Escola de Ativismo

Escravidão e resistência feminina: contribuições para o ensino de história através de documentos

O livro apresenta uma análise histórica da participação das mulheres negras escravizadas em formas de resistência ao sistema escravista no Brasil. O texto discute tanto estratégias cotidianas quanto ações mais abertas de enfrentamento, como fugas, abortos, envenenamentos, práticas religiosas e organização comunitária. A autora destaca a invisibilidade dessas resistências na historiografia tradicional e defende uma leitura interseccional que reconheça o protagonismo feminino na luta contra a opressão racial e de gênero no período escravocrata.

Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.

Assine Nossa Newsletter

Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.

E mais: Vem de Zap! Recebe em primeira mão ferramentas, editais, notícias e materiais ativistas! 

BIBLIOTECA

Informe o seu e-mail para receber o link de download

Acessar o conteúdo