletivos ou organizações que atuam em causas socioambientais, na pauta climática e na defesa dos Direitos Humanos. Vivências enraizadas nos territórios, raça, gênero e sexualidade também poderão ser usados como critérios de escolha.
É imprescindível estar alinhada/o com os valores e princípios da Escola de Ativismo. Devido às características do trabalho, o profissional deve ter discrição e habilidade de lidar com assuntos sensíveis e confidenciais, capacidade de trabalhar individualmente e também em grupo.
Habilidades desejadas para a vaga:
– Ser ativista ou possuir histórico de atuação junto a movimentos sociais e organizações socioambientais;
– Boa habilidade para articular diferentes frentes, mantendo diálogos e trabalhos com diversos atores;
– Organização, criatividade, dinamismo, iniciativa e comprometimento com prazos e entregas;
– Experiência em educação popular, com construção de roteiros e facilitação de atividades;
– Ter experiência na área e na temática de mudanças climáticas e justiça climática;
– Acesso pleno à internet, com hábito de trabalhar em sistema home office com equipes multidisciplinares, com agenda flexível;
– Ser um bom usuário da internet, especialmente no envio e gerenciamento de e-mails, reuniões/conferências online e mensageria (Signal/Whatsapp);
– É desejável, mas não obrigatório, que a pessoa tenha experiência na área de transição energética com temas como: Eletrificação, combustíveis fósseis, transportes.
– É desejável, mas não obrigatório, que a pessoa tenha experiência com processos educativos voltado pra comunicadores;
3. Processo seletivo
O processo seletivo será realizado em etapas, sendo (i) a primeira por pelo envio de currículo e carta de apresentação; (i) a segunda via entrevista; e (iii) por fim, a divulgação do resultado.
3.1 O currículo e a carta de apresentação devem ser enviados para ESTE FORMULÁRIO (CLIQUE NESTE LINK) até o dia 27/07/25 às 23h59 (horário de Brasília). A carta deve descrever a trajetória pessoal e profissional da pessoa candidata, assim como as razões pelas quais está interessada na vaga. Materiais multimídia (fotos, vídeos, links) que narrem sua trajetória serão aceitos e incentivados;
3.2 A etapa de seleção e entrevistas acontecerá em 28/07/25 a 31/07/25 . A EA entrará em contato com as pessoas selecionadas para o agendamento da entrevista. Cada entrevista contará com cerca de 40 minutos de duração e será realizada de modo online. O link será enviado pela EA no dia de seu agendamento. A Escola de Ativismo se reserva o direito de incluir outras fases de seleção, caso o nome da pessoa escolhida não seja definido somente por meio da entrevista.
4. Regime de contratação, valores e prazos
Regime de contratação de pessoa jurídica para atuar em média 30h/semanais, pelo período de 5 meses em sistema de home office, com disponibilidade para viagens, a ser pago via nota fiscal de serviços até o 5º dia útil subsequente ao mês em que prestou serviço. Será disponibilizado o valor de R$ 20.000 (vinte mil reais), pagos em cinco parcelas de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), pagos mensalmente. Sobre esse valor não incidirão férias ou outros abonos. Início em 04 de agosto de 2025. Finalização em 04 de janeiro de 2026.
5. Despesas adicionais
Todas as despesas com transporte, estadia e alimentação em atividades presenciais serão de responsabilidade da EA, mediante apresentação de notas fiscais e recibos, conforme disponibilidade de recursos.
Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.
Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.