Em 2022, tínhamos mais uma vez o risco de ver Jair Bolsonaro vencer as eleições presidenciais. Com o discurso de ódio cada vez mais consolidado como política institucional do governo federal, era preciso fazer alguma coisa. E a juventude pode(ria) ajudar a mudar o cenário.

Jovens podem votar, caso queiram, quando tiverem 16 anos de idade. E as pesquisas mostravam que pouca gente tirava o título opcionalmente. Então como fazer essa galera participar da votação? A sociedade civil tem muito a ensinar sobre a mobilização desenvolvida em 2022.

Pra fazer com que a juventude percebesse que votar faz toda a diferença, era preciso estar no dia a dia das pessoas.   A campanha Olha O Barulhinho é um baita exemplo de um bom trabalho de mobilização.

Pra fazer com que a juventude percebesse que votar faz toda a diferença em tudo, era preciso estar no dia a dia das pessoas. A campanha em rede Olha O Barulhinho fez um excelente trabalho com memes, lambes, distribuição de cordinhas para copos, adesivos irados...

É interessante ver a articulação em rede das campanhas. A Cada Voto Conta, por exemplo, mobilizou jovens a tirarem títulos em escolas e ONGs, por exemplo. A campanha ainda promoveu um processo de gamificação: quem tirasse mais título ganhava mimos super xóvens.

A rede também se estendeu a artistas: a classe artística também gravou vídeos e falaram em apresentações sobre a importância do voto. A cobertura da imprensa tradicional também ajudou: abaixo, adolescentes ativistas posam com a urna para a Folha de São Paulo.

E se a gente quer o voto jovem, onde o jovem está? Claro que em massa nas redes sociais! Uma das coisas que ajuda a explicar o sucesso dessa mobilização é a articulação, que foi tanta que chegou até mesmo aos fã-clubes de artistas que uma galera curte pra caramba – as ARMYs, fãs do BTS, ajudaram demais!

Pra tudo ser planejado, foi preciso olhar para os dados de uso de cada rede social e entender como usá-las. Por exemplo: produzir vídeos foi um caminho importante, e não apenas no TikTok: o YouTube ainda é o mais usado para tal. O bom do vídeo é que muitas vezes não se precisa de tanto para produzi-lo.

E foi com muita união, estudo e articulação que em 2022 mais de dois milhões de jovens se registraram voluntariamente para votar pela primeira vez, o que mostrou um crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado. Incrível, não é?

A tática é fundamental pra nossa estratégia acontecer na materialidade!

Este material foi desenvolvido a partir de análise ‘Nasceu um novo jeito de fazer campanha’, de Gabi Juns da Lamparina, organização focada em narrativas que aumentam a adesão a valores democráticos, com justiça de gênero, de raça e climática.