QUANDO FÃS CLUBES FIZERAM ATIVISMO COMO NINGUÉM

Que os fã-clubes de artistas musicais mobilizam milhares e talvez até milhões de pessoas, a gente já sabe. Escutam canções incontáveis vezes, comparecem aos shows, colam pôsteres em suas paredes e muito mais: é uma demonstração de amor plural. Mas e se a gente for analisar a organização desses grupos de fãs?

E quando falamos de organização, para além da já conhecida em prol do reconhecimento e de divulgação do artista que amam, há fãs engajados pela justiça social. Um excelente exemplo disso são as Armys, como é chamado o fã-clube do grupo de popsul-coreano BTS - os quais são embaixadores do UNICEF.

E o primeiro movimento social fundado pela união de fãs chama-se Army Help the Planet. Desde 2019, a ONG conta com voluntárias em todo o Brasil e se dedica ao ao desenvolvimento de ações e projetos de cunho social e ambiental. Além de doações para instituições beneficentes, há também um trabalho conscientização sobre diversos temas.

A organização fez campanhas de arrecadação de fundos para financiar itens de higiene pessoal para idosos em um abrigo, pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, plantio de árvores na Amazônia, suprimentos para hospitais durante a crise do oxigênio em Manaus, projetos de mobilização na defesa dos povos indígenas e muito mais... lista enorme!

Em 2020, as fã-bases do grupo MAMAMOO  também se uniram para ajudar o Instituto Arara Azul durante as intensas queimadas no Pantanal brasileiro. O Portal Mamamoo Brasil também fez um importante trabalho de conscientização sobre os impactos do agronegócio no bioma e contra o negacionismo da extrema-direita.

Em novembro de 2023, a turnê da cantora pop estadunidense Taylor Swift passou pelo Brasil, e fãs tiveram que se mobilizar a favor do mínimo: água dentro do estádio Milton Santos, no Rio de Janeiro. Nos primeiros dias de show, a empresa organizadora Tickets4Fun não autorizou a entrada de água no local do show e cobrava valores exorbitantes por este direito humano.

Por isso, o portal de informações sobre a cantora Update Taylor Swift Brasil conseguiu que uma empresa distribuísse água gratuitamente do lado de fora do estádio. É importante lembrar que o fim de semana dos shows de Taylor foi marcado por uma forte onda de calor, onde a sensação térmica no Rio chegou a quase 50ºC. Mas o fã-clube teve que fazer mais.

No dia 18 de novembro, a fã Ana Benevides desmaiou e morreu no início do show. Sem qualquer manifestação pública nos shows sobre a morte da estudante de Taylor e nenhum pronunciamento da produtora T4F sobre ajuda aos familiares, novamente fãs realizaram uma vaquinha para realizar o translado do corpo de Ana do Rio até o Mato Grosso do Sul.

Fã-clubes como esses e outros fazem o que os verdadeiros responsáveis por problemáticas não estão fazendo. Através da mobilização pelo artista musical que amam, exemplos como os que vimos nesta publicação nos dão mais esperança para viver neste mundo. Bonito ver a união do gosto pela música pela transformação, né?