PRIMAVERAS

Diálogos sobre ativismo, democracia e sustentabilidade

Três encontros entre os dias 24 de outubro e 12 de dezembro de 2012, trouxeram para o debate temas atuais relacionados ao ativismo, democracia e sustentabilidade. Foram eventos livres e plurais que reuniram pensadores, ativistas e pessoas interessadas em debater, sem formalismo, temas cada vez mais indispensáveis. Os eventos aconteceram em São Paulo, mas foram transmitidos via internet.

Os diálogos foram organizados por cinco organizações que se dedicam há algum tempo aos temas em foco: o Instituto Democracia e Sustentabilidade; o espaço Matilha Cultural; as revistas Página 22 e Outras Palavras e a Escola de Ativismo. E tiveram  a cobertura online realizada pela Pós TV.

ENCONTROS
CRISE E OPORTUNIDADE: A DIMENSÃO POLÍTICA DAS CRISES CIVILIZATÓRIAS E AS SAÍDAS POSSÍVEIS

1º ENCONTRO – 24/10/12

Na quarta-feira, 24 de outubro de 2012, ocorreu o primeiro encontro Primaveras, na Matilha Cultural. Cerca de 80 pessoas se reuniram com os economistas Ladislau Dowbor (professor da PUC-SP) e Ricardo Abramovay (professor da USP-SP) para discutir a crise social, ambiental, cultural em que vivemos hoje e como agir nela.

TEXTOS RELACIONADOS:

Parcela crescente do setor produtivo vê falhas no atual modelo econômico, dizem especialistas.
Terra Magazine. 25/10/2012

A primeira de muitas primaveras.
Página22. 08/11/2012

ATIVISMO E POLÍTICA: DISTRAÍDOS VENCEREMOS?

2º ENCONTRO – 13/11/12

Existe amor em SP, churrascão da gente diferenciada: Protestos festivos são estratégicos ou pura distração? O segundo encontro Primaveras ocorreu no dia 11 de novembro e trouxe para o estimulante debate Pablo Ortellado (EACH-USP) e Pablo Capilé (Coletivo Fora do Eixo), com facilitação de Cássio Martinho, da Escola de Ativismo.

TEXTOS RELACIONADOS:

Ativismo e política: distraídos venceremos?
Página22. 14/11/2012.

O ativismo da nova geração é efetivo ou falta pragmatismo?
Terra Magazine. 15/11/2012.

Primaveras | Ativismo e Política: Distraídos Venceremos?
Pós-Tv / 13/11/2012

 

ALTERNATIVAS AO DIREITO AUTORAL. COMO RECONHECER O CONHECIMENTO LIVRE E AO MESMO TEMPO REMUNERAR O AUTOR?

3º ENCONTRO – 12/12

Esse foi o tema do terceiro Primaveras, dia 12 de dezembro de 2012. Os oxigenadores da conversa foram o grupo musical Coletivo Lavoura (Fora do Eixo) e Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas do Google Brasil, advogado e um dos principais colaboradores na discussão do Marco Civil da Internet. A mediação foi feita por Inês Castilho, jornalista e pesquisadora.

TEXTOS RELACIONADOS:

Conhecimento livre e novo direito autoral.
Outras Palavras. 12/12/2012.

Circulação da Cultura e direito autoral.
Página22. 10/01/2013.