Esta Investigação examina o papel dos designers ativistas na Cultura Visual. Além de investigar o seu possível impacto positivo e poder de influência através de um projeto de Design Ativista, a discussão reflete sobre o design de mercado capitalista e consumista versus um design ecologicamente consciente. Apesar de uma linha de design socialmente responsável existir desde 1985, a área específica do Design Ativista é muito recente. Por isso, com base numa Revisão de Literatura sobre Design Ativista, Sustentabilidade e Cultura Visual, não chegamos a um entendimento sobre a problemática identificada. Por isso, partimos para um Levantamento de Estudos de Casos, que identificou uma lacuna de projetos com impacto social, económico, político e/ou ambiental pelo viés da empatia. Com esta lacuna identificada, utilizamos dois métodos. A Análise Comparativa e a Análise de Conteúdo, utilizadas para analisar os Estudos de Casos e fundamentar o objeto final deste trabalho, “O Guia-Manifesto do Início da Sua Jornada Sustentável”. O Guia-Manifesto pretende gerar e causar mudanças de comportamento nas pessoas através de desafios práticos e palpáveis e nele contém uma série de doze cartazes e um texto que os acompanha. Através dos métodos utilizados, fundamentamos as bases conceptuais e formais para o projeto e a seguir, realizamos Provas de Conceito para validar o objeto final. Durante as Provas de Conceito e num momento de validação final, encontrámos resultados positivos para reforçar o papel de um designer ativista individual. Este projeto, além de desenvolver formas de medir e validar projetos ativistas criados por indivíduos desconhecidos, validou pela positiva a importância do designer ativista individual e deixa claro que todo pequeno contributo de Design Ativista é importante e têm seu papel na sociedade.