Cruupyhre Akroá Gamella é fotógrafo do povo Akroá-Gamella, do Território Indígena Taquaritíua (MA). O artista também é membro do Conselho de Lideranças, onde constrói o processo de comunicação interna de seu povo. As fotos que compõem este ensaio são um compilado de momentos que fortalecem a espiritualidade de Cruupyhre e partem da convicção de que nossos pés demarcam nosso território. O fotógrafo conta que, a partir do seu olhar para dentro, registra e demarca o espaço e as telas. “Tento demonstrar por meio dos meus registros essas caminhadas, andanças, realidades e vivências do meu território, bem como, retrato esses tecimentos e resistências em defesa de nossa terra Indígena.”
Indigenas Akroá-Gamella l Foto: Cruupyhre
Máscara l Foto: Cruupyhre
Bebê Indígena l Foto: Cruupyhre
Farinha l Foto: Cruupyhre
Na mira l Foto: Cruupyhre
Senhora l Foto: Cruupyhre
Pai e filho l Foto: Cruupyhre
Senhora Sentada l Foto: Cruupyhre
Menino Indígena l Foto: Cruupyhre
Menina Indígena l Foto: Cruupyhre
Vermelho l Foto: Cruupyhre
Senhor Fumando l Foto: Cruupyhre
Homens l Foto: Cruupyhre
Abraço l Foto: Cruupyhre
Coletivo independente constituído em 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança e proteção integral, voltadas para a defesa da democracia e dos direitos humanos.
Material de aprendizagem, reflexões, iniciativas, resistências. Um conteúdo exclusivo e analítico sobre o cenário, os desafios e as ferramentas para seguir na luta.