O “Guia de Orientação sobre Alistamento Militar”, publicado pela ABGLT, explica de forma acessível como o alistamento se aplica a travestis, mulheres transexuais e homens trans após a retificação de nome e gênero no registro civil. Baseado em parecer oficial do Ministério da Defesa, o material detalha obrigações e direitos, orienta sobre procedimentos e reforça a importância de respeitar a identidade de gênero nas relações com o Estado. É uma ferramenta para garantir a cidadania plena e o respeito às pessoas trans no Brasil.
Menu
A Escola de Ativismo é um coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.
NEWSLETTER
Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.