

NÃO-VIOLÊNCIA

CAMPANHAS

COMUNICAÇÃO

MOBILIZAÇÃO

AÇÕES DIRETAS

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
As atividades pedagógicas de todos processos ofertados são trabalhadas tanto com os participantes como as pessoas integrantes da Escola de Ativismo e organizações parceiras. A metodologia de aprendizagem utilizada é baseada nos princípios da “Educação Popular” de Paulo Freire, enquanto uma aprendizagem colaborativa, onde todos aprendem com todos.
Um dos princípios desta metodologia é que a aprendizagem não se orienta pela modelação do comportamento e nem pela transmissão passiva de conteúdos, mas sim por um processo dialógico e participativo que busca promover a transformação e a autonomia dos sujeitos por um trabalho de mediação reflexiva das suas trajetórias de vida e de luta.
ATIVISMO CONTEMPORÂNEO
Trabalha o conteúdo básico sobre estratégias e técnicas de ativismo baseado em campanhas e é dedicado a ativistas já em atuação. Pode ter de um a dois meses de duração com atividades online e seis a oito dias de imersão.
PROCESSOS ESPECÍFICOS
Oficinas introdutórias sobre práticas específicas ou cursos avançados para aprofundar a aprendizagem sobre determinada estratégia ou técnica ativista.
LABORATÓRIO DE AÇÃO POLÍTICA E MOBILIZAÇÃO
Combina aprendizagem e assessoria para organizações de acordo com suas propostas de intervenção, oferecendo análises de cenário, estratégias e técnicas para aumentar sua incidência política e midiática.
ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO E DEBATE
Eventos de outra natureza – como palestras, oficinas, conferências ou ciclos de debates – para constituir espaços de articulação e difusão de ideias, envolver públicos maiores e chamar a atenção da opinião pública.
REDE DE MULTIPLICADORES
Articulação, apoio e incentivo, inclusive financeiro, para fortalecimento de uma rede ampla de ativistas. Compartilhamento dos métodos de aprendizagem e disseminação dos conhecimentos para que possam ser adaptados à realidade de cada grupo ativista.