Essa é a pergunta de milhões que a bióloga, pesquisadora e ativista Ayana Elizabeth Johnson se deparou e criou um caminho para encontrar respostas.

E sim, respostas no plural, porque (spoiler) não existe um caminho ou jeito único para se fazer, ser ou se tornar ativista.

Ayana propõe um exercício de autoconhecimento baseado em perguntas que juntas compõem o diagrama da ação climática. Nesse método você precisa saber com detalhes 3 coisas sobre você. Ela sugere você se perguntar:

O que te traz alegria? O que precisa ser feito? No que você é bom?

Este é o

por Ayana Elizabeth Johnson

Diagrama da Ação Climática

A resposta dessas três perguntas pode direcionar você a agir de forma realista, prática e justa com você e sua realidade.

Depois de responder essas perguntas, você deve buscar entender o que há de comum entre as suas respostas. Assim, você pode achar o caminho pra começar a agir pelo clima. Você pode começar em qualquer lugar e de qualquer forma. Faça as pazes com seus medos e lute pelo clima com o que você tem!

Lembre que a ação climática é sobre por coisas na prática.

Se você quer saber mais sobre essa metodologia, assista ao TEDx assim, a própria Ayana te explica detalhe por detalhe do diagrama.

Como combater as mudanças climáticas