Escola de Ativismo

Uma história com os de baixo: o público como multidão engajada

Este livro torna públicas pesquisas apresentadas na XI Semana de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, II Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de História da UFFS – Campus Erechim e I Congresso Internacional por uma História com os de baixo. A partir dessas investigações, nos desafiamos a pensar multidões engajadas em contar uma outra história: menos centrada na branquitude, no racismo, na colonialidade global. Uma história, portanto, que exercita a escuta dos saberes indígenas, negros e feministas. Que, além disso, procura combater práticas de conhecimento que reificam a misoginia, o machismo, a homofobia, a transfobia e o capacitismo. Com os de baixo, acreditamos ser possível iniciar um processo cuidadoso de reparação. Com eles também imaginamos que o futuro desesperançoso do planeta pode ter um destino diferente. Outros caminhos são abertos nos instantes em que nos dispomos a ouvir esses sons, esses gritos, esses clamores por tanto tempo silenciados, seja por projetos de poder autoritários, seja por uma escrita da história pouco sensível aos testemunhos desses sujeitos.

Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.

Assine Nossa Newsletter

Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.

E mais: Vem de Zap! Recebe em primeira mão ferramentas, editais, notícias e materiais ativistas! 

BIBLIOTECA

Informe o seu e-mail para receber o link de download

Acessar o conteúdo